De carne e aço
Criatividade computacional na música e na questão do corpo
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530410012025e0401Palavras-chave:
inteligência artificial, criatividade computacional, neurônios-espelho, cognição incorporada, simulação corporificada, corpo, desempenhoResumo
Será que algum dia as máquinas poderão tomar nosso lugar na criação de arte e, particularmente, de m
Será que algum dia as máquinas poderão tomar nosso lugar na criação de arte e, particularmente, de música? Os excelentes resultados de algumas Ias1 conhecidas (por exemplo, EMI2, Flow Machines3) podem nos fazer acreditar que sim. Entretanto, apesar dessas evidências, parece que as máquinas apresentam alguns limites intrínsecos, tanto em contextos criativos quanto não criativos (já destacados por John Searle e pelo debate sobre mecanismo). Os argumentos deste artigo estão centrados exatamente nessa crença: estamos convencidos de que as afirmações utópicas sobre a inteligência total das máquinas não são plausíveis e que nossa atenção deve ser direcionada para questões mais relevantes no campo da criatividade computacional. Em particular, concentramos nossa atenção no que chamamos de "questão do corpo", ou seja, o papel do corpo na experiência e na criação de música, que consideramos problemático para a ideia de uma máquina verdadeiramente criativa (mesmo se levarmos em consideração versões mais fracas da inteligência artificial). Nosso argumento baseia-se em descobertas contemporâneas da neurociência (especialmente sobre cognição incorporada) e nas teorias de Maurice Merleau-Ponty e Roland Barthes.
Downloads
Referências
ALDINI, Alessandro, Vincenzo Fano e Pierluigi Graziani. "Alcune note sui teoremi di incompletezza di Gödel e la conoscenza delle macchine." Tra Linguistica e Intelligenza Artificiale. Università Degli Studi Di Pavia, 2016.
ANDERSON, Christopher, Arne Eigenfeldt e Philippe Pasquier. "O sistema algorítmico generativo de música de dança eletrônica (GEDMAS)." Nona Conferência de Inteligência Artificial e Entretenimento Digital Interativo, Northeastern University, 2013.
BABBAGE, Charles. Babbage's Calculating Engines: Being a Collection of Papers Relating to Them, Their History and Construction [Os motores de cálculo de Babbage: sendo uma coleção de artigos relacionados a eles, sua história e construção]. Cambridge: Cambridge University Press, 1889.
BARTHES, Roland. Image, Music, Text [Imagem, Música, Texto]. Londres: Fontana Press, 1977.
BECCUTI, Francesco. "La Disgiunzione Di Gödel." APhEx 18, 2018.
BERLEKAMP, Elwyn R., John H. Conway e Richard K. Guy. Winning Ways for Your Mathematical Plays, Vol. 2. Londres: Academic Press, 1982.
BERTO Francesco e TAGLIABULEJ, acopo, "Cellular Automata", The Stanford Encyclopedia of Philosophy (Fall 2017 Edition), Edward N. Zalta (ed.), https://plato.stanford.edu/archives/fall2017/entries/cellular-automata/.
BESOLD, Tarek R., Marco Schorlemmer e Alan Smaill. Computational Creativity Research (Pesquisa de criatividade computacional): Towards Creative Machines. Paris: Atlantis Press, 2015.
BILES, John A. "GenJam: A genetic algorithm for generating jazz solos". Em ICMC 94: 131-137, 1994.
BRENTANO, Franz. Psychologie vom empirischen Standpunkt. Hamburgo: Meiner, 1874.
BRIOT, Jean-Pierre, Gaëtan Hadjeres e François-David Pachet. Deep Learning Techniques for Music Generation (Técnicas de aprendizagem profunda para geração de música). Cham, Suíça: Springer, 2020.
CALVO-MERINO, B., D.E. Glaser, J. Grèzes, R.E. Passingham e P. Haggard. "Action Observation and Acquired Motor Skills (Observação da ação e habilidades motoras adquiridas): An FMRI Study with Expert Dancers". Cerebral Cortex 15 (8): 1243-49, 2005.
CARNOVALINI, Filippo e RODÀ, Antonio. "Criatividade computacional e sistemas de geração de música: An Introduction to the State of the Art". Frontiers in Artificial Intelligence (Fronteiras em Inteligência Artificial) 3, 2020.
CHOMASKY, Noam. Syntactic Structures [Estruturas sintáticas]. The Hague: Mouton, 1957.
CHURCH, Alonzo. "An unsolvable problem of elementary number theory" [Um problema insolúvel da teoria elementar dos números]. American journal of mathematics 58, nº. 2: 345-363, 1936.
CHUTER, Jack. Storm Static Sleep: A Pathway through Post-Rock [Um caminho pelo pós-rock]. Londres: Function Books, 2015.
COHEN, Harold. "The further exploits of AARON, painter". Stanford Humanities Review 4 (2): 141-158, 1995.
COLTON, Simon, Jacob Goodwin e Tony Veale. "Geração de poesia de face inteira". ICCC 2012, Universidade de Dublin, 2012.
COLTON, Simon. "The painting fool: Stories from building an automated painter". Em Computers and creativity (Computadores e criatividade), editado por Jon McCormack e Mark d'Inverno, 3-38. Berlim, Heidelberg: Springer, 2012.
COPE, David. Virtual Music: Computer Synthesis of Musical Style. Cambridge, Mass: MIT Press, 2001.
COPE, David. "Computer modeling of musical intelligence in EMI" (Modelagem computadorizada da inteligência musical no EMI). Computer Music Journal 16 (2): 69-83, 1992.
COPE, David. "Recombinant music: using the computer to explore musical style" (Música recombinante: usando o computador para explorar o estilo musical). Computer 24 (7): 22-28, 1991.
COPELAND, B. Jack, "The Church-Turing Thesis", The Stanford Encyclopedia of Philosophy (Summer 2020 Edition), Edward N. Zalta (ed.), Disponível em https://plato.stanford.edu/archives/sum2020/entries/church-turing/.
CORNESS, Greg. "The Musical Experience through the Lens of Embodiment". Leonardo Music Journal 18: 21-24, 2008.
COX, Arnie. Music and Embodied Cognition (Música e Cognição Incorporada): Listening, Moving, Feeling, and Thinking [Ouvindo, Movendo-se, Sentindo e Pensando]. Bloomington, Indianápolis: Indiana University Press, 2016.
FERNANDEZ, Jose D. e VICO, Francisco. "AI Methods in Algorithmic Composition: A Comprehensive Survey". Journal of Artificial Intelligence Research 48: 513-82, 2013.
FLORIDI, Luciano. The 4th Revolution: How the Infosphere Is Reshaping Human Reality [A 4ª Revolução: Como a Infoesfera Está Remodelando a Realidade Humana]. Oxford: Oxford University Press, 2016.
GALLESE, Vittorio e Corrado Sinigaglia. "What Is so Special about Embodied Simulation?" [O que há de tão especial na simulação corporificada? Trends in Cognitive Sciences 15 (11): 512-19, 2011.
GALLESE, Vittorio. "Embodied Simulation: From Neurons to Phenomenal Experience" (Dos neurônios à experiência fenomenal). Phenomenology and the Cognitive Sciences 4 (1): 23-48, 2005.
GIBSON, James J. The Ecological Approach to Visual Perception [A abordagem ecológica da percepção visual]. Boston: Houghton Mifflin, 1979.
GÖDEL, Kurt. "Some Basic Theorems on the Foundations of Mathematics and Their Implications." (Alguns teoremas básicos sobre os fundamentos da matemática e suas implicações), 1951. Em Kurt Gödel: Collected Works III, editado por S. Feferman, J. W. Dawson, C. Parsons, R. M. Solovay e W. Goldfarb, Nova York: Oxford University Press 3:33-82, 1995.
HASLINGER, B., P. Erhard, E. Altenmüller, U. Schroeder, H. Boecker e A. O. Ceballos-Baumann. "Transmodal Sensorimotor Networks during Action Observation in Professional Pianists" (Redes sensório-motoras transmodais durante a observação de ações em pianistas profissionais). Journal of Cognitive Neuroscience 17 (2): 282-93, 2005.
HAUEISIN, Jens, e KNÖSCHE, Thomas R. "Involuntary Motor Activity in Pianists Evoked by Music Perception" (Atividade motora involuntária em pianistas evocada pela percepção musical). Journal of Cognitive Neuroscience 13 (6): 786-92, 2001.
HILLER Jr., Lejaren A. e ISAACSON, Leonard M. "Musical composition with a high-speed digital computer" (Composição musical com um computador digital de alta velocidade). Journal of the Audio Engineering Society 6 (3): 154-160, 1958.
KEMENY, John G. e SNELL, J. Laurie. Markov chains (Cadeias de Markov). Nova York: Springer-Verlag, 1976.
LEMAN, Marc. Embodied Music Cognition and Mediation Technology (Cognição musical incorporada e tecnologia de mediação). Cambridge, Mass: MIT Press, 2007.
LEWIS, George E. "Too many notes: Computers, complexity and culture in voyager". Leonardo Music Journal (2000): 33-39.
MERLINI, Mattia e NICOLETTI, Stefano Maria. "Inhuman, All Too Inhuman: Intrinsic Limits of Computational Creativity in Music" (Desumano, muito desumano: limites intrínsecos da criatividade computacional na música). Riffs: Experimental Writing on Popular Music 4 (1): 28-46, 2020.
MIRANDA, Eduardo Reck. "Cellular automata music: An interdisciplinary project." Journal of New Music Research 22, no. 1 (1993): 3–21.
Molnar-Szakacs, Istvan, e OVERY, Katie. “Music and Mirror Neurons: From Motion to ’e’motion’.” Social Cognitive and Affective Neuroscience 1 (3): 235–41, 2006.
MOORE, Allan F. Rock, the Primary Text: Developing a Musicology of Rock. Second Edition. Hants: Ashgate, 2001.
NATTIEZ, Jean-Jacques. “Alcuni Concetti Fondamentali Di Storiografia Della Musica: Periodizzazione, Spirito Del Tempo, Successione Di Generazioni.” Rivista Di Analisi e Teoria Musicale 13 (1): 7–35, 2007.
NWANA, Hyacinth S. “Software agents: An overview.” The knowledge engineering review 11 (3): 205–244, 1996.
REYBROUCK, Mark. “Music Cognition and the Bodily Approach: Musical Instruments as Tools for Musical Semantics.” Contemporary Music Review 25 (1–2): 59–68, 2006.
SCHIAVIO, Andrea, Damiano Menin, e Jakub Matyja. “Music in the Flesh: Embodied Simulation in Musical Understanding.” Psychomusicology: Music, Mind, and Brain 24 (4): 340–43, 2014.
Searle, John R. “Minds, Brains, and Programs.” Behavioral and Brain Sciences 3 (3): 417–24, 1980.
SILVER, David, Thomas Hubert, Julian Schrittwieser, Ioannis Antonoglou, Matthew Lai, Arthur Guez, Marc Lanctot, et al. “A General Reinforcement Learning Algorithm That Masters Chess, Shogi, and Go through Self-Play.” Science 362 (6419): 1140–44.
SPAZIANTE, Lucio. Sociosemiotica del pop. Roma: Carocci, 2007.
TURING, Alan Mathison. “On computable numbers, with an application to the Entscheidungsproblem.” J. of Math 58, no. 345–363: 5.
VLASSIS, Nikos. “A concise introduction to multiagent systems and distributed artificial intelligence.” Synthesis Lectures on Artificial Intelligence and Machine Learning 1, no. 1: 1–71, 2007.
XENAKIS, Iannis. Musica, architettura. Milano: Spirali, 2003.
YANG, Li-Chia, Szu-Yu Chou, e Yi-Hsuan Yang. “MidiNet: A convolutional generative adversarial network for symbolic-domain music generation.” arXiv preprint arXiv:1703.10847, 2017.

Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Pedro Vaz

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.