Por uma pedagogia da afiliação intelectual:
desafios e necessidades dos estudantes de música em universidades mineiras
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530410012025e0205Palavras-chave:
Afiliação intelectual, pedagogia da afiliação, ensino superior, licenciatura em músicaResumo
Este estudo investiga a afiliação intelectual de estudantes dos cursos de Licenciatura em Música de três universidades públicas mineiras, analisando o domínio de estratégias cognitivas e comportamentos essenciais ao sucesso acadêmico, com base na pedagogia da afiliação intelectual de Alain Coulon. Utilizando um questionário online com escala Likert, a pesquisa avaliou práticas acadêmicas e considerou marcadores sociais, como renda familiar e origem escolar. Os resultados indicam que, apesar de reconhecerem a importância dessas estratégias, os estudantes ainda não as dominam plenamente, o que pode estar relacionado ao seu perfil social. Isso evidencia a necessidade de apoio pedagógico para promover a afiliação intelectual e destaca o papel do corpo docente em desenvolver tais habilidades, além dos conteúdos curriculares tradicionais. O estudo busca contribuir para a democratização do ensino superior, fortalecendo políticas institucionais e pedagógicas que garantam permanência e formação qualificada dos futuros professores de música.
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