Walking – um recurso técnico-estratégico

proposições para o planejamento da ação de mão esquerda ao violão

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DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530410012025e0102

Resumo

Neste artigo é abordada uma das etapas de aplicação de um recurso técnico-estratégico em formulação, o walking. O walking é um comportamento de mão esquerda ao violão, o qual pode ser definido como a sucessão de movimentos que possibilita a sustentação do som entre as notas, uma sucessão de intenções. As etapas previstas para a aplicação do recurso são: planejamento ou organização da prática, treinamento e avaliação, sendo a primeira delas objeto deste artigo. Compreende-se o planejamento de uma execução instrumental como a sistematização da prática, contexto no qual a decodificação do texto musical possibilita a sua segmentação em partes que podem ser praticadas por meio de sistemas e/ou métodos de partes progressivas. Ao realizar-se a segmentação, é indicado considerar quais componentes (movimentos) da ação de mão esquerda ao violão são independentes e quais são interdependentes, evitando-se a prática isolada de movimentos que seriam melhor executados se praticados em conjunto. Para ilustrar a aplicação dessas proposições, é descrito o planejamento da ação de mão esquerda em um excerto da peça Pavana II (1536) de Luis Milán. Resultados preliminares apontam para a possível aplicação dos direcionamentos aqui expostos, assim como para o aprofundamento da pesquisa.

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Biografia do Autor

Raquel Turra Loner, Universidade do Estado de Santa Catarina

Raquel Turra Loner é graduada em Cinema e Vídeo pela Faculdade de Artes do Paraná (Universidade Estadual do Paraná – Campus de Curitiba II) e Bacharel e Mestre em Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Universidade Estadual do paraná – Campus de Curitiba I). Sua pesquisa aborda a técnica violonística, especificamente o planejamento da ação de mão esquerda ao violão como fator determinante na fluência mecânica e sonora em uma execução musical. Atualmente, cursa o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade do Estado de Santa Catarina, onde investiga processos colaborativos interartísticos e suas possíveis contribuições para a construção interpretativa ao violão.

Maria Bernardete Catelan Póvoas, Universidade do Estado de Santa Catarina

Maria Bernardete Castelan Póvoas é professora titular na UDESC e atua no programa de Pós-Graduação em Música. É doutora, mestre e bacharel pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com estágio na Iowa University e pós-doutorado na Universidade de Aveiro, INET-md, Portugal. Desenvolve atividades de ensino e pesquisa interdisciplinar sobre prática instrumental, realização de repertório solo e de câmara, e estratégias técnico-funcionais relacionadas a áreas que tratam do movimento humano, com foco no desempenho e resultado sonoro. Participa de apresentações em eventos e publicações nacionais e internacionais. Como pianista, foi orientada por Dirce Knignik (Brasil), Sebastian Benda (Suíça/Brasil), Eveline Flaow (França) e René Lecuona (EUA). Realiza recitais solo e de câmara, estreia de obras e gravação de CD de obras solo e de câmara.

Alisson Alípio, Universidade Estadual do Paraná

Alisson Alípio é doutor e mestre em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e bacharel em Música (Violão) pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. É professor associado da Universidade Estadual do Paraná – Campus I (Embap), orientador no Programa de Pós-Graduação em Música da mesma instituição e um dos líderes do Grupo de Estudos em Performance Musical e do Grupo de Pesquisa em Violão. Além da atividade docente e de pesquisa, atua como concertista, com apresentações solo e produções audiovisuais dedicadas ao repertório do violão.

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Publicado

01-06-2025

Como Citar

LONER, Raquel Turra; PÓVOAS, Maria Bernardete Catelan; ALÍPIO, Alisson. Walking – um recurso técnico-estratégico: proposições para o planejamento da ação de mão esquerda ao violão. Orfeu, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. e0102, 2025. DOI: 10.5965/2525530410012025e0102. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/27171. Acesso em: 14 jun. 2025.