Epistemologia da formação em música: reflexões para sua constituição

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530409022024e0201

Palavras-chave:

saberes docentes em música, estágio supervisionado em música, formação docente em música, licenciatura em música

Resumo

O artigo tem como objetivo refletir sobre uma teoria da formação docente em música, com base nos referenciais empregados em pesquisas dos campos da Música e Educação Musical sobre esta temática. Baseando-se em uma pesquisa interinstitucional que analisou 220 trabalhos acadêmicos publicados nos últimos 30 anos e adotando a bricolagem metodológica como procedimento, discutem-se perspectivas teóricas das pesquisas de Música e Educação Musical que tematizaram a formação docente, além de analisar os impactos para as suas diferentes concepções. Os resultados foram estudados a partir de quatro categorias, consideradas como dimensões, a fim de entender o progresso dos conceitos na área. Assim, identificou-se um conjunto de saberes, que têm sido discutidos e teorizados, contribuindo para a constituição de uma cultura docente na área da Música. Por outro lado, alerta-se para a necessidade de que outras possibilidades sejam exploradas, sobretudo, partindo-se de teorias nascidas da própria Música.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica de Almeida, Universidade de Brasília

Professora no Curso de Licenciatura em Música e no Programa de Pós-graduação em Música da Universidade de Brasília (UnB). Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Desenvolve e orienta pesquisas sobre formação e atuação de professores, especialmente, de música, em diferentes contextos através de abordagens (auto)biográficas. Participou do Programa Residência Pedagógica como orientadora (2018) e como coordenadora institucional (2020), além de ter composto a equipe de redatores do Currículo do Estado de Roraima (Arte), em 2018. Integra a diretoria da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) como secretária.

Ziliane Lima de Oliveira Teixeira, Universidade Federal de Alagoas

Professora no Curso de Música da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), atuando nas áreas de Educação Musical e Estágio Supervisionado.  Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Mestra em Música pela Universidade de Aveiro, Portugal (2011). Líder do grupo Laboratório de Pesquisas e Práticas em Educação Musical (LaPPEM-CNPq) vinculado ao Curso de Música da UFAL. Integra o Movimento (Auto)Biográfico em Educação Musical no Brasil e faz parte da diretoria da Associação Brasileira em Educação Musical (ABEM).

Referências

ALARCÃO, Isabel. Reflexão crítica sobre o pensamento de D. Schön e os programas de formação de professores. R. Fac. Educ., São Paulo, v. 22, n. 2, p. 11-42, 1996. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rfe/article/view/33577/36315. Acesso em: 29 dez. 2022.

ALMEIDA, Jéssica. Quando em dois somos muitos: histórias de vida dialogadas e a atuação do professor de música na Educação Básica. 99f, Dissertação, Mestrado em Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.

ALMEIDA, Jéssica. Biografia músico-educativa: produção de sentidos em meio à teia da vida. 368f, Tese, Doutorado em Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2019.

ALMEIDA, Jéssica; LOURO, Ana Lúcia. Biografia músico-educativa: aspectos teóricos e metodológicos. Revista da ABEM, v. 27, n. 42, p. 94-112, 2019. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaABEM/index.php/revistaabem/article/view/806. Acesso em: 11 mai. 2023.

ALMEIDA, Jéssica de. Perspectivas da pesquisa (auto)biográfica para a educação musical: um exercício metanarrativo. Revista Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 12 - 24, abr. 2022. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/21612. Acesso em: 29 nov. 2022.

ALMEIDA, Jéssica de; TEIXEIRA, Ziliane Lima de Oliveira. Formação do professor de música: contextos e interfaces. Educação, Santa Maria, v. 48, p. 1-47, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/67949/61157. Acesso em: 20 jun. 2024.

AMATO, Daniel, Chris. Uma análise comparativa das matrizes curriculares de Cursos de Licenciatura em Música: as disciplinas de práticas vocais nas modalidades EaD e Presencial. Olhares & Trilhas, Uberlândia, v. 22, n. 1, p. 40-60, 2020. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/issue/view/1900/347. Acesso em: 11 mai. 2023.

ANDERS, Fernanda. Fazendo música juntos: narrativas de integrantes do conjunto de flautas doce da UERGS. 239f, Tese, Doutorado em Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2019.

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de (Org.). Formação de professores no Brasil (1990-1998). Brasília: MEC/Inep/Comped, 2002. (Série Estado do Conhecimento, 6).

ARAÚJO, Rosane Cardoso de. Formação docente do professor de música: reflexividade, competências e saberes. Música Hodie, v. 6, n. 2, p. 141-152, 2006. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/1586/12061. . Acesso em: 11 mai. 2023.

AZEVEDO, Maria Cristina de C. C. de. Os saberes docentes na ação pedagógica dos estagiários de música: dois estudos de caso. 449f, Tese, Doutorado em Música, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.

BARROS, Matheus Henrique da F. Saberes docentes e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no Curso de Licenciatura em Música da UFPE. 140, Dissertação, Mestrado em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016

BARROS, Matheus Henrique da F.; ALMEIDA, Cristiane Maria G. Saberes Docentes relacionados às Tecnologias na formação de professores de Música. Ouvirouver, Uberlândia, v. 15, n. 1, p. 30-42, 2019. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/46999 Acesso em: 11 mai. 2023.

BEINEKE, Viviane. O conhecimento prático do professor: uma discussão sobre as orientações que guiam as práticas educativo musicais de três professoras. Em Pauta, v. 12, n. 18/19, p. 95-129, 2001. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmPauta/article/view/8538. Acesso em: 11 mai. 2023.

BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro. Escola: Licenciatura em Música – Pedagogia: Compartilhando espaços e saberes na formação inicial de professores. Revista da ABEM. Porto Alegre, v.7, 2002, p.41-48. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revista_abem/ed7/revista7_artigo4.pdf. Acesso em: 11 mai. 2023.

BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro. Formação de professores e educação musical: a construção de dois projetos colaborativos. Revista do Centro de Educação da UFSM, Santa Maria, v. 28, n. 2, p. 37-45, 2003. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/4152. Acesso em: 11 mai. 2023.

BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro. Educação Básica e Educação Musical: formação, contexto e experiências formativas. InterMeio, Campo Grande, MS, v. 19, n. 37, p. 76-94, jan/jun. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2362. Acesso em: 11 mai. 2023.

BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro. Formação de professores de música: desafios éticos e humanos para pensar possibilidades e inovações. Revista da ABEM, Londrina, v. 24, n. 36, p. 8-22, 2016. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/595. Acesso em: 11 mai. 2023.

BENVENUTO, João Emanoel Ancelmo. Estágio curricular e formação do habitus docente em Educação Musical. 90f, Dissertação, Mestrado em Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012.

BRZEZINSKI, Iria (Org.) Formação de profissionais da educação (1997-2002). Brasília, DF: MEC/Inep, 2006. (Série Estado do Conhecimento, 10).

BRZEZINSKI, Iria (Org.). Formação de profissionais da educação (2003-2010). Brasília, DF: MEC/Inep, 2014. (Série Estado do Conhecimento, 13).

CARVALHO, Carla; URIARTE, Mônica Zewe. Pibid e o ensino de música: constituição docente, políticas públicas e legitimação da educação musical na escola básica. Revista Cocar, Belém, v. 12, n. 23, p. 114-144, 2018. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1721. Acesso em: 11 mai. 2023.

CERESER, Cristina Mie Ito; et al. Contribuições do PIBID na formação de educadores musicais da UCS. Revista Interdisciplinar de Ciência Aplicada, v. 3, n. 5, p. 45-47, 2018. Disponível em: https://sou.ucs.br/revistas/index.php/ricaucs/article/view/61. Acesso em: 11 mai. 2023.

CORRÊA, André Garcia. Bases de conhecimento docente em Educação a Distância: um estudo sobre educação musical. 139f, Dissertação, Mestrado em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.

CORRÊA, Juliane Riboli. Narrativas de um caminhar para si com os outros: experiências formativas inclusivas junto a um grupo de estudantes de música. 241f, Tese, Doutorado em Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2018.

DEL-BEN, Luciana. Múltiplos espaços, multidimensionalidade, conjunto de saberes: idéias para pensarmos a formação de professores de música. Revista da ABEM, Porto Alegre, n. 8, p. 29-32, 2003. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/412. Acesso em: 11 mai. 2023.

DINIZ, Leila Negrini. Processos de uma experiência de docência: ensinando e aprendendo a ser professora de música. 223f, Tese, Doutorado em Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.

ESPERIDIÃO, Neide. Educação musical e formação de professores suíte e variações sobre o tema. 301 f, Tese, Doutorado em Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

GAULKE, Tamar Genz. O desenvolvimento profissional de professores de música da educação básica: um estudo a partir de narrativas autobiográficas. 228f, Tese, Doutorado em Música, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

GOODSON, Ivor, F. Dar voz ao professor: as histórias de vida dos professores e o seu desenvolvimento profissional. In: NÓVOA, António (Org.) Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 2013, p. 63-78.

KRAEMER, Rudolf-Dieter. Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-musical. Trad. Jusamara Souza. Revista Em Pauta, Porto Alegre, v. 11, n. 16/17, p. 50-75, 2000. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/EmPauta/article/view/9378. Acesso em: 11 mai. 2023.

KINCHELOE, Joe, L. O poder da bricolagem: ampliando os métodos de pesquisa. In: KINCHELOE, Joe, L.; BERRY, Kathleen, S. (Org.) Pesquisa em Educação: conceituando a bricolagem. Tradução de Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: ArtMed, 2007, p. 15-38.

LIMA, Hebe de Medeiros. Formação docente transdisciplinar: uma proposta curricular nos cursos de licenciatura em música da UECE e da UFC de Fortaleza-CE. 157f, Mestrado em Educação Brasileira, Universidade Federal de Ceará, Fortaleza, 2013.

MARINO, Gislene; RODRIGUES, Fernando Macedo. Contribuições do Pibid/Música para a formação docente e para o ensino de música na educação básica. Modus, v. 12, n. 1, p. 81-91, 2018. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/gtic-modus/article/view/3520. Acesso em: 11 mai. 2023.

MATEIRO, Teresa. A formação universitária do professor de música e as políticas educacionais nas reformas curriculares. Revista do Centro de Educação, Santa Maria, UFSM, v. 28, n. 2, p. 1-9, 2003a. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/4151. Acesso em: 11 mai. 2023.

MATEIRO, Teresa. O comprometimento reflexivo na formação docente. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 8, p. 33-38, 2003b. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/413. Acesso em: 11 mai. 2023.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Formação continuada e complexidade da docência: o lugar da universidade. In: EGGERT, Edla et al. Trajetória e processos de ensinar e aprender: didática e formação de professores. Porto Alegre, EdiPUCRS, 2008, p. 389-409.

NÓVOA, António (Org.) Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 2013.

NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, António (Coord.) Os professores e a sua formação. 2. ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1997. p. 15-33.

PENNA, Maura. Não basta tocar? Discutindo a formação do educador musical. Revista da ABEM, Porto Alegre, n. 16, p. 49-56, 2007. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/291. Acesso em: 11 mai. 2023.

PENNA, Maura. Mr. Holland, o professor de música na educação básica e sua formação. Revista da ABEM, v. 18, n. 23, p. 25-33, 2010. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/212. Acesso em: 11 mai. 2023.

PEREIRA, Júlio Emílio Diniz. As licenciaturas e as novas políticas educacionais para a formação docente. Educação & Sociedade, ano XX, n. 68, p. 109-125, 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/F3tFhqSS5bXWc5pHQ3sxkxJ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 29 dez. 2022.

PEREIRA, Marcos Villela. Traços de fundamentalismo pedagógico na formação de professores. Revista Iberoamericana de Educación, n. 47/5-25, p. 1-12, 2008. Disponível em: https://rieoei.org/historico/deloslectores/2157Villela.pdf. Acesso em: 18 mai. 2023.

PEREIRA, Marcus V. M. Estágio supervisionado em música: decompondo a prática para tornar visível o conhecimento pedagógico. InterMeio, Campo Grande, v. 28, n. 55, p. 66-93, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/1723. Acesso em: 11 mai. 2023.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999, p. 15-34.

PIMENTA, Selma Garrido. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (Org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2006, p. 17-52.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. Revisão técnica José Cerchi Fusari. 8ª edição, São Paulo: Cortez, 2017.

RECK, André Müller. Narrativas religiosas no ensino superior em música: uma abordagem (auto)biográfica. 206 f, Tese, Doutorado em Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2017.

RODRIGUES, Eunice da Rocha. “Cada passo é uma vitória”: saberes que norteiam a formação e atuação de professores de música com alunos idosos. 201f, Dissertação, Mestrado em “Música em Contexto”, Universidade de Brasília, Brasília, 2009.

RODRIGUES, Cicera Sineide, D. et al. Pesquisa em educação e bricolagem científica: rigor, multirreferencialidade e interdisciplinaridade. Cadernos de Pesquisa, v. 46, n. 162, p. 966-982, 2016, Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3720. Acesso em: 11 mai 2023.

SANTOS, Alexandre Henrique dos. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Educação Musical: um estudo sobre a relação das licenciaturas em música com o fenômeno tecnológico. 188f, Dissertação, Mestrado em Música, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2015.

SANTOS, Wellington Tavares dos. Educação musical e formação de professores. R.cient./FAP, Curitiba, v. 2, p. 59-71, 2007. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/1722. Acesso em: 11 mai. 2023.

SARTI, Flavia Medeiros. O triângulo da formação docente: seus jogadores e configurações. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 2, p. 323-338, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/XDkdqsW6GDJsWVCx7JmMPyg/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 29 dez. 2022.

SERAFIM, Gisele de S.; TAVARES, Andrezza M. B. do N.; SANTOS, Fábio A. A. dos. Epistemologia da prática profissional docente: um estudo acerca dos saberes docentes. Revista Epistemologia e Práxis Educativa, Teresina, v. 4, n. 3, p. 1-14, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/1900/1727. Acesso em: 29 dez. 2022.

SCHÖN, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, António (Coord.) Os professores e a sua formação. 2. ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote, p. 77-92, 1995.

SCHÖN, Donald. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Tradução: Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Editora Artmed, 2000.

SOUZA, Siméia A. Aprendizagem da docência: a mobilização dos saberes dos licenciandos em música no contexto do Programa de Iniciação à Docência - Pibid. 159f, Dissertação, Mestrado em Educação, Universidade Federal de Feira de Santana, Feira de Santana, 2018.

SUBTIL, Maria José D. Possibilidades e limites da formação do professor de Arte e da educação artística escolar na perspectiva de humanização. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 11, n. 3, p. 897-916, 2016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/8836. Acesso em: 11 mai. 2023.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 16. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

TARDIF. Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: Elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas conseqüências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, n. 13, p. 5-24, 2000.

XISTO, Caroline Pozzobom. A formação e a atuação profissional de licenciados em música: um estudo na UFSM. 200f, Dissertação, Mestrado em Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.

Downloads

Publicado

2024-08-30

Como Citar

ALMEIDA, Jéssica de; TEIXEIRA, Ziliane Lima de Oliveira. Epistemologia da formação em música: reflexões para sua constituição. Orfeu, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. e0201, 2024. DOI: 10.5965/2525530409022024e0201. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/25348. Acesso em: 20 nov. 2024.