A performance de harmonias no piano ao alcance das crianças

habilidades técnico-pianísticas e práticas pedagógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530410012025e0210

Palavras-chave:

ensino de harmonia para crianças, pedagogia do piano e infância, desenvolvimento motor, piano em grupo

Resumo

A performance de harmonias pode ser concretizada desde a iniciação de crianças ao piano, por meio de atividades experimentais e de imitação (COSTA-GIOMI, 2003; 1994), que estejam alinhadas ao desenvolvimento motor do aluno.  A partir de uma pesquisa de doutorado em andamento, identificamos, durante um projeto piloto realizado durante a pesquisa, habilidades técnico-pianísticas básicas para que a performance de harmonias seja acessível às crianças desde sua iniciação no instrumento. Nesse sentido, os objetivos desse artigo são: (1) analisar como essas habilidades técnico-pianísticas viabilizaram execuções harmônicas básicas no piano pelas crianças; e (2) apontar possibilidades pedagógico-metodológicas para a introdução de práticas de harmonia acessíveis, lúdicas e motivadoras desde as fases iniciais de aprendizado do instrumento. Esperamos contribuir com a Pedagogia do Piano, diminuindo a lacuna existente no âmbito do ensino da harmonia nesse contexto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Barros Carneiro, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Educação Musical pela UFMG, mestre em Educação pela UFSJ, Licenciado em música - piano - UFSJ, bacharel em música - canto - UNIS. Desenvolve pesquisa na área da Educação Musical em geral e sobre Pedagogia do Piano/piano popular. É professor de piano e canto no ensino básico (conservatório de música) e superior (centro universitário). 

Betânia Parizzi, Universidade Federal de Minas Gerais

Betânia Parizzi, Universidade Federal de Minas Gerais

Betânia Parizzi é educadora musical e pianista. Doutora pela Universidade Federal. de Minas Gerais (UFMG) e fez Pós-doutorado pela Université Paris-Diderot. É Professora Associada da Escola de Música da UFMG, onde atua na Graduação e na Pós-Graduação. Desenvolve pesquisas sobre música e cognição, música e autismo, pedagogia do piano e formação do professor de música. Líder do Grupo de Pesquisa MUSICOG (CNPq).

http://lattes.cnpq.br/7576459260804816

Referências

BARROS, Matheus H. F; PENNA, Maura (orgs.) Pesquisa-ação e Educação Musical: desenvolvendo possibilidades. Petrolina: IFSERTAOPE, 2022. 145p.

CAMPOS, Moema C. A educação musical e o novo paradigma. Rio de Janeiro: Entrelivros, 2000.

CARNEIRO, Luciano; PARIZZI, Betânia. O desenvolvimento de habilidades harmônicas em aulas de piano para crianças de 7 e 8 anos: resultados de um projeto piloto. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA – ANPPOM, 34., 2024, Salvador. Anais [...]. Salvador: ANPPOM, 2024.

CORRIGALL, Kathleen A.; TRAINOR, Laurel J. Effects of musical training on key and harmony perception. Annals of the New York Academy of Sciences, New York, v. 1169, n. 1, p. 164–168, 2009. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1749-6632.2009.04769.x.

COSTA-GIOMI, Eugenia. Young children’s harmonic perception. Annals of the New York Academy of Sciences, New York, v. 999, n. 1, p. 477–484, 2003. DOI: https://doi.org/10.1196/annals.1284.058.

COSTA-GIOMI, Eugenia. El desarrollo de la percepción armónica durante la infancia. Cuadernos Interamericanos de Investigación en Educación Musical, México, v. 1, n. 002, 2001. Disponível em: https://www.revistas.unam.mx/index.php/cem/article/view/7311. Acesso em: 25 maio 2025.

COSTA-GIOMI, Eugenia. Recognition of chord changes by 4- and 5-year-old American and argentine children. Journal of Research in Music Education, Reston, v. 42, n. 1, p. 68–85, 1994. DOI: https://doi.org/10.2307/3345338.

DELALANDE, François. A música é um jogo de criança. São Paulo: Peirópolis, 2019.

FINK, Seymour. Mastering piano technique: a guide for students and performers. Portland: Amadeus Press, 1992.

FONSECA, João Gabriel Marques. Frequência dos problemas neuromusculares ocupacionais de pianistas e sua relação com a técnica pianística: uma leitura transdisciplinar da medicina do músico. 2007. Tese (Doutorado em Clínica Médica) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/ECJS-757PEG. Acesso em: 25 maio 2025.

FONSECA, Marcelo Parizzi Marques; FONSECA, João Gabriel Marques. A complexa afinação dos corpos musicais. In: PARIZZI, B. et al. (org.). Música... cérebro, educação, saúde. São Paulo: Instituto Langage, 2024. p. 151–165.

FONSECA, Marcelo Parizzi Marques; CARDOSO, Francisco; GUIMARÃES, Antônio. Fundamentos biomecânicos da postura e suas implicações na performance da flauta. Per Musi, Belo Horizonte, n. 31, p. 86–107, jun. 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/permusi2015a3105.

FONTAINHA, G. H. O ensino do piano: seus problemas técnicos e estéticos. 2. ed. São Paulo: Carlos Wehrs & Cia. Ltda., 1956.

GAINZA, Violeta H. de. A jugar y cantar con el piano: iniciación a la enseñanza instrumental. Buenos Aires: Editorial Guadalupe, s.d.

GALLAHUE, David L.; OZMUN, John C.; GOODWAY, Jacqueline D. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. Porto Alegre: AMGH, 2013.

GONÇALVES, Maria Lúcia J. Educação musical através do teclado: manual do professor. v. 1, 3. ed. digital, modernizada e revisada por T. Batistone & I. Barancoski. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2019.

GUEST, Ian. Harmonia: método prático. v. 1. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 2006.

ILARI, Beatriz. Bebês também entendem de música: a percepção e a cognição musical no primeiro ano de vida. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 10, n. 7, 2002. Disponível em: https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/435. Acesso em: 25 maio 2025.

KRUMHANSL, Carol L. Ritmo e altura na cognição musical. In: ILARI, B. S. (org.). Em busca da mente musical: ensaios sobre os processos cognitivos em música – da percepção à produção. Curitiba: Editora da UFPR, 2006. p. 45–109.

LACERDA, Humberto G. M. O piano: de um professor para um aluno. 2. ed. São Paulo: Irmãos Vitale, 1973.

LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Tradução: Heloísa Monteiro e Francisco Settineri. Porto Alegre; Artmed; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999. 340p.

LEÃO, José Daniel Espírito Santo Pestana. Técnicas de recuperação para alunos de violino. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade de Aveiro, Lisboa, 2011. Disponível em: https://ria.ua.pt/handle/10773/7885. Acesso em: 25 maio 2025.

LONGO, Laura. Divertimentos para piano. 2. ed. São Paulo: Ed. do Autor, 2017.

MANDANICI, Marcella; BARATÈ, Adriano; LUDOVICO, Luca A.; AVANZINI, Frederico. A computer-based approach to teach tonal harmony to young students. In: Proceedings of the 11th International Conference on Computer Supported Education, 2019. Disponível em: https://www.academia.edu/64210972. Acesso em: 25 maio 2025.

PARIZZI, Betânia; BROOCK, Angelita. Sobre repertórios musicais para a primeira infância e suas funções. In: PARIZZI, B.; SANTIAGO, D. (org.). Música e desenvolvimento humano: práticas pedagógicas e terapêuticas. São Paulo: Instituto Langage, 2022. p. 19–53.

PARIZZI, Betânia. O piano ao alcance da primeira infância. In: PARIZZI, B.; SANTIAGO, D. (org.). Música e desenvolvimento humano: práticas pedagógicas e terapêuticas. São Paulo: Instituto Langage, 2022. p. 92–117.

PARIZZI, Betânia; SANTIAGO, Patrícia Furst. Piano brincando. 2. ed. rev. e ampl. Belo Horizonte: Fino Traço: Editora UFMG, 2020.

PENA, Maura. Música(s) e seu ensino. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.

PÓVOAS, Maria Bernardete Castelan; TABACOW, Mariana Costa Chamas. Preservação da saúde infantil no ensino do piano. DAPesquisa, Florianópolis, v. 7, n. 9, p. 308–322, 2012. DOI: https://doi.org/10.5965/1808312907092012308.

REIS, Carla; BOTELHO, Liliana. Piano Pérolas 2: bichos da terra, da água e do ar. Belo Horizonte: Escola de Música da UFMG, 2023.

REIS, Carla; BOTELHO, Liliana. Piano Pérolas: quem brinca já chegou. Belo Horizonte: Escola de Música da UFMG, 2019.

ROCHA, Junia Canton. As Kinderszenen de Almeida Prado: uma contribuição transdisciplinar à pedagogia pianística. Tese (Doutorado em Música). Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal de Minas Gerais, 2024.

SANTIAGO, Patrícia Furst. Formação do professor de piano: ensino de piano em grupo para iniciantes. Curitiba: Appris, 2021.

SCHAFER, R. Murray. O ouvido pensante. 2. ed. Tradução de Magda R. Gomes da Silva e Maria Lúcia Pascoal. São Paulo: Editora UNESP, 2011.

SCHELLENBERG, E. Gleen; BIGAND, Emmanuel; POULIN-CHARRONNAT, Benedicte; GARNIER, Cècilia; STEVENS, Catherine. Children’s implicit knowledge of harmony in Western music. Developmental Science, Oxford, v. 8, n. 6, p. 551–566, 2005. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1467-7687.2005.00447.x.

SOARES, Natália F.; SARMENTO, Manoel J.; TOMÁS, Catarina. Investigação da infância e crianças como investigadoras: metodologias participativas dos mundos sociais das crianças. Nuances: Estudos sobre Educação, [s. l.], v. 12, n. 13, jan./dez. 2005.

SWANWICK, Keith. A basis for music education. London: Routledge, 1979.

TRAINOR, Laurel; HEINMILLER, Becky. Infants prefer to listen to consonance over dissonance. Infant Behavior and Development, v. 21, p. 77–88, dez. 1998. DOI: https://doi.org/10.1016/S0163-6383(98)90055-8.

TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, v. 31, p. 443–466, dez. 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000300009

TUBIANA, Raoul; THOMINE, Jean-Marie; MACKIN, Edward. Diagnóstico clínico da mão e do punho. 2. ed. Rio de Janeiro: Interlivros Edições Ltda., 1996.

VERHAALEN, Marion. Explorando música através do teclado. Tradução e adaptação de D. Frederico. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 1989.

Downloads

Publicado

16-12-2025

Como Citar

CARNEIRO, Luciano Barros; PARIZZI, Betânia. A performance de harmonias no piano ao alcance das crianças: habilidades técnico-pianísticas e práticas pedagógicas. Orfeu, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. e0210, 2025. DOI: 10.5965/2525530410012025e0210. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/27875. Acesso em: 17 dez. 2025.