A intertextualidade transferida da literatura para a música: caminhos adotados por diversos autores
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530409022024e0102Palavras-chave:
intertextualidade, intertextualidade musical, transtextualidade, Gérard GenetteResumo
O presente artigo revisa as estratégias adotadas por diversos autores ao aplicar a intertextualidade à música. Originária da teoria literária, a intertextualidade examina o cruzamento de textos e seu diálogo. Na música, trata das relações entre realizações musicais, tanto anotadas quanto gravadas, completas ou de trechos. O objetivo deste artigo é reunir e diferenciar essas abordagens. Inicialmente, apresentamos as principais abordagens intertextuais na literatura, diferenciando-as entre pós-estruturalistas e estruturalistas, para em seguida descrever e comparar suas aplicações na música. A intertextualidade musical abrange subáreas como empréstimo, influência e a Teoria das Tópicas. Propomos ainda a subárea da intertextualidade pragmática, com uma linha analítica e outra compositiva. Detalhamos as particularidades dessas subáreas e identificamos características dos campos poiético, estésico e neutro sob a perspectiva semiótica de Jean-Jacques Nattiez (1990; 2021). Finalizamos trazendo as tendências recentes da intermidialidade e dos estudos de adaptação. O artigo dedica uma parte mais extensa à transtextualidade de Gérard Genette (1997a; 2010), autor ainda pouco explorado na música.
Downloads
Referências
AGAWU, Victor Kofi. Playing with Signs: A Semiotic Interpretation of Classic Music. Princeton, Princeton University Press, 1991.
ALLEN, Graham. Intertextuality. 3. ed. Nova Iorque: Routledge, 2022.
BAKHTIN, Mikhail. The Dialogic Imagination: four Essays. Tradução: Caryl Emerson; Michael Holquist. HOLQUIST, Michael (org.). Austin, Texas: University of Texas Press, 1981.
BARBOSA, Lucas de Paula; BARRENECHEA, Lúcia Silva. A intertextualidade musical como fenômeno. um estudo sobre a influência da música de Chopin nas 12 Valsas de Esquina de Francisco Mignone. Em Pauta, Porto Alegre, v.16, n. 26, p. 37–72. jan./jun, 2005.
BARBOSA, Lucas de Paula; BARRENECHEA, Lúcia Silva. A intertextualidade musical como fenômeno. Per Musi, Belo Horizonte, v.8, p. 125-136, 2003.
BARTHES, Roland. A morte do autor. In: O rumor da língua. Tradução: Mario Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2004. p. 57-64.
BLEEK, Tobias. Musikalische Intertextualität als Schaffensprinzip. Eine Studie zu Kurtágs Streichquartett Officium breve op. 28. Saarbrücken: Pfau, 2010.
BLOOM, Harold. A Angústia da Influência: uma Teoria da Poesia. Tradução: Marcos Santarrita. 2 ed. Rio de Janeiro: Imago, 2002.
BLOOM, Harold. Kabbalah and Criticism. Nova Iorque: Continuum Publishing Company, 1999.
BLOOM, Harold. Poetry and Repression: Revisionism from Blake to Stevens. New Haven: Yale University Press, 1976.
BLOOM, Harold. The Anxiety of Influence: A Theory of Poetry. 2. ed. Nova Iorque: Oxford Press, 1997.
BLOOM, Harold. Um Mapa da Desleitura. Tradução: Thelma Médici Nóbrega. 2. ed. Rio de Janeiro: Imago, 2003.
BURKHOLDER, J. Peter; GIGER, Andreas; BIRCHLER, David Carl. Musical Borrowing and Rewriting: An Annotated Bibliography. Bloomington: Center for the History of Music Theory and Literature. 1999-2023. Disponível em: https://chmtl.indiana.edu/borrowing/
BURKHOLDER, J. Peter. Borrowing. In: SADIE, Stanley (org.). The New Grove Dictionary of Music and Musicians. 2. ed v. 4. Londres: Macmillan, 2001a. p. 5-41.
BURKHOLDER, J. Peter. Intertextuality. In: SADIE, Stanley (org.). The New Grove Dictionary of Music and Musicians. 2. ed. v. 12. Londres: Macmillan, 2001b. p. 499–500.
BURKHOLDER, J. Peter. Making old music new: Performance, arranging, borrowing, schemas, topics, intertextuality. In: KOSTKA, Violetta; CASTRO, Paulo F. de; EVERETT, William A. (org.). Intertextuality in Music: Dialogic Composition. Londres /Nova Iorque: Routledge, 2021. p. 68-84.
BURKHOLDER, J. Peter. All Made of Tunes: Charles Ives and the Uses of Musical Borrowing. New Haven: Yale University Press, 1995.
BURKHOLDER, J. Peter. The Uses of Existing Music: Musical Borrowing as a Field. Notes, v. 50, n. 3, p. 851-870, 1994.
BURNS, Lori; LACASSE, Serge (org.). The Pop Palimpsest: Intertextuality in Recorded Popular Music. Ann Arbor: University of Michigan Press. 2018. ISBN: 978-0-472-13067-2 (Hardcover) ISBN: 978-0-472-12351-3 (ebook)
CASTRO, Paulo Ferreira de. La musique au second degré: On Gérard Genette’s Theory of Transtextuality and its Musical Relevance. In: MAEDER, Costantino; REYBROUCK, Mark (org.). Music, Analysis, Experience: New Perspectives in Musical Semiotics. Leuven: Leuven University Press, 2015. p. 83-96.
CASTRO, Paulo Ferreira de. Transtextuality according to Gérard Genette – and beyond. In: KOSTKA, Violetta; CASTRO, Paulo F. de; EVERETT, William A. (org.). Intertextuality in Music: Dialogic Composition. Londres /Nova Iorque: Routledge, 2021. p. 131-144.
CLAYTON, Jay; ROTHSTEIN, Eric. Figures in the Corpus: Theories of lnfluence and Intertextuality. In: Influence and Intertextuality in Literary History. CLAYTON, Jay; ROSENSTEIN, Eric (org.). Madison: University of Wisconsin Press, 1991. p. 3-36.
CORRÊA, João Francisco de Souza. Música como intertexto: Perspectivas sobre intertextualidade e composição musical. 2019. 259 f. Tese (Doutorado em Música) — Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.
COELHO DE SOUZA, Rodolfo. Influência e Intertextualidade na Suíte Antiga de Alberto Nepomuceno. Música em perspectiva, v. 1, n. 2, p. 53-82, 2008.
COELHO DE SOUZA, Rodolfo. Intertextualidade na Música Pós-Moderna. In: SEKEFF, M. de L.; ZAMPRONHA, E. (org.). Arte e Cultura V: estudos interdisciplinares. São Paulo: Annablume, Fapesp, 2009. p. 53-73.
CORRADO, Omar. Posibilidades intertextuales del dispositivo musical: Migraciones de sentidos: três enfoques sobre lo intertextual. Centro de Publicaciones. Buenos Aires, 1992.
DUDEQUE, Norton Eloy. Villa-Lobos e a herança do estilo culto nas Bachianas Brasileiras. Simpósio Villa-Lobos, 4., 2018, São Paulo. Anais [...]. São Paulo, USP, 2018. p. 237-265.
DUDEQUE, Norton. Heitor Villa-Lobos’s Bachianas Brasileiras: Intertextuality and Stylization. Londres/Nova Iorque: Routledge, 2021.
GENETTE, Gérard. Introdução ao arquitexto. Lisboa: Vega, 1992.
GENETTE, Gérard. Palimpsestos: a literatura de segunda mão. Extratos traduzidos por Cibele Braga, Erika Viviane Costa Vieira, Luciene Guimarães, Maria Antônia Ramos Coutinho, Mariana Mendes Arruda, Miriam Vieira. Belo Horizonte: Viva Voz, 2010.
GENETTE, Gérard. Palimpsests: Literature in the Second Degree. Translated by Channa Newman and Claude Doubinsky. Lincoln: University of Nebraska Press, 1997a.
GENETTE, Gérard. Paratexts: Tresholds of Interpretation. Nova Iorque: Cambridge University Press, 1997b.
GERLING, Cristina Capparelli. 2016. Intertextuality, Narrativity and Tradition: 8 Brazilian Piano Sonatas. Musica Theorica, [s.l.], v.1, n.1, p. 1-36, set. 2016.
HATTEN, Robert S. Musical Meaning in Beethoven: Markedness, Correlation, and Interpretation. Bloomington: Indiana University Press, 1994.
JAKOBSON, Roman. Word and Language. Selected Writings, v. II. Haia: Mouton, 1971.
JANZ, Tobias, Music about Music – Metaization and Intertextuality in Beethoven’s Prometheus Variations op. 35. In: WOLF, Werner (org.). Metareference in the Arts and Media: Theory and Case Studies. Studies in Intermediality 4. Amsterdão/Nova Iorque: Rodopi, 2009. p. 211–233. Disponível em https://doi.org/10.1163/9789042026711_008.
KLEIN, Michael Leslie. Intertextuality in Western Art Music. Bloomington/Indianapolis: Indiana, University Press, 2005.
KLOETZER, Kuno. Pressemitteilung zu Bild Goldberg-Variationen 30+2 von Benjamin Samuel. Beethoven und Bach betrachten – Aus Noten werden Bilder. In: Kulturnotizen zu Kunst, Musik und Poesie, seit 1989. 7 abr. 2014. Disponível em: http://www.editiondaslabor.de/blog/2014/04/07/aus-noten-werden-bilder/
KORSYN, Kevin. Towards a New Poetics of Musical Influence. Music Analysis, Oxford, v. 10, n. 1/2, p. 3-72, mar./jul. 1991.
KOSTKA, Violetta; CASTRO, Paulo F. de; EVERETT, William A. (org.). Intertextuality in Music: Dialogic Composition. Londres/Nova Iorque: Routledge, 2021.
KRISTEVA, Julia. Le Mot, le Dialogue et le Roman. In: Sèméiôtikè: Recherches pour une Sémanalyse, Paris: Seuil, 2014[1969]. p. 57-76.
KRISTEVA, Julia. Introdução à Semanálise. Tradução: Lúcia Helena França Ferraz. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.
LIMA, Flávio Fernandes; PITOMBEIRA, Liduino. Desenvolvimento de Sistemas Composicionais a partir da Intertextualidade. In: CONGRESSO DA ASSOCIACÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (ANPPOM), 20., 2010, Florianópolis. Anais [...]. Florianóplis: UDESC, 2010. n.p.
LIMA, Flávio Fernandes; PITOMBEIRA, Liduino; OLIVEIRA, Helder Alves de. Planejamento composicional a partir de ferramentas intertextuais. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (ANPPOM), 24, 2014, São Paulo. Anais [...]. [s.l.], 2014. n.p.
LÓPEZ-CANO, Rúben. Musica e intertextualidad. Pauta, Cuadernos de teoria y critica musical, México, n. 104, p. 30-36, 2007.
MASON, Jessica. Intertextuality in Practice. Linguistic Approaches to Literature, v. 33. Philadelphia, PA: John Benjamin’s Publishing Company, 2019.
MESQUITA, Gabriel de. A acústica da influência: uma recomposição da intertextualidade na música. 2018. 108 f. Dissertação (Mestrado em Música) — Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
MESQUITA, Gabriel de. A Intertextualidade e o Estranho Retorno Infinito, [s.l.]. Opus, [s.l.], v. 29, p. 1-33, 2023a. ISSN 15177017. Disponível em: https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/opus2023.29.04. Acesso em: 17 jul 2023. DOI:http://dx.doi.org/10.20504/opus2023.29.04.
MESQUITA, Gabriel de. ||: À Bússola Intertextual é o Estranho Retorno Infinito :||. 2023. 245 f. Tese (Doutorado em Música) — Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023b. Disponível em: http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/handle/unirio/13940
NATTIEZ, Jean-Jacques. Music and Discourse: Toward a Semiology of Music. Tradução: Carolyn Abbate. Princeton: Princeton University Press, 1990.
NATTIEZ, Jean-Jacques. Musical Analyses and Musical Exegesis: The Shepherd’s Melody in Richard Wagner’s Tristan and Isolde. Tradução: Joan Huguet. Rochester: University of Rochester Press, 2021.
NOGUEIRA, Ilza. A estética intertextual na música contemporânea: considerações estilísticas. Brasiliana, Rio de Janeiro, n. 13, p. 2-12, jan. 2003.
OBERT, Simon; ZIMMERMANN, Heidy (org.). Re-Set: Rückgriffe und Fortschreibungen in der Musik seit 1900. Mainz: Schott, 2018.
OLIVEIRA, Helder Alves de. Aplicação composicional da kenosis de Bloom por meio da Modelagem Sistêmica. In: CONGRESSO DA ASSOCIACÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (ANPPOM), 33., 2023, São João del-Rei. Anais [...]. São João del-Rei: UFSJ, 2023. p. 1-16. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2023/papers/1745/public/1745-7732-1-PB.pdf
PALERMO FILHO, Silas da Luz. Intertextualidade e virtualidade na meta-estética do processo composicional de Gilberto Mendes. 2023. 333 f. Tese (Doutorado em Música) — Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023.
PIEDADE, Acácio T. C. A teoria das tópicas e a musicalidade brasileira: reflexões sobre a retoricidade na música. El Oído Pensante, Buenos Aires, v.1, p.1-23, 2013.
PIEDADE, Acácio T. C. Teoria das tópicas: um balanço pessoal. Musica Theorica, [s.l.], v. 8, n. 2, p. 76-86, 2023.
PIEDADE, Acácio. Uma análise do prelúdio da Bachianas Brasileiras n. 2 sob a perspectiva das tópicas, da retoricidade e da narratividade. In: SALLES, Paulo de Tarso; DUDEQUE, Norton. Villa-Lobos, um Compêndio: Novos Desafios Interpretativos. Curitiba: Editora UFPR, 2017. p. 273-289.
PITOMBEIRA, Liduino. Fundamentos teóricos e estéticos da modelagem sistêmica no âmbito da composição musical. In: COLÓQUIO DE PESQUISA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA DA UFRJ, 14., 2015, Rio de Janeiro. Anais [...] Rio de Janeiro: UFRJ, 2016. v. 2, p. 103-114.
PITOMBEIRA, Liduino. Compositional Systems: Overview and Aplication. MusMat, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, p. 39-62, jun. 2020.
PITOMBEIRA, Liduino. Modelagem sistêmica como metodologia pré-composicional. In: CONGRESSO DA ASSOCIACÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (ANPPOM), 27., 2017, Campinas. Anais [...]. Campinas: Unicamp, 2017. p. 1-19. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2017/5096/public/5096-16512-1-PB.pdf
PUPIA, Adailton Sergio. Intertextualidade na sinfonia nº 8 (1950) de Heitor Villa-Lobos. Curitiba. 2021. 357f. Tese (Doutorado em Música)¬ — Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
RATNER, Leonard. Classic Music: Expression, Form, and Style. Nova Iorque: Schirmer Books, 1980.
RIPKE, Juliana. Tópicas afro-brasileiras a partir de Villa-Lobos e suas influências em outros compositores brasileiros: canto de xangô e berimbau. CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (ANPPOM), 27., Campinas. Anais [...] Campinas, 2017. p. 1-10.
RIPKE, Juliana. Canto de xangô: uma tópica afro-brasileira. ORFEU, v.1, n.1, p. 44-73, 2016.
RODRIGUES, Mauren Liebich Frey. Do Texto ao Som: Relações de Influência na Música para Piano de Vieira Brandão. 2017. 207 f. Tese (Doutorado) — Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Música, Porto Alegre, 2017.
SALLES, Paulo de Tarso. Intertextualidade e narratividade na Sinfonia n. 1 (“O imprevisto”) de Villa-Lobos. Musica Theorica, Salvador, n. 2, p. 53 -116, 2020.
SCHERZINGER, Martin. The ‘New Poetics’ of Musical Influence: A Response to Kevin Korsyn. Music Analysis, cidade, v. 13, n. 2/3, p. 298–309, 1994. Disponível em: https://doi.org/10.2307/854262. Acesso em: 8 abr. 2022.
SOUZA, Demétrius A. da Silva; OLIVEIRA, Luis Felipe. Problematização do modelo de análise musical intertextual de Kevin Korsyn. In: ENCONTRO DA TeMA, 3., 2018. Anais [...]. João Pessoa: UFPB, 2019. p. 3-12.
STRAUS, Joseph N. Remaking the Past: Musical Modernism and the Influence of the Tonal Tradition. Cambridge, MA/Londres: Harvard University Press, 1990.
VIDAL, João Vicente. Formação Germânica de Alberto Nepomuceno: Estudos sobre Recepção e Intertextualidade. 2011. 343f. Tese (Doutorado em Música) — Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
WOLF, Werner: Metareference across Media: The Concept, its Transmedial Potentials and Problems, Main Forms and Functions. In: WOLF, Werner (org.). Metareference in the Arts and Media: Theory and Case Studies. Studies in Intermediality 4. Amsterdam e Nova Iorque: Rodopi, 2009. p. 1-85.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ariane Petri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.