A intertextualidade transferida da literatura para a música: caminhos adotados por diversos autores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530409022024e0102

Palavras-chave:

intertextualidade, intertextualidade musical, transtextualidade, Gérard Genette

Resumo

O presente artigo revisa as estratégias adotadas por diversos autores ao aplicar a intertextualidade à música. Originária da teoria literária, a intertextualidade examina o cruzamento de textos e seu diálogo. Na música, trata das relações entre realizações musicais, tanto anotadas quanto gravadas, completas ou de trechos. O objetivo deste artigo é reunir e diferenciar essas abordagens. Inicialmente, apresentamos as principais abordagens intertextuais na literatura, diferenciando-as entre pós-estruturalistas e estruturalistas, para em seguida descrever e comparar suas aplicações na música. A intertextualidade musical abrange subáreas como empréstimo, influência e a Teoria das Tópicas. Propomos ainda a subárea da intertextualidade pragmática, com uma linha analítica e outra compositiva. Detalhamos as particularidades dessas subáreas e identificamos características dos campos poiético, estésico e neutro sob a perspectiva semiótica de Jean-Jacques Nattiez (1990; 2021). Finalizamos trazendo as tendências recentes da intermidialidade e dos estudos de adaptação.  O artigo dedica uma parte mais extensa à transtextualidade de Gérard Genette (1997a; 2010), autor ainda pouco explorado na música.

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Biografia do Autor

Ariane Petri, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Ariane Petri é doutoranda pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na linha de pesquisa Poéticas da Criação Musical sob orientação do Prof. Dr. Carlos Almada.  Possui mestrado em Práticas Interpretativas pela UNIRIO e é bacharel em Fagote pela Staatliche Hochschule für Musik Karlsruhe, além de licenciada em Música e Letras Alemãs pela Technische Universität Karlsruhe, na Alemanha. Durante sua estada na Kunstuniversität Graz (KUG), na Áustria, pelo Programa Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), foi premiada pela melhor comunicação de assuntos científicos. Seus trabalhos acadêmicos concentram-se nas áreas de intertextualidade, variação e fagote. Desde 2022 é professora efetiva de fagote e música de câmara da UNIRIO. Atuou na Orquestra Sinfônica Brasileira, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro e na Orquestra Petrobras Sinfônica. Além disso, integra o Abstrai Ensemble, grupo dedicado à música contemporânea.

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Publicado

2024-09-19

Como Citar

PETRI, Ariane. A intertextualidade transferida da literatura para a música: caminhos adotados por diversos autores. Orfeu, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. e0102, 2024. DOI: 10.5965/2525530409022024e0102. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/25623. Acesso em: 20 nov. 2024.