Black Bottom Blues: reflexões etnomusicológicas e historiográficas sobre estereótipos do Blues
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530409012024e0204Palavras-chave:
Blues, estereótipos do Blues, matrizes do Blues, revisionismo históricoResumo
Nosso objetivo é interrogar certas concepções sedimentadas sobre o Blues e mostrar como estas operaram ruídos semântico-hermenêuticos que, por vezes, impediram uma compreensão mais ampla e complexa desse centenário gênero musical afro-americano. A partir de análises e argumentações que consideram o Blues como uma manifestação dinâmica e processual, buscou-se aprofundar a compreensão estrutural inextricavelmente relacionada a fatores sócio-histórico-culturais. Dessa forma, alguns estereótipos e verdades essencialistas estabelecidas foram colocados em xeque: os que reduzem o Blues a uma forma de canção folclórico-popular essencialmente lamentosa e triste. Estes reducionismos, intencionais ou não, acabaram por excluir análises do Blues mais celebrativo, alegre, malicioso e dançante, ou seja, elementos que vão além das matrizes laborais-religiosas com suas cargas de sofrimento e/ou drama. A partir da pêntade reflexiva composta por estrutura, processo, função, significação e hermenêutica, focamos na busca por conceituações e revisões teórico-analíticas fundamentadas em diálogos transdisciplinares entre Etnomusicologia, Musicologia, História, Antropologia e Sociologia.
Downloads
Referências
ABBOTT, Lynn e SEROFF, Doug. The Original Blues: The Emergence of the Blues in African American Vaudeville. USA: University Press of Mississippi, 2017.
BASTIN, Bruce. Red River Blues. Chicago: University of Illinois Press, 1995.
BERENDT, Joachim E. O Livro do Jazz. São Paulo: Perspectiva, 1975.
BLACKING, John. "Música, Cultura e Experiência". In: Cadernos de campo, São Paulo, Nº16, pg. 201-218, 2007. Acessado em: 03/2024.
Disponível em: https://www.revistas.usp.br/cadernosdecampo/article/view/50064
BLACKING, John. Venda Children’s Songs: a Study in Ethnomusicological Analysis. Chicago/London: University of Chicago Press, 1995.
BLESH, Rudi. Combo: oito estórias do jazz. São Paulo: Cultrix, 1971.
BLESH, Rudi. Shining Trumpets: A History Of Jazz. New York: Alfred A. Knopf, 1949.
BORGES, Marana. "O predomínio das memórias frente ao romance nas narrativas a respeito da ditadura militar brasileira." In: Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (58), 1–12, 2019. https://doi.org/10.1590/2316-40185813. Acessado em: 03/2024.
BROONZY, Big Bill; BRUYNOGHE, Yannick. Big Bill Blues. USA: Cassell, 1955.
CALT, Stephen. Notas no LP: Bo Carter: Banana in Your Fruit Basket, 2002.
CARVALHO, José Jorge de. "Um Panorama da Música Afro-brasileira". In: Série Antropologia 275. Brasília: Depto. Antropologia, 2000.
CERBONCINI, Dmitri. Sentinelas da Tradição - A Constituição da Autenticidade no Samba e no Choro. São Paulo: Edusp, 2018.
CHARTERS, Samuel B. The Poetry of the Blues. New York: Dover Publications, 1993.
CHARTERS, Samuel B. The Country Blues. USA: Da Capo Press, 1959.
CHASE, Gilbert. Do Salmo ao Jazz. Rio de Janeiro: Globo, 1957.
COOK, Nicholas. A Guide to Musical Analysis. London: W.W. Norton & Company, 1992.
DAVIS, Francis. The History of the Blues. USA: Da Capo Press, 2003.
DAVIS, Angela. Blues Legacies and Black Feminism: Gertrude "Ma" Rainey, Bessie Smith, and Billie Holiday. USA: Vintage Books, 1998.
DEVI, Debra. The Language of the Blues. USA: True Nature Books, 2012.
FLOYD, Samuel. The Power Of Black Music. USA: Oxford University Press, 1995.
GATES JR, Henry Louis. The Signifying Monkey. USA: Oxford University Press, 1989.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.
GEERTZ, Clifford. O Saber Local. Rio de Janeiro: Vozes, 1997.
GEBHARDT, Nicholas. Vaudeville melodies. USA: The University of Chicago Press, 2017.
GOIA, Ted. Delta Blues. USA: W. W. Norton & Company, 2009.
HAMILTON, Marybeth. In The Search Of The Blues. EUA: Basic Books, 2009.
HAMILTON, Marybeth. "Sexuality, Authenticity and the Making of the Blues Tradition". In: Past & Present No. 169 (Nov. 2000), pp. 132-160, Oxford University Press. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/651266. Acessado em: 03/2024.
HERZHAFT, Gérard. Blues. Campinas: Papirus, 1986.
HOBSBAWM, Eric J. História Social do Jazz. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.
HUMPHREY, Mark A. "Luzes Brilhantes na Cidade Grande: o Blues Urbano". In: Coleção Mestres do Blues. Barcelona: Altaya, 1993.
JAKOBSON, Roman. Linguística e comunicação. Tradução de Izidoro Blikstein. São Paulo: Cultrix, 1975.
JOHNSON, Guy B. Double Meaning in Popular Negro Blues. In: Journal of Abnormal Psychology 22.1, 1927, pp.12-20. Disponível em:
https://pep-web.org/search/document/IJP.008.0534A Acessado em: 03/2024.
JONES, Le Roi. O jazz e sua influência na cultura americana. Rio de Janeiro: Record, 1964.
KEIL, Charles. Urban Blues. USA: University of Chicago Press, 1966.
KUBIK, Gerhard. African and the Blues. USA: University Press of Mississippi, 1999.
LE BRETON, David. As Paixões Ordinárias. Petrópolis: Vozes, 2006.
LIEB, Sandra. Mother of the Blues. USA: University of Massachusetts Press, 1983.
LOMAX, Alan. The Land Where the Blues Began. USA: Library of Congress, 1993.
LOMAX, John A. Cowboy Songs and Other Frontier Ballads. USA: Collier Books, 1938.
MARTIN, Denis-Constant. A Herança Musical da Escravidão. Tempo, 2009, pp.15-41. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/tem/v15n29/02.pdf Acessado em: 03/2024.
MERRIAM, Alan. The Anthropology of Music. Northwestern University Press, 1964.
MERTON, Robert. "Insiders and outsiders". In.: American Journal of Sociology, v. 78, n. 1, 1972, p. 9-47. https://www.jstor.org/stable/2776569 Acessado em: 03/2024
MIDDLETON, Richard. Studying Popular Music. USA: Open University Press, 1990.
MILLER, Manfred. "O Blues", in História do Jazz. São Paulo: Abril Cultural, 1975.
MINTZ, Sidney & PRICE, Richard. O Nascimento da Cultura Afro-americana: Uma perspectiva antropológica. Rio de Janeiro: Pallas Editora, 2003.
MONOD, Davi. ’Ev’rybody’s Crazy ’Bout the Doggone Blues’: Creating the Country Blues in the Early Twentieth Century. Journal of Popular Music Studies, Volume 19, Issue 2, 2007, pp.179–214.
MOORE, A. F. Rock: The Primary Text. Buckingham, PA: Open University Press, 1993.
MORRIS, Charles. Fundamentos da Teoria dos Signos. Portugal: Universidade da Beira Interior, 1976.
MUGGIATI, Roberto. Blues - Da Lama à Fama. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.
MURRAY, Albert. Stomping The Blues. University of Minnesota Press, 2017.
OAKLEY, Giles. The Devil's Music. Nova York: DaCapo Press, 1997.
OBRECHT, Jas. "See See Rider Blues" – Gertrude "Ma" Rainey (1924). Added to the National Registry: 2004. https://www.loc.gov/static/programs/national-recording-preservation-board/documents/Ma%20Rainey.pdf
ODUM, Howard W. Negro Workaday Songs. USA: Library of Wellesley College, 1926.
OLIVER, Paul. Savannah syncopators: African retentions in the blues. USA: Studio Vista, 1970.
OLIVER, Paul. The Story Of The Blues. USA: 1960.
OLIVER, Paul. "Gospel". In: OLIVER, Paul; HARRISON, Max; BOLCOM, William. Gospel, Blues e Jazz. São Paulo: L&PM, 1990.
PALMER, Robert. Deep Blues: A Musical and Cultural History, from the Mississippi Delta to Chicago's South Side to the World. New York: Penguin Books, 1981.
PEDRO, Josep. La Sintaxis del Blues. 2012. Disponível em: https://bluesvibe.com/2012/04/21/la-sintaxis-del-blues/ Acessado em: 03/2024.
PIKE, Keneth L. "On the Emics and Etics of Pike and Harris". In: HEADLAND, Thomas N.; PIKE, Keneth L.; HARRIS, Marvins (Ed.). Emics and Etics: the insider/outsider debate. Forntiers of Anthropology 7. Londres: Sage publications, 1990. Acessado em 03/2024.
RAMOS, Alcida. "Ensaio sobre o não entendimento interétnico". In: Série Antropologia. 444. 2014. http://dan.unb.br/images/doc/Serie_444.pdf Acessado em: 03/2024.
RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala?. Belo Horizonte: Letramento, 2017.
ROCHA, Alexandre Eleutério. Hokum blues: erotismo e humor em uma vertente musical silenciada. Dissertação apresentada no PPG em Música, Universidade de Brasília, 2022.
ROCHA, Alexandre Eleutério; PEREIRA, Flávio Santos; CAYÓN DURÁN, Luis Abraham. Entre cantoras, matronas e poetas: significando o Blues. Orfeu, Florianópolis, v. 7, n.2, 2022, pp.2-29.
SCHWARTZ, Roberta Freund. How Blue Can You Get? In: American Music, vol. 36 no. 3, 2018, pp.367-393. Project MUSE muse.jhu.edu/article/710715 Acessado em: 03/2024.
STEARNS, Marshall. A História do Jazz. São Paulo: Livraria Martins, 1964.
STEFANI, Gino. Uma Teoria de Competência Musical. In: Música e Cultura n. 02, 1987. https://www.abet.mus.br/wp-content/uploads/2021/12/5_vol_2_stefani.pdf. Acessado em: 03/2024.
SZWED, John F. "Música Negra: Renovação Urbana". In: COFFIN III, Tristram, O Folclore dos Estados Unidos. São Paulo: Cultrix, 1970.
TAFT, Michael. The blues lyric formula. New York: Routledge, 2006.
TAGG, Philip. "Análise musical para ‘não-musos’: a percepção popular". In: Per Musi, Belo Horizonte, n.23, 2011, p.7-18.
THOMAS, Gates. South Texas Negro Work Songs. In: Publications of the Texas Folk Lore Society 5, 1926. https://muse.jhu.edu/chapter/2472752 .Acessado em: 03/2024.
ULANOV, Barry. A História do Jazz. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1957.
VELHO, Otavio. Globalização: Antropologia E Religião. Mana 3(1), 1997, pp.133-154. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/mana/v3n1/2458.pdf . Acessado em: 03/2024.
WALD, Elijah. Escaping the Delta. USA; Amistad, 2004.
WALD, Elijah. The Blues: A Very Short Introduction. USA: Oxford University Press, 2010.
WHITE, Newman Ivey. American Negro Folk Songs USA: Literary Licensing, 1928.
WORK, John W. American Negro Songs and Spirituals: A Comprehensive Collection of 230 Folk Songs, Religious and Secular. NY: Bonanza books, 1940.
WORK, John W. Folk Song of the American Negro. Nashville: Fisk University, 1915
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Antenor Ferreira Corrêa, Alexandre Eleutério Rocha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.