Motivação e engajamento em contextos de prática, ensino e aprendizagem de música

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530409012024e0203

Palavras-chave:

motivação, engajamento, teoria do fluxo, música, educação musical

Resumo

A motivação e o engajamento são temas de interesse em diversos estudos teóricos e empíricos. Neste sentido, o presente texto tem como objetivo discutir a relação entre motivação e engajamento em contextos de prática, ensino e aprendizagem de música. Para isso, os conceitos de motivação e engajamento são revisados, assim como a teoria do fluxo para relacionar os temas discutidos no texto. As revisões apresentadas destacam que a motivação e o engajamento interagem de maneira dinâmica, uma vez que a motivação inicial que levou à ação pode ser sustentada pelo engajamento do indivíduo na atividade. Além disso, os processos motivacionais e de engajamento podem ser qualificados de forma a conduzir as pessoas a uma experiência de fluxo. O presente texto também apresenta uma revisão de alguns estudos empíricos sobre a motivação e o engajamento em processos de prática, ensino e aprendizagem de música em diversos contextos como forma de relacionar os aspectos teóricos apresentados com as possibilidades de pesquisas empíricas e aplicações em processos de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Toni, Universidade Federal do Paraná

Anderson Toni possui Doutorado em Música (Educação/Cognição Musical), Mestrado em Música e Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Paraná. Seus interesses acadêmicos estão relacionados com a educação musical e a psicologia da música. Possui experiência de ensino com crianças, jovens e adultos. Além disso, atuou como professor de educação musical na Licenciatura em Música da Universidade Estadual do Paraná (Campus de Curitiba II) e é professor de Arte/Música no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (Campus Campo Novo do Parecis).

Referências

APPLETON, James J.; CHRISTENSON, Sandra L.; KIM, Dongjin; RESCHLY, Amy L. Measuring cognitive and psychological engagement: Validation of the Student Engagement Instrument. Journal of School Psychology, v. 44, p. 427-445, 2006.

ARAÚJO, Rosane Cardoso de. Experiência de fluxo na prática e aprendizagem musical. Música em Perspectiva, v. 1, n. 2, p. 39-52, 2008.

ARAÚJO, Rosane Cardoso de. Motivação e ensino de música. In: ILARI, Beatriz S.; ARAÚJO, Rosane Cardoso de. (Orgs.). Mentes em Música. Curitiba: Editora UFPR, 2010. p. 111-130.

ARAÚJO, Rosane Cardoso de. Crenças de autoeficácia e teoria do fluxo na prática, ensino e aprendizagem musical. Percepta, v. 1, n. 1, p. 55-66, 2013.

ARAÚJO, Rosane Cardoso de. Motivação para prática e aprendizagem de música. In: ARAÚJO, Rosane Cardoso de; RAMOS, Danilo. (Orgs.). Estudos sobre motivação e emoção em cognição musical. Curitiba: UFPR, 2015, p. 45-58.

ARAÚJO, Rosane Cardoso de. (Org.). Educação musical: criatividade e motivação. Curitiba: APPRIS, 2019.

BARKLEY, Elizabeth F. Student engagement techniques: A handbook for college faculty. San Francisco: Jossey-Bass, 2010.

BEMPECHAT, Janine; SHERNOFF, David J. Parental influences on achievement motivation and student engagement. In: CHRISTENSON, Sandra L.; RESCHLY, Amy L.; WYLIE, Cathy. (Eds.). Handbook of research on student engagement. New York: Springer, 2012. p. 315-342.

BOWMAN, Wayne D.; FREGA, Ana Lucía. ¿Qué debe esperar el ofício de la educación musical de la filosofía? In: BOWMAN, Wayne D.; FREGA. (Eds.). Manual Oxford de filosofía em educación musical: um compendio. Buenos Aires: Sb Editorial, 2016. p. 53-74.

BZUNECK, José Aloyseo; BORUCHOVITCH, Evely. Motivação e autorregulação da motivação no contexto educativo. Psicologia: Ensino & Formação, v. 7, n. 2, p. 73-84, 2016.

BZUNECK, José Aloyseo; GUIMARÃES, Sueli E. R. Estilos de professores na promoção da motivação intrínseca: reformulação e validação de instrumento. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 23, n. 4, p. 415-422, 2007.

CHEN, Jason. C. W.; O’NEILL, Susan A. Computer-mediated composition pedagogy: Students’ engagement and learning in popular music and classical music. Music Education Research, v. 22, n. 2, p. 185-200, 2020.

CHRISTENSON, Sandra L.; RESCHLY, Amy L.; WYLIE, Cathy. (Eds.). Handbook of research on student engagement. New York: Springer, 2012.

CLEARY, Timohy; ZIMMERMAN, Barry. A cyclical self-regulatory account of student engagement: Theoretical foundations and applications. In: CHRISTENSON, Sandra L.; RESCHLY, Amy L.; WYLIE, Cathy. (Eds.). Handbook of research on student engagement. New York: Springer, 2012. p. 236-257.

CROSS, Ian; LAURENCE, Felicity; RABINOWITCH, Tal-Chen. Empathy and creativity in group musical practices: Towards a concept of empathic creativiy. In: MCPHERSON, Gary E.; WELCH, Graham F. (Eds.). Handbook of research on student engagement. Vol. 1. New York: Oxford University Press, 2012. p. 337-353.

CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly. Flow: The psychology of optimal experience. New York: Harper & Row, 1990.

CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly. Finding Flow: The psychology of engagement with everyday life. New York: BasicBooks, 1997.

CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly; HERMANSON, Kim. Intrinsic motivation in museums: Why does one want to learn? In: FALK, John H.; DIERKING, Lynn D. (Eds.). Public institutions for personal learning. Washington, DC: American Association of Museums, 1995. p. 67-77.

CUSTODERO, Lori A. Observable indicators of flow experience: a developmental perspective on musical engagement in young children from infancy to school age. Music Education Research, v.7, n. 2, p. 185-209, 2005.

ECCLES, Jacquelynne; WANG, Ming-Te. Part I Commentary: So what is student engagement anyway? In: CHRISTENSON, Sandra L.; RESCHLY, Amy L.; WYLIE, Cathy. (Eds.). Handbook of research on student engagement. New York: Springer, 2012. p. 132-145.

ELLIOTT, David. J.; SILVERMAN, Marissa. Music Matters: A philosophy of music education. 2nd ed. New York: Oxford Press, 2015.

EVANS, Paul. Motivation. In: MCPHERSON, Gary E. (Ed.). The child as musician: A handbook of musical development. 2nd ed. Oxford: Oxford University Press Scholarship Online, 2016. p. 325-339.

EVANS, Paul; RYAN, Richard M. Intrinsic and extrinsic motivations for music performance. In: MCPHERSON, Gary. (Ed.). The oxford handbook of music performance: Development and learning, proficiencies, performance practices, and psychology. Vol. 1. New York: Oxford University Press, 2022. p. 576-603.

FERREIRA, Eliana E. B. A percepção de competência, autonomia e pertencimento como indicadores da qualidade motivacional do aluno. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Marília, Brasil, 2010.

FIGUEIREDO, Camila F. A interação musical e social em ambiente digital de aprendizagem: o adolescente com autismo e o MIROR-impro. Tese (Doutorado em Música). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Brasil, 2020.

FIGUEIREDO, Camila F. Perspectivas sobre o engajamento musical do aluno com autismo: uma revisão narrativa e interdisciplinar In: XXV Congresso Nacional Associação Brasileira de Educação Musical, 2021. Anais… s/l: ABEM, 2021, s/p.

FIGUEIREDO, Edson. Controle ou promoção de autonomia? Questões sobre o estilo motivacional do professor e o ensino de instrumento musical. Revista da ABEM, v. 22, n. 32, p. 77-89, 2014.

FIGUEIREDO, Edson. Professores de instrumento musical e suas estratégias para lidar com a motivação do aluno: um estudo guiado pela Teoria da Integração Organísmica. Opus, v. 29, p. 1-18, 2023.

FIGUEIREDO, Sérgio L. F. Considerações sobre a pesquisa em educação musical. In: FREIRE, Vanda B. (Org.). Horizontes da pesquisa em música. Rio de Janeiro: Letras, 2010. p. 155-175.

FREDRICKS, Jennifer A.; BLUMENFELD, Phyllis C.; PARIS, Alison. School engagement: Potential of the concept, state of the evidence. Review of Educational Research, v. 74, p. 59-119, 2004.

FREDRICKS, Jennifer A.; HOFKENS, Tara L.; WANG, Ming-Te. Addressing the challenge of measuring student engagement. In: RENNINGER, K. Ann; HIDI, Suzanne E. (Eds.). Cambridge handbook of motivation and learning. Cambridge: Cambridge University Press, 2019. p. 689-712.

FURLONG, Michael J.; WHIPPLE, Angela D.; JEAN, Grace St.; SIMENTAL, Jenne; SOLIZ, Alicia; PUNTHUNA, Sandy. Multiple contexts of school engagement: Moving toward a unifying framework for educational research and practice. The California School Psychologist, v. 8, p. 99-113, 2003.

GARCIA, Malinalli P.; DUBÉ, Francis. Stratégies pédagogiques visant le développement des habiletés métacognitives du musicien en formation afin d’optimiser l’efficacité de ses pratiques instrumentales. La Revue musicale OICRM, v. 1, n. 1, s/p, 2012.

GLASS, Don; BEGLE, Annie K. S.; MILLER, Jenelle M. Factors that optimize engagement for diverse learners at arts performances for young audiences. Sage Open, v. 12, n. 3, p. 1-13, 2022.

GOMES, Rita H. S. F. Convite à perversão. Opus, v. 21, n. 1, p. 101-118, 2015.

GREEN, Bart N.; JOHNSON, Claire D.; ADAMS, Alan. Writing narrative literature reviews for peer-reviewed journals: secrets of the trade. Journal of Chiropractic Medicine, v. 5, n. 3, p. 101-117, 2006.

HALLAM, Susan. Musical motivation: Towards a model synthesising the research. Music Education Research, v. 4, n. 2, p. 225-244, 2002.

HALLAM, Susan. Motivation to learn. In: HALLAM, Susan; CROSS, Ian; THAUT, Michael. (Eds.). The oxford handbook of music psychology. 2 ed. Oxford: Oxford University Press, 2016. p. 479-492.

ILARI, Beatriz S. Cognição musical: origens, abordagens tradicionais, direções futuras. In: ILARI, Beatriz S.; ARAÚJO, Rosane Cardoso de. (Orgs.). Mentes em Música. Curitiba: Editora UFPR, 2010. p. 11-34.

JANOSZ, Michael. Part IV Commentary: Outcomes of engagement and engagement as an outcome: Some consensus, divergences, and unanswered questions. In: CHRISTENSON, Sandra L.; RESCHLY, Amy L.; WYLIE, Cathy. (Eds.). Handbook of research on student engagement. New York: Springer, 2012. p. 695-703.

JOSEPH, Dawn; SOUTHCOTT, Jane. Older people in a community gospel choir: Musical engagement and social connection. The Qualitative Report, v. 22, n. 12, p. 3209-3223, 2017.

KAHU, Ella R.; NELSON, Karen. Student engagement in the educational interface: Understanding the mechanisms of student success. Higher Education Research & Development, v. 37, n. 1, p. 58-71, 2018.

LAMONT, Alexandra. Emotion, engagement and meaning in strong experiences of music performance. Psychology of Music, v. 40, n. 5, p. 574-594, 2012.

LESSA, Lizzie M. Aspectos motivacionais da aprendizagem musical dos integrantes da bateria do bloco de carnaval Sargento Pimenta por meio do método O Passo: um estudo com base na Teoria do Fluxo. Dissertação (Mestrado em Música). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Brasil, 2015.

LEUNG, Man C.; CHEUNG, Yuen M. R. Music engagement and well-being in Chinese adolescents: Emotional awareness, positive emotions, and negative emotions as mediating processes. Psychology of Music, v. 48, n. 1, p. 105-119, 2020.

MADALOZZO, Tiago. A prática criativa e a autonomia musical infantis: sentidos musicais e sociais do envolvimento de crianças de cinco anos de idade em atividades de musicalização. Tese (Doutorado em Música). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Brasil, 2019.

MARTIN, Andrew J. Part II Commentary: Motivation and engagement: conceptual, operational, and empirical clarity. In: CHRISTENSON, Sandra L.; RESCHLY, Amy L.; WYLIE, Cathy. (Eds.). Handbook of research on student engagement. New York: Springer, 2012. p. 303-311.

MATEIRO, Teresa; CORDEIRO, Risaelma; ALMEIDA, Jéssica. (Orgs.). Estudantes e professore(a)s de música: estágios vividos e histórias vividas durante a pandemia. São Luiz: EDUFMA, 2022.

NAKAMURA, Jeanne; CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly. The construction of meaning through vital engagement. In: KEYES; Corey L. M.; HAIDT, Jonathan. (Eds.). Flourishing: Positive psychology and the life well-lived. Washington, DC: American Psychological Association, 2003. p. 83-104.

OLIVEIRA, Patrícia F. P. A relação entre as práticas informais de aprendizagem musical e os conteúdos da disciplina de percepção musical: uma proposta pedagógica baseada na Teoria do Engajamento Musical Transformativo. Dissertação (Mestrado em Artes). Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Brasil, 2023

O’NEILL, Susan A. Flow theory and the development of musical performance skills. Bulletin of the Council for Research in Music Education, n. 141, p. 129-134, 1999.

O’NEILL, Susan A. Becoming a music learner: Toward a theory of transformative music engagement. In: MCPHERSON, Gary E.; WELCH, Graham F. (Eds.). The oxford handbook of music education. Vol. 1. New York: Oxford University Press, 2012. p. 163-186.

O’NEILL, Susan A. Opening Conference (Keynote Address): Transformative music engagement: Making music learning matter. In: NASCIMENTO, Marco. A. T.; Stervinou, Adeline A. M. (Orgs.). Educação musical no Brasil e no mundo: reflexões e ressonâncias. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 21-38.

O’NEILL, Susan A. Transformative music engagement and musical flourishing. In: MCPHERSON, Gary E. (Ed.). The child as musician: A handbook of musical development. 2nd ed. Oxford: Oxford University Press Scholarship Online, 2016. p. 606-625.

O’NEILL, Susan A.; SENYSHYN, Yaroslav. On meaning making and student music engagement. In: Proceedings of the ISME 24th International Seminar on Research in Music Education, 24, 2012, Thessaloniki. Anais... Thessaloniki: ISME, 2012, p. 167-176.

OSBORNE, Margaret S.; MCPHERSON, Gary E.; MIKSZA, Peter; EVANS, Paul. Using a microanalysis intervention to examine shifts in musicians’ self-regulated learning. Psychology of Music, v. 49, n. 4, p. 972-988, 2021.

PELS, Fabian; KLEINERT, Jens; MENNIGEN, Florian. Group flow: A scoping review of definitions, theoretical approaches, measures and findings. Plos One, v. 13, n. 12, p. 1-28, 2018.

RAMOS, Danilo; TONI, Anderson. O papel da didática nas emoções e engajamento dos estudantes em uma disciplina de prática musical em conjunto. In: XIX Encontro Regional Sul da Associação Brasileira de Educação Musical, 2020. Anais… s/l: ABEM, 2020, s/p.

REEVE, Johnmarshall. Understanding motivation and emotion. 7th ed. Hoboken: John Wiley & Sons, 2018.

RESCHLY, Amy L.; CHRISTENSON, Sandra L. Jingle, jangle, and conceptual haziness: Evolution and future directions of the engagement construct. In: CHRISTENSON, Sandra L.; RESCHLY, Amy L.; WYLIE, Cathy. (Eds.). Handbook of research on student engagement. New York: Springer, 2012. p. 3-19.

RICHMOND, James; MCLACHLAN, Neil M.; AINLEY, Mary; OSBORNE, Margaret. Engagement and skill development through an innovative classroom music program. International Journal of Music Education, v. 34, n. 2, p. 143-160, 2016.

ROSE-KRASNOR, Linda. Future directions in youth involvement research. Social Development, v. 18, n. 2, p. 497-509, 2009.

RYAN, Richard M.; DECI, Edward L. Intrinsic and extrinsic motivations: Classic definitions and new directions. Contemporary Educational Psychology, v. 25, p. 54–67, 2000.

SHERNOFF, David J.; CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly; SCHNEIDER, Barbara; SHERNOFF, Elisa Steele. Student engagement in high school classrooms from the perspective of flow theory. School Psychology Quarterly, v. 18, n. 2, p. 158–176, 2003.

SKINNER, Ellen A.; PITZER, Jennifer. Developmental dynamics of student engagement, coping, and everyday resilience. In: CHRISTENSON, Sandra L.; RESCHLY, Amy L.; WYLIE, Cathy. (Eds.). Handbook of research on student engagement. New York: Springer, 2012. p. 20-44.

STOCCHERO, Mariana; ARAÚJO, Rosane Cardoso de. Apreciação musical e envolvimento: um estudo sob a perspectiva da teoria do fluxo. Revista NUPEART, v. 10, n. 10, p. 8-29, 2012.

TONI, Anderson. Engajamento e fluxo coletivo: um estudo de métodos mistos com participantes de grupos musicais sobre suas práticas e experiências. Tese (Doutorado em Música). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Brasil, 2023a.

TONI, Anderson. Moods, emotions, and engagement in a music ensemble course: A mixed method study with Brazilian undergraduate students. Opus, v. 29, p. 1-19, 2023b.

TONI, Anderson; ARAÚJO, Rosane Cardoso de. Práticas docentes para o engajamento de estudantes de música em diferentes contextos: um estudo exploratório. In: XXV Congresso Nacional Associação Brasileira de Educação Musical, 2021. Anais… s/l: ABEM, 2021, s/p.

TONI, Anderson; ARAÚJO, Rosane Cardoso de. Engajamento dos estudantes: uma revisão de fundamentações para práticas educativas e suas aproximações com a educação musical Educação (UFSM), v. 48, 1-29, 2023.

TONI, Anderson; VELOSO, Flávio D. D. Prática musical em conjunto: um olhar ao ensino e à aprendizagem. Curitiba: InterSaberes, 2022.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

URBINA, Susana. Fundamentos da testagem psicológica. Porto Alegre: Artmed, 2007.

VELOSO, Flávio D. D.; ARAÚJO, Rosane Cardoso de. Desafios da prática instrumental e autorregulação: um estudo com percussionistas. Revista Vórtex, v. 5, n. 2, p. 1-19, 2017.

VELOSO, Flávio D. D.; ARAÚJO, Rosane Cardoso de. A aprendizagem da performance musical na visão sociocognitiva: aportes da Abordagem Multidimensional da Autorregulação. Opus, v. 25, n. 3, p. 133-157, 2019.

WANG, Ming-Te; HENTY, Daphne A.; DEGOL, Jessica. An integrative development-in-sociocultural-context model for children’s engagement in learning. American Psychologist, v. 74, n. 9, p. 1086–1102, 2019.

WILSON, Emily. “It’s music and we came to play instruments”: Teaching for engagement in classroom music. Tese (Doutorado em Educação Musical). University of Melbourne, Melbourne, Austrália, 2019.

Downloads

Publicado

2024-06-27

Como Citar

TONI, Anderson. Motivação e engajamento em contextos de prática, ensino e aprendizagem de música. Orfeu, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. e0203, 2024. DOI: 10.5965/2525530409012024e0203. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/24946. Acesso em: 30 jun. 2024.