A performance de harmonias no piano ao alcance das crianças
habilidades técnico-pianísticas e práticas pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530410012025e0210Palavras-chave:
ensino de harmonia para crianças, pedagogia do piano e infância, desenvolvimento motor, piano em grupoResumo
A performance de harmonias pode ser concretizada desde a iniciação de crianças ao piano, por meio de atividades experimentais e de imitação (COSTA-GIOMI, 2003; 1994), que estejam alinhadas ao desenvolvimento motor do aluno. A partir de uma pesquisa de doutorado em andamento, identificamos, durante um projeto piloto realizado durante a pesquisa, habilidades técnico-pianísticas básicas para que a performance de harmonias seja acessível às crianças desde sua iniciação no instrumento. Nesse sentido, os objetivos desse artigo são: (1) analisar como essas habilidades técnico-pianísticas viabilizaram execuções harmônicas básicas no piano pelas crianças; e (2) apontar possibilidades pedagógico-metodológicas para a introdução de práticas de harmonia acessíveis, lúdicas e motivadoras desde as fases iniciais de aprendizado do instrumento. Esperamos contribuir com a Pedagogia do Piano, diminuindo a lacuna existente no âmbito do ensino da harmonia nesse contexto.
Downloads
Referências
BARROS, Matheus H. F; PENNA, Maura (orgs.) Pesquisa-ação e Educação Musical: desenvolvendo possibilidades. Petrolina: IFSERTAOPE, 2022. 145p.
CAMPOS, Moema C. A educação musical e o novo paradigma. Rio de Janeiro: Entrelivros, 2000.
CARNEIRO, Luciano; PARIZZI, Betânia. O desenvolvimento de habilidades harmônicas em aulas de piano para crianças de 7 e 8 anos: resultados de um projeto piloto. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA – ANPPOM, 34., 2024, Salvador. Anais [...]. Salvador: ANPPOM, 2024.
CORRIGALL, Kathleen A.; TRAINOR, Laurel J. Effects of musical training on key and harmony perception. Annals of the New York Academy of Sciences, New York, v. 1169, n. 1, p. 164–168, 2009. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1749-6632.2009.04769.x.
COSTA-GIOMI, Eugenia. Young children’s harmonic perception. Annals of the New York Academy of Sciences, New York, v. 999, n. 1, p. 477–484, 2003. DOI: https://doi.org/10.1196/annals.1284.058.
COSTA-GIOMI, Eugenia. El desarrollo de la percepción armónica durante la infancia. Cuadernos Interamericanos de Investigación en Educación Musical, México, v. 1, n. 002, 2001. Disponível em: https://www.revistas.unam.mx/index.php/cem/article/view/7311. Acesso em: 25 maio 2025.
COSTA-GIOMI, Eugenia. Recognition of chord changes by 4- and 5-year-old American and argentine children. Journal of Research in Music Education, Reston, v. 42, n. 1, p. 68–85, 1994. DOI: https://doi.org/10.2307/3345338.
DELALANDE, François. A música é um jogo de criança. São Paulo: Peirópolis, 2019.
FINK, Seymour. Mastering piano technique: a guide for students and performers. Portland: Amadeus Press, 1992.
FONSECA, João Gabriel Marques. Frequência dos problemas neuromusculares ocupacionais de pianistas e sua relação com a técnica pianística: uma leitura transdisciplinar da medicina do músico. 2007. Tese (Doutorado em Clínica Médica) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/ECJS-757PEG. Acesso em: 25 maio 2025.
FONSECA, Marcelo Parizzi Marques; FONSECA, João Gabriel Marques. A complexa afinação dos corpos musicais. In: PARIZZI, B. et al. (org.). Música... cérebro, educação, saúde. São Paulo: Instituto Langage, 2024. p. 151–165.
FONSECA, Marcelo Parizzi Marques; CARDOSO, Francisco; GUIMARÃES, Antônio. Fundamentos biomecânicos da postura e suas implicações na performance da flauta. Per Musi, Belo Horizonte, n. 31, p. 86–107, jun. 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/permusi2015a3105.
FONTAINHA, G. H. O ensino do piano: seus problemas técnicos e estéticos. 2. ed. São Paulo: Carlos Wehrs & Cia. Ltda., 1956.
GAINZA, Violeta H. de. A jugar y cantar con el piano: iniciación a la enseñanza instrumental. Buenos Aires: Editorial Guadalupe, s.d.
GALLAHUE, David L.; OZMUN, John C.; GOODWAY, Jacqueline D. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. Porto Alegre: AMGH, 2013.
GONÇALVES, Maria Lúcia J. Educação musical através do teclado: manual do professor. v. 1, 3. ed. digital, modernizada e revisada por T. Batistone & I. Barancoski. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2019.
GUEST, Ian. Harmonia: método prático. v. 1. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 2006.
ILARI, Beatriz. Bebês também entendem de música: a percepção e a cognição musical no primeiro ano de vida. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 10, n. 7, 2002. Disponível em: https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/435. Acesso em: 25 maio 2025.
KRUMHANSL, Carol L. Ritmo e altura na cognição musical. In: ILARI, B. S. (org.). Em busca da mente musical: ensaios sobre os processos cognitivos em música – da percepção à produção. Curitiba: Editora da UFPR, 2006. p. 45–109.
LACERDA, Humberto G. M. O piano: de um professor para um aluno. 2. ed. São Paulo: Irmãos Vitale, 1973.
LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Tradução: Heloísa Monteiro e Francisco Settineri. Porto Alegre; Artmed; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999. 340p.
LEÃO, José Daniel Espírito Santo Pestana. Técnicas de recuperação para alunos de violino. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade de Aveiro, Lisboa, 2011. Disponível em: https://ria.ua.pt/handle/10773/7885. Acesso em: 25 maio 2025.
LONGO, Laura. Divertimentos para piano. 2. ed. São Paulo: Ed. do Autor, 2017.
MANDANICI, Marcella; BARATÈ, Adriano; LUDOVICO, Luca A.; AVANZINI, Frederico. A computer-based approach to teach tonal harmony to young students. In: Proceedings of the 11th International Conference on Computer Supported Education, 2019. Disponível em: https://www.academia.edu/64210972. Acesso em: 25 maio 2025.
PARIZZI, Betânia; BROOCK, Angelita. Sobre repertórios musicais para a primeira infância e suas funções. In: PARIZZI, B.; SANTIAGO, D. (org.). Música e desenvolvimento humano: práticas pedagógicas e terapêuticas. São Paulo: Instituto Langage, 2022. p. 19–53.
PARIZZI, Betânia. O piano ao alcance da primeira infância. In: PARIZZI, B.; SANTIAGO, D. (org.). Música e desenvolvimento humano: práticas pedagógicas e terapêuticas. São Paulo: Instituto Langage, 2022. p. 92–117.
PARIZZI, Betânia; SANTIAGO, Patrícia Furst. Piano brincando. 2. ed. rev. e ampl. Belo Horizonte: Fino Traço: Editora UFMG, 2020.
PENA, Maura. Música(s) e seu ensino. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.
PÓVOAS, Maria Bernardete Castelan; TABACOW, Mariana Costa Chamas. Preservação da saúde infantil no ensino do piano. DAPesquisa, Florianópolis, v. 7, n. 9, p. 308–322, 2012. DOI: https://doi.org/10.5965/1808312907092012308.
REIS, Carla; BOTELHO, Liliana. Piano Pérolas 2: bichos da terra, da água e do ar. Belo Horizonte: Escola de Música da UFMG, 2023.
REIS, Carla; BOTELHO, Liliana. Piano Pérolas: quem brinca já chegou. Belo Horizonte: Escola de Música da UFMG, 2019.
ROCHA, Junia Canton. As Kinderszenen de Almeida Prado: uma contribuição transdisciplinar à pedagogia pianística. Tese (Doutorado em Música). Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal de Minas Gerais, 2024.
SANTIAGO, Patrícia Furst. Formação do professor de piano: ensino de piano em grupo para iniciantes. Curitiba: Appris, 2021.
SCHAFER, R. Murray. O ouvido pensante. 2. ed. Tradução de Magda R. Gomes da Silva e Maria Lúcia Pascoal. São Paulo: Editora UNESP, 2011.
SCHELLENBERG, E. Gleen; BIGAND, Emmanuel; POULIN-CHARRONNAT, Benedicte; GARNIER, Cècilia; STEVENS, Catherine. Children’s implicit knowledge of harmony in Western music. Developmental Science, Oxford, v. 8, n. 6, p. 551–566, 2005. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1467-7687.2005.00447.x.
SOARES, Natália F.; SARMENTO, Manoel J.; TOMÁS, Catarina. Investigação da infância e crianças como investigadoras: metodologias participativas dos mundos sociais das crianças. Nuances: Estudos sobre Educação, [s. l.], v. 12, n. 13, jan./dez. 2005.
SWANWICK, Keith. A basis for music education. London: Routledge, 1979.
TRAINOR, Laurel; HEINMILLER, Becky. Infants prefer to listen to consonance over dissonance. Infant Behavior and Development, v. 21, p. 77–88, dez. 1998. DOI: https://doi.org/10.1016/S0163-6383(98)90055-8.
TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, v. 31, p. 443–466, dez. 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000300009
TUBIANA, Raoul; THOMINE, Jean-Marie; MACKIN, Edward. Diagnóstico clínico da mão e do punho. 2. ed. Rio de Janeiro: Interlivros Edições Ltda., 1996.
VERHAALEN, Marion. Explorando música através do teclado. Tradução e adaptação de D. Frederico. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Luciano Barros Carneiro, Betânia Parizzi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.




