O CONTRA-ARQUIVO NA ARTE: O PODER XAMÂNICO DE UMA ANTROPOLOGIA REVERSA
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234609182017006Palavras-chave:
arte política, arquivo, memória e violênciaResumo
Um presente ornado por traços surrealistas nos aproximam paulatinamente de uma realidade aparentemente distante, descrita nas profecias apocalípticas de crenças diversas. A superação da barbárie constitui-se na borda de um trajeto inalcançável. A retomada do terror se dá pelo estado de crise - geralmente simulado - na convocação de uma mudança radical por atores variados, não raramente invocando ações de violência sem precedentes contra um pensamento divergente, lavrando um terreno onde uma amnésia sobre as características de barbárie, convenientemente cultivada, floresce. A queda do céu, anunciada pela mitologia Yanomami, seria o cume desta jornada destinada ao declínio múltiplo dos sustentáculos civilizatórios, com seus vícios de origem que os fadam ao fracasso e que provocam, consequentemente, a derrocada indiscriminada aos coniventes e divergentes ao processo. O texto se propõe a apresentar os trabalhos de artistas que se alinham com a discordância, produzindo obras, manifestos e denúncias dos abusos contidos no exercício do poder, seja na democracia ou no estado de exceção.
Downloads
Referências
ALBERT, B., MILLIKEN, W. Urihi A: A Terra-Floresta Yanomami. Instituto Socioam-biental, São Paulo: 2009.
ANDUJAR, Cláudia. Marcados: Cláudia Andujar. São Paulo: Cosac&Naify, 2009.
ARANTES, Paulo. Democracia de baixa intensidade militariza a gestão social Dis-ponível em: http://www.boitempoeditorial.com.br/v3/news/view/3549 Acesso em: 08 Jun 2016. Entrevista.
BIRMAN, Joel. Arquivo e Mal arquivo: Uma leitura de Derrida de Freud. In Natureza Humana 10(1): 105-128, jan-jun. 2008.
CHIARELLI, Tadeu. Anna Bella geiger: outras anotações para o mapeamento da obra in ARS (São Paulo) vol.5 no.10 São Paulo, 2007.
CIIIP (Centro Internacional de Investigação e Informação para a Paz). O estado da paz e a evolução da violência: a situação da América Latina. Campinas: UNICAMP, 2002.
CASTRO, Eduardo Viveiros de. O recado da mata. In A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Cia das Letras, 2015.
DERRIDA, Jacques. Mal de Arquivo, uma Impressão Freudiana. Rio de Janeiro: Re-lume Dumará, 2001.
ELTIT, Diamela. La máquina Pinochet In Signos Vitales. Escritos sobre literatura, arte y política. Santiago: Ediciones Universidad Diego Portales, 2008. Pgs, 139-140.
KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu. Palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Cia das Letras, 2015.
MEIRELES, CIldo. Cildo Meireles. São Paulo: Cosac Naify, 2000PIOVESAN, Flávia. Direito Internacional dos direitos humanos e lei de anistia. In O que resta da ditadura: a exceção brasileira. São Paulo: Boitempo, 2010.
_________________. Desarquivando o Brasil. Disponível em: http://www.desapa-recidospoliticos.org.br/pagina.php?id=102&m=5 Acesso em: 01 jun. 2016.
ROUILLÉ, André. A fotografia: entre o documento e a arte contemporânea. São Paulo: Ed. SENAC, 2009.
SAFATLE, Wladimir, TELES, Edson (org.). O que resta da ditadura: a exceção brasilei-ra. São Paulo: Boitempo, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Palíndromo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade