Um currículo para o cultivo do músico popular profissional: uma análise da proposta da Bituca – Universidade de Música Popular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530409012024e0202

Palavras-chave:

música popular, currículo, lógicas recontextualizadoras

Resumo

O texto analisa as lógicas de criação curricular para a formação do músico popular profissional, destacando a proposta da Bituca – Universidade de Música Popular. Esta instituição se apresenta como uma alternativa aos currículos tradicionais, que são estruturados com base na música erudita ocidental, especialmente no Ensino Superior. Foram utilizadas como fontes: documentos produzidos pela escola, entrevistas semiestruturadas com coordenadores e mestres da instituição, além das respostas dos egressos da Bituca a um questionário on-line. As ferramentas teóricas da Teoria dos Códigos de Legitimação permitiram desvelar os princípios organizacionais do currículo e compreender as críticas direcionadas aos cursos superiores de música. Os resultados indicam que a lógica de construção curricular da Bituca visa estruturar um processo de formação do músico popular por meio da imersão prática. Esse processo promove a interação com mestres renomados em plena atividade profissional e utiliza um repertório intencionalmente selecionado, focando na música popular brasileira, especialmente a mineira. Assim, a seleção de conhecimentos é flexível, adaptando-se às demandas da prática musical e dos estudantes.

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Biografia do Autor

Marcus Vinícius Medeiros Pereira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor associado da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde dirige o Centro Cultural Pró-Música. Atua como professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação - UFJF, e do Programa de Pós-Graduação em Música da UnB. Lidera o Grupo de Estudos e Pesquisas Observatório das Práticas Musicais, e é membro associado do LCT Centre for Knowledge-Building, coordenando o grupo LCT Brazil. Seus interesses de pesquisa estão no campo da Educação musical, principalmente nos seguintes temas: currículo, sociologia da educação musical, ensino superior em música e educação musical escolar.

Amanda Martins Barbosa, Universidade Federal de Juiz de Fora

Amanda Martins Barbosa é mestre em música pela Universidade de Brasília (UnB). É musicista que atua nos campos erudito e popular, tendo sido aluna da primeira turma da Bituca – Universidade de Música Popular.

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Publicado

2024-06-27

Como Citar

PEREIRA, Marcus Vinícius Medeiros; BARBOSA, Amanda Martins. Um currículo para o cultivo do músico popular profissional: uma análise da proposta da Bituca – Universidade de Música Popular. Orfeu, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. e0202, 2024. DOI: 10.5965/2525530409012024e0202. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/25022. Acesso em: 25 dez. 2024.