Cantando com as comilanças
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530408022023e0301Palavras-chave:
vocalise, coral infantil, canção infantil, voz infantilResumo
Este trabalho descreve e analisa a obra “Cantando com as comilanças”, sob o ponto de vista de suas contribuições para o campo da literatura do desenvolvimento músico-vocal infantil. Nesse sentido, nos treze exercícios vocais, criados por Juliana Melleiro, identificam-se suas características composicionais, bem como seus objetivos técnicos vocais, quais sejam: expandir a extensão vocal das crianças, explorar os ressonadores faciais, desenvolver diferentes zonas de articulação textual e possibilitar a flexibilidade vocal.
Downloads
Referências
CHAN, Thelma. Divertimentos de corpo e voz. São Paulo: T. Chan, 2001.
DWYER, Ruth. Harmony in Sequence. In: LECK, Henry; JORDAN, Flossie. Creating Artistry Through Choral Excellence. 1 ed. Milwaukee: Hal Leonard, 2009.
GOULART, Diana; COOPER, Malu. Por todo canto: exercícios de técnica vocal para o canto popular. Rio de Janeiro: D. Goulart, 2000.
MARSOLA, Mônica; BAÊ, Tutti. Canto uma expressão: Princípios básicos de técnica vocal. São Paulo: Irmãos Vitale, 2001.
RHEINBOLDT, Juliana Melleiro; SINI, Jefferson; CAVALLARI, Karelin. Cantando com as comilanças. Campinas: Ed. dos Autores, 2023.
SCHNAPPER, Laure. Ostinato. In: SADIE, Stanley (Ed.). The New Groove: Dictionary of music and musicians. 2ed., vol. 18. New York: Oxford University Press, 2001.
ZANDER, Oscar. Regência coral. Porto Alegre: Movimento/Instituto Estadual do Livro, 1979.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Débora Andrade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.