A Levada-Tamborim de Baden Powell
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530410012025e0101Palavras-chave:
Baden Powell, levada, tamborim, samba, linha-guiaResumo
Este artigo examina uma das levadas mais recorrentes de Baden Powell, que, pela semelhança com a prática do tamborim no samba, é aqui apelidada de “levada-tamborim”. Após revisitar a definição de levada como padrão circular de repetição e variação, e compreender como as levadas de violão imitam os instrumentos de percussão, observamos a prática do tamborim no samba e como ela incorpora o conceito de linha-guia que permeia a maior parte da música de origem afro-brasileira. Para tanto, apoiamo-nos em referenciais teóricos e práticos, englobando tanto o universo do violão como o de outros instrumentos e conjuntos. Uma vez estabelecida a fundamentação teórica, abordamos a levada-tamborim a partir da análise detalhada de cinco exemplos selecionados, retirados de gravações e vídeos de Baden e Marcel Powell. Nossa análise revelou diversas maneiras de se realizar a levada-tamborim, que, no entanto, compartilham o procedimento de pensar a ação da mão direita do/a violonista em dois grupos complementares, trabalhando de maneira a espelhar o ritmo ininterrupto da levada de samba do tamborim.
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