Panorama da produção da área Artes/música apresentada em artigos publicados em periódicos brasileiros listados no Qualis CAPES (2017-2020) ao longo dos dez anos compreendidos entre 2013-2022
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530409022024e0204Palavras-chave:
produção científica em música, temas e subtemas em música, a´rea Artes/Música, Qualis CapesResumo
Este artigo busca delinear o perfil da pesquisa em Música no Brasil, explicitada na publicação de artigos, ressaltando áreas e subáreas temáticas, bem como listar as instituições responsáveis pela difusão dos mesmos. Em se tratando de ciência, a comunicação escrita ainda consiste no principal veículo de divulgação de novos conhecimentos, oriundos das pesquisas. Esta forma tradicional de divulgação é feita, basicamente, por meio de documentos convencionais, como artigos de revistas. Este é o ponto que permitiu uma primeira indagação sobre o lugar e o alcance das práticas de pesquisa relacionadas à música. Para dar cabo a este estudo, utilizou-se de dados levantados junto aos periódicos listados na avaliação do quadriênio 2017-2020, do Qualis Capes, disponível na Plataforma Sucupira, tendo como período de análise os dez anos compreendidos entre 2013 e 2022. Deste contexto listaram-se e quantificaram-se todos os periódicos da área Artes/Música com acesso eletrônico, classificados e quantificados quanto a área e a subárea temática. Acredita-se que, com isso, se está contribuindo para a organização dos saberes, colaborando para com a percepção do universo da pesquisa em música e as leituras daqueles ligados a distintas áreas do conhecimento que se dedicam ao estudo da música, nas suas mais diversas nuances.
Downloads
Referências
ANPPOM. Subáreas e STs do XXXII Congresso da ANPPOM. 2022. Disponível em: https://anppom.org.br/xxxii-congresso-da-anppom/sts-e-subareas/. Acesso em: 20 ago. 2023.
BORGES, Renato Pereira Torres. Redes e relações entre as subáreas da pesquisa em música no Brasil a partir da produção bibliográfica do Congresso da ANPPOM. ANAIS [...] V SIMPOM - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PÓS-GRADUANDOS EM MÚSICA. n. V, 2018. Disponível em: https://seer.unirio.br/index.php/simpom/issue/view/283. Acesso em: 22 ago. 2023.
BORGES, Renato. A árvore e a rede: repensando nossa teoria para a área da Música. Opus, v. 28, p. 141, 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.20504/opus2022.28.26. Acesso em: 22 ago. 2023.
CAPES. História e missão. 2014. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/historia-e-missao. Acesso em: 03 mai. 2023.
CAPES. Tabela das áreas de conhecimento. 2020. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/avaliacao/instrumentos/documentos-de-apoio-1/tabela-de-areas-de-conhecimento-avaliacao. Acesso em: 03 mai. 2023.
CAPES. Documento Técnico do Qualis Periódico, 2023. disponível em https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/documentos/avaliacao/avaliacao-quadrienal-2017/DocumentotcnicoQualisPeridicosfinal.pdf. Acesso em: 14 mai. 2023.
CNPQ. Tabela de áreas do conhecimento. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/documents/11871/24930/TabeladeAreasdoConhecimento.pdf/d192ff6b-3e0a-4074-a74d-c280521bd5f7. Acesso em: 04 mai. 2023.
GARVEY, W. D.; GRIFFITH, B. C. Scientific Communication as a Social System: The exchange of information on research evolves predictably and can be experimentally modified. Science, 1 Sep 1967, Vol 157, pp. 1011-1016. Disponível em: https://www.science.org/doi/10.1126/science.157.3792.1011. Acesso em: 24 ago. 2023.
LATINDEX. Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal. Disponível em: https://www.latindex.org/latindex/Solr/Busqueda?idModBus=0&buscar=1933-5342&submit=Buscar. Acesso em: 22 ago. 2022.
MEADOWS, A. J. A comunicação científica. Brasília: Briquet de Lemos, 1999.
MEC. Sistema de Pós-graduação acolhe informação com nova ferramenta. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/35995. Acesso em: 04 mai. 2023.
MIAR. Information Matrix for the Analysis of Journals. Disponível em: https://miar.ub.edu/issn. Acesso em: 22 ago. 2022.
ORLANDI, Eni P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 13. ed. Campinas, SP: Pontes, 2020.
PLATAFORMA SUCUPIRA. Cursos Avaliados e Reconhecidos. Disponível em: https://sucupira-v2.capes.gov.br/sucupira4/programas?area-avaliacao=11&area-conhecimento=467&search=&size=20&page=0. Acesso em 02 jan. 2024.
PLATAFORMA SUCUPIRA. Qualis Periódicos. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf;jsessionid=INwl2aU54duWeISQxzeUBX+8.sucupira-205. Acesso em: 20 ago. 2022.
ZILLE, José Antônio Baêta. Prefácio. In: ROCHA, Edite; ZILLE, José Antônio Baêta (orgs.). Musicologia[s]. Barbacena: UEMG, 2016. (Série Diálogos com o Som, v. 3).
ZILLE, J. A. B., GONÇALVES, C. P. Cenário da produção bibliográfica científica publicada na área de música no Brasil no ano de 2012. Revista Modus, IX, no. 14, Belo Horizonte, mai., 2014, p. 75-94. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/gtic-modus/issue/view/37. Acesso em: 22 mai. 2023.
ZIMAN, J. M. A força do conhecimento. Belo Horizonte: Itatiaia, 1981.
WITTER, C. Produção científica e educação: análise de um periódico nacional. In: WITTER, C. (Org.). Metaciência e psicologia. Campinas: Alínea, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 José Antônio Baêta Zille
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.