O conceito de ethos na música da Antiguidade Clássica grega

Autores

  • Tales Pimentel Portugal Universidade de Brasília
  • Antenor Ferreira Correa Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530402012017203

Palavras-chave:

ethos, modos gregos, música na Grécia antiga, modos eclesiásticos

Resumo

No presente texto, apresentamos considerações sobre o conceito de ethos no ideário da Antiguidade Clássica. Duas obras foram tomadas como ponto de partida para essas considerações: A república de Platão e A política de Aristóteles. A partir do confronto entre esses dois filósofos foi possível discorrer sobre a maneira como concebiam a transmissão de emoções e o impacto no caráter dos cidadãos causado pela música, bem como a transformação do posicionamento de ambos em relação à função da música na sociedade. No âmbito dessa argumentação, concluímos que a compreensão mais ampla do conceito de ethos é primordial para o entendimento do pensamento musical dos autores e compositores desde a Antiguidade Clássica até, no mínimo, a Renascença.

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Biografia do Autor

Tales Pimentel Portugal, Universidade de Brasília

Estudante do progama de pos-graduaçao em música da Universidade de Brasília

Antenor Ferreira Correa, Universidade de Brasília

Professor adjunto do departamento de música da Universidade de Brasília

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Publicado

2017-12-19

Como Citar

PORTUGAL, Tales Pimentel; CORREA, Antenor Ferreira. O conceito de ethos na música da Antiguidade Clássica grega. Orfeu, Florianópolis, v. 2, n. 1, p. 203–225, 2017. DOI: 10.5965/2525530402012017203. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/1059652525530402012017203. Acesso em: 21 nov. 2024.