Análise de gravações como recurso para o desenvolvimento da ornamentação: um estudo aplicado à Suíte para violoncelo nº 2, em Ré menor, de J. S. Bach

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530409022024e0205

Palavras-chave:

performance historicamente informada, musicologia histórica, práticas interpretativas, violoncelo, retórica musical

Resumo

Este artigo explora o papel da ornamentação na prática musical atual, utilizando como estudo de caso a Suíte para violoncelo nº 2 em Ré menor (BWV 1008) de Johann Sebastian Bach. Baseado em observações de Carl Philipp Emanuel Bach e Daniel Leech-Wilkinson, o estudo analisa 17 gravações de 13 artistas diferentes, abrangendo um período de 78 anos, para compreender como os músicos contemporâneos abordam a ornamentação. A metodologia adotada envolve uma análise comparativa das gravações e da notação escrita da fonte de Anônimo D, destacando a importância da escuta atenta e do estudo das interpretações passadas. Conclui-se que a ornamentação não apenas enriquece a expressão musical, mas também reflete a criatividade do intérprete. A discussão sobre a pedagogia da ornamentação destaca a necessidade de os músicos desenvolverem sua própria linguagem interpretativa, em vez de se pautarem estritamente por normativas históricas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

William Teixeira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

William Teixeira é Professor Adjunto no Curso de Música da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul desde 2016. Atuou como pesquisador visitante na Universidade de Harvard (Fulbright Junior Faculty 2022/2023) e no IRCAM (ERC-CONFAP-FUNDECT 2023). É Bacharel em música com habilitação em violoncelo pela UNESP (2012) e completou seus estudos de Pós-Graduação sob a orientação do compositor Silvio Ferraz, sendo bolsista FAPESP. Obteve os títulos de Mestre em música pela UNICAMP (2014) e Doutor em música pela USP (2017), realizando estágios de pesquisa na Paul Sacher Stiftung (Suíça) e na Akademie der Künste, Berlim (Alemanha). Prosseguiu sua formação por meio de Pós-Doutorado em Filosofia na PUC-RS, concentrando-se na pesquisa sobre filosofia analítica da arte.

Guilherme Ferreira, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS

Guilherme da Silva Ferreira é aluno da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, cursando Licenciatura em Música desde 2022.  Atua como bolsista de Iniciação científica do CNPQ desde 2022, desenvolvendo pesquisas relacionadas ao Violoncelo e à Filosofia da Música, sob orientação do Professor William Teixeira. No ano de 2023, realizou um intercâmbio acadêmico, onde estudou na Universidade de São Paulo, aperfeiçoando seus estudos de Violoncelo com André Micheletti. Iniciou seus estudos no ano de 2017 com Henrique Lucena e Marcelo Geronimo. Começou suas atividades profissionais na Orquestra Sinfônica de Campo Grande, atuando como concertino convidado. Realizou masterclass com violoncelistas como André Micheletti, Kayami Satomi, Fábio Presgrave, entre outros.

Referências

BACH, Carl Philipp Emmanuel. Ensaio sobre a maneira correta de tocar teclado. Tradução de Fernando Cazarini. Campinas: Editora da UNICAMP, 2010.

BACH, Johann Sebastian. Six Suites. Edited by Edmund Kurtz. Nova Iorque: International Music Company, 1983.

BARTEL, Dietrich. Rhetoric in German Baroque Music: Ethical Gestures. The Musical Times, Vol. 144, No. 1885, pp. 15-19, 2003.

BLUM, David. Casals and the Art of Interpretation. Nova Iorque: Holmes & Meuer Publishers, 1977.

BYLSMA, Anner. Bach, The Fencing Master: Amsterdam: SCL, 2001.

___________. Conversation with Anner Bylsma. Entrevista feita por Tim Janof, 1998. Disponível em: https://www.cello.org/Newsletter/Articles/bylsma.htm

COOK, Nicholas. Methods for analysing recordings. In: COOK, Nicholas; CLARKE, Eric; LEECH-WILKINSON, Daniel; RINK, John. The Cambridge Companion to Recorded Music. Cambridge: Cambridge University Press, 2009.

DELALANDE, François. Las Conductas Musicales. Tradução de Terencia Silva Rojas e Maria Inmaculada Cárdenas Serván. Santander: Editorial de la Universidad de Cantabria, 2013.

DUMMAS, Marianne. J. S. Bach Cello Suites, 2024. Disponível em https://www.jsbachcellosuites.com/. Acesso em 27 de julho de 2024.

FALTA, Oskar. Pablo Casals and the Bach CelloSuites: Journey to a masterpiece. The Strad, Outubro de 2023.

FERRAZ, Silvio. Livro das Sonoridades. Rio de Janeiro: 7 letras, 2005.

HUDSON, Richard; LITTLE, Meredith Ellis. “Sarabande”. Grove Music Online. 2001. Oxford University Press. Acesso em 7 de maio de 2024,. Disponível em: https://doi.org/10.1093/gmo/9781561592630.article.24574

LAIRD, Paul R. The Baroque Cello Revival: An Oral History. Oxford: Scarecrow Press, 2004.

LANG, Paul Henry. Musicology and Performance. New Haven: Yale University Press, 1997.

LAWSON, Colin; STOWELL, Robin. The Historical Performance of Music: An Introduction. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.

LEECH-WILKINSON, Daniel. Recordings and histories of performance style. In: COOK, Nicholas; CLARKE, Eric; LEECH-WILKINSON, Daniel; RINK, John. The Cambridge Companion to Recorded Music. Cambridge: Cambridge University Press, 2009.

LITTLE, Meredith Ellis; CUSICK, Suzanne G.. "Courante." Grove Music Online. 2001. Oxford University Press. Acesso em 7 de maio de 2024,. Disponível em: https://www.oxfordmusiconline.com/grovemusic/view/10.1093/gmo/9781561592630.001.0001/omo-9781561592630-e-0000006707

_______________________________. "Allemande." Grove Music Online. 2001. Oxford University Press. Acesso em 7 de maio de 2024,. Disponível em: https://doi.org/10.1093/gmo/9781561592630.article.00613

MA, Yo-Yo. Entrevista com Yo-Yo Ma, 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Yng8M2iACXo

MAISKY, Mischa. ‘Bach is turning in his grave’. Disponível em: https://www.elbowmusic.org/post/2014/10/20/mischa-maisky-bach-is-turning-in-his-grave , 2014.

______________. Conversation with Mischa Maisky. Entrevista feita por Tim Janof, 2007. Disponível em: https://www.cello.org/Newsletter/Articles/maisky/maisky.htm

NG, Kevin W. Evolution, not revolution: Mischa Maisky interviewed. Disponível em: https://bachtrack.com/interview-mischa-maisky-istanbul-music-festival-april-2018 , 2018.

ORON, Aryeh. Boris Pergamenschikow (Cello). Bach Cantatas Website. Disponível em: https://www.bach-cantatas.com/Bio/Pergamenschikow-Boris.htm

PINCOMBE, Steuart. Pincombe on Bach Cello Suite no. 2 in D minor BWV 1008. Netherland Bach Society, 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ibKlSzyV8Tk

TARLING, Judy. The Weapons of Rhetoric: A guide for musicians and audiences. St. Albans: Corda Music, 2004.

WISPELWEY, Pieter. Conversation with Pieter Wispelwey. Entrevista feita por Tim Janof, 2002. Disponível em: https://www.cellobello.org/cello-blog/artistic-vision/conversation-with-pieter-wispelwey-april-2002/

Gravações

BYLSMA, Anner. Johann Sebastian Bach, Unaccompanied Suites for Cello. LP Vinil. Pro Arte – PAD 230, 1979.

CASALS, Pablo. J. S. Bach: The Six Cello Suites. LP Vinil. HMV, D.B.6538-44, 1939.

DIELTIENS, Roel. Johann Sebastian Bach, Complete Cello Suites. CD. Accent CD ACC 9171/72, 1991.

DINDO, Enrico. Johann Sebastian Bach, The Cello Suites. Decca, 4764226, 2010.

GAILLARD, Ophélie. Bach Cello Suites. CD. Aparte, APO17, 2011.

LINDEN, Jaap Ter. Bach Cello Suites. CD, Brilliant Classics, 93132, 2006.

MA, Yo-Yo. Bach Cello Suites. CD. Sony Classical, 88697547232, 1983.

_______. Bach Cello Suites. CD. Sony Classical, S2K 63203, 1997.

_______. Six Evolutions: 6 Suites For Unaccompanied Cello. CD Sony Classical, 19075854652, 2017.

MAISKY, Mischa. Johann Sebastian Bach 6 Cello-Suiten. CD. Deutsche Grammophon, 463 314-2, 1999.

PERGAMENSCHIKOW, Boris. Johann Sebastian Bach, Suites for Solo Cello BWV 1007-1012. Hänssler Classic – CD 92.120, 1998.

PINCOMBE, Steuart. Johann Sebastian Bach, The Complete Cello Suites. Streaming, Independente, 2008.

QUEYRAS, Jean-Guihen. Bach Cello Suites. Harmonia Mundi, HMC 901970.71, 2007.

SCHIFF, Heinrich. Bach Cello Suiten Nos. 1-6. LP Vinil. EMI 270077 3, 1985.

WISPELWEY, Pieter. Bach Cello Suites. Channel Classics CD CCS10901/2, 1990.

____________. Bach Cello Suites. CD. Channel Classics CCS 12298, 1998.

____________. J. S. Bach, 6 Cello Suites For Cello Solo. CD. Evil Penguin, EPRC 0012, 2012.

Downloads

Publicado

2024-09-19

Como Citar

TEIXEIRA, William; FERREIRA, Guilherme. Análise de gravações como recurso para o desenvolvimento da ornamentação: um estudo aplicado à Suíte para violoncelo nº 2, em Ré menor, de J. S. Bach. Orfeu, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. e0205, 2024. DOI: 10.5965/2525530409022024e0205. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/25586. Acesso em: 20 nov. 2024.