Quantificação do grau de dissonância cromático como ferramenta de planejamento composicional: uma proposta pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530409022024e0104

Palavras-chave:

grau de dissonância, planejamento composicional em música, harmonia, composição musical

Resumo

O estudo da dimensão vertical ou harmônica da música envolve duas perspectivas fundamentais: a léxica e a sintática. No contexto léxico, lidamos com acordes, enquanto na perspectiva sintática, focamos nas relações entre esses acordes. Quando abordamos o léxico harmônico, encontramos duas dimensões fundamentais, uma de natureza quantitativa e outra qualitativa. A dimensão quantitativa diz respeito à contagem das notas que compõem os acordes, ou seja, sua cardinalidade. Enquanto isso, no âmbito qualitativo, adotamos a expressão “grau de dissonância” para descrever essa característica. Na primeira parte deste estudo, vamos explorar a construção de um léxico harmônico com acordes contendo três notas, usando combinações dos intervalos entre as diferentes notas da escala cromática. Na segunda parte, iremos analisar diversos fatores de natureza sintática, incluindo a tonalidade, a parcimônia, o grau de dissonância, aspectos estocásticos e o conceito de intertextualidade na música.

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Biografia do Autor

Liduino José Pitombeira de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Liduino Pitombeira é professor de composição na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro e integra o grupo de pesquisa MusMat (PPGM-UFRJ). Suas obras têm sido executadas por diversos conjuntos no Brasil e no exterior, entre eles o Quinteto de Sopros da Filarmônica de Berlim e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Pitombeira é doutor em Composição e Teoria pela Louisiana State University (EUA). Possui diversos artigos publicados em periódicos científicos e anais de congressos no Brasil. É membro da Academia Brasileira de Música, ocupando a cadeira nº 28.

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Publicado

2024-09-19

Como Citar

OLIVEIRA, Liduino José Pitombeira de. Quantificação do grau de dissonância cromático como ferramenta de planejamento composicional: uma proposta pedagógica. Orfeu, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. e0104, 2024. DOI: 10.5965/2525530409022024e0104. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/25478. Acesso em: 20 nov. 2024.