Mapeando o desenvolvimento musical em alunos com as necessidades mais complexas: o projeto sounds of intent

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530408022023e0401

Palavras-chave:

desenvolvimento musical, crianças com deficiência, engajamento

Resumo

Este capítulo tem como foco o projeto Sounds of Intent, que visa mapear o desenvolvimento musical de jovens com as necessidades mais complexas. A partir de 2002, a equipe de pesquisa trabalhou com um grupo de profissionais que atuavam na área - musicoterapeutas, educadores musicais e outros profissionais - para desenvolver descrições precisas e interpretações compartilhadas das diferentes formas e níveis de engajamento musical que observaram entre crianças e jovens com necessidades educacionais especiais. O referencial teórico desenvolvido pela equipe é discutido nessa tradução.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adam Ockelford , University of Roehampton

Adam Ockelford é Professor Titular na Escola de Educação do Centro de Aprendizagem e Desenvolvimento Musical da Universidade de Roehampton, Campus Londres. Estudou na Royal Academy of Music em Londres, antes de embarcar em uma carreira que envolveu performance, composição, ensino, pesquisa. Seu Ph.D. reuniu o pensamento da teoria musical e da psicologia musical, ao investigar como a música intuitivamente faz sentido para todos nós. Hoje, seus interesses de pesquisa são em psicologia musical, educação, teoria e estética - particularmente necessidades educacionais especiais e o desenvolvimento de habilidades excepcionais; aprendizagem, memória e criatividade; a cognição da estrutura musical e a construção do significado musical. Ele tem mais de 100 publicações em seu nome, incluindo 20 livros. Ele é secretário da Society for Education, Music and Psychology Research ('SEMPRE'), presidente da Soundabout, uma instituição de caridade com sede em Oxfordshire no Reino Unido que apoia o fornecimento de música para crianças e jovens com necessidades complexas e fundador do The AMBER Trust, uma instituição de caridade que apoia crianças com deficiência visual em sua busca pela música.

Graham Welch, University College London

Graham F. Welch é Professor Titular de Educação Musical no Instituto de Educação na University College of London. Estudou educação e música no Froebel Educational Institute e na University of London antes de concluir seu mestrado em educação musical e doutorado nas mesmas instituições. Além de lecionar em escolas primárias, ele passou mais de duas décadas como cantor profissional em tempo parcial em Londres. Ele é titular da cátedra de educação musical na University College London (UCL) Institute of Education (antiga Universidade de Londres). Graham épresidente da Society for Education, Music and Psychology Research (SEMPRE) e ex-presidente da International Society for Music Education (ISME). Ele é professor visitante em universidades no Reino Unido e no exterior e é um ex-membro do UK Arts and Humanities Research Council (AHRC) Review College for Music. O número de publicações é de aproximadamente 400. Os principais temas de pesquisa abrangem o desenvolvimento musical, a educação musical, a formação de professores, a psicologia da música, o canto e a ciência da voz e a música na educação especial e na deficiência.

Luciana Fernandes Hamond, Universidade Federal de Mato Grosso

Luciana Fernandes Hamond é docente dos cursos de Bacharelado e de Licenciatura em Música do Departamento de Artes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) atuando nas áreas de Piano e Educação Musical. É Ph.D. em Educação Musical pela University College London (UCL) Institute of Education, Londres, Inglaterra, tendo recebido bolsa CAPES Doutorado Pleno no Exterior. É líder do grupo de pesquisa Piano e Tecnologia (PIANOTEC) registrado no CNPq. Tem interesse nas áreas de pedagogia do piano, tecnologias digitais no ensino e aprendizagem de piano presencial e on-line, e métodos qualitativos em educação musical.

Camila Fernandes Figueiredo, Fundação Catarinense de Educação Especial

Camila Fernandes Figueiredo é doutora e mestra em Educação Musical e Cognição pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Musicoterapia (CMT- Milão). É musicoterapeuta (servidora efetiva do Estado de Santa Catarina) da Fundação Catarinense de Educação Especial e realiza um Pós-Doutorado Junior (PDJ) com bolsa de Pesquisa do CNPq na Universidade do Estado de Santa Catarina e faz parte do Grupo de Pesquisa Educação Musical e Formação Docente.

Referências

CASSIDY, J. Communication disorders: effects on children’s ability to label musical characteristics. Journal of Music Therapy, v. 29, n. 2, p. 113–124, 1992.

CHENG, E.; OCKELFORD, A.; WELCH, G. Researching and developing music provision in special schools in England for children and young people with complex needs. Australian Journal of Music Education, v. 2, p. 27–48, 2009.

DARROW, A. A. A comparison of rhythmic responsiveness in normal and hearing impaired children and an investigation of the relationship of rhythmic responsiveness to the suprasegmental aspects of speech perception. Journal of Music Therapy, v. 21, n. 2, p. 48–66, 1984.

DOWLING, W. J. Melodic information processing and its development. In: DEUTSCH, D. (ed.). The Psychology of Music. New York: Academic Press, p. 413–429, 1982.

FLOWERS, P.; WANG, C. Matching verbal description to music excerpt: the use of language by blind and sighted children. Journal of Research in Music Education, v. 50, n. 3, p. 202–214, 2002.

HARGREAVES, D. The Developmental Psychology of Music. Cambridge: Cambridge University Press, 1986.

JELLISON, J. A content analysis of music research with disabled children and youth (1975–1999). Effectiveness of Music Therapy Procedures: Documentation of Research and Clinical Practice. Silver Spring, MD: The American Music Therapy Association, p. 199–264, 2000.

LECANUET, J.-P. Prenatal auditory experience. In: DELIÈGE, I.; SLOBODA, J. (eds). Musical Beginnings. Oxford: Oxford University Press, p. 3–34, 1996.

MACDONALD, R.; DAVIES, J.; O’DONNELL, P. Structured music workshops for individuals with learning difficulty: an empirical investigation. Journal of Applied Research in Intellectual Disabilities, v. 12, n. 3, p. 225–241, 1999.

MOOG, H. The Musical Experiences of the Pre-school Child. Translated by C. CLARKE. London: Schott, 1976.

OCKELFORD, A. All Join In! A Framework for Making Music with Children and Young People who are Visually Impaired and Have Learning Disabilities. London: Royal National Institute for the Blind, 1996.

OCKELFORD, A. Music in the education of children with severe or profound learning difficulties: issues in current UK provision, a new conceptual framework and proposals for research. Psychology of Music, v. 28, n. 2, p. 197–217, 2000.

OCKELFORD, A. The magical number two, plus or minus one: some limitations on our capacity for processing musical information. Musicae Scientiae, v. 6, p. 177–215, 2006.

OCKELFORD, A. Repetition in Music: Theoretical and Metatheoretical Perspectives. London: Ashgate, 2005.

OCKELFORD, A. Zygonic theory: introduction, scope, prospects. Zeitschrift der Gesellschaft für Musiktheorie, v. 6, n. 2, p. 91–172, 2009.

OCKELFORD, A. The Sounds of Intent project: modelling musical development in children with learning difficulties. Tizard Learning Disability Review, v. 20, n. 4, p. 179–194, 2015.

OCKELFORD, A.; MATAWA, C. Focus on Music 2: Exploring the Musical Interests and Abilities of Blind and Partially-Sighted Children with Retinopathy of Prematurity. London: Institute of Education, 2010.

OCKELFORD, A.; WELCH, G.; JEWELL-GORE, L.; CHENG, E.; VOGIATZOGLU, A.; HIMONIDES, E. Sounds of Intent, Phase 2: Gauging the Music Development of Children with Complex Needs. European Journal of Special Education, v. 26, n. 2, p. 177–199, 2010.

OCKELFORD, A.; WELCH, G.; ZIMMERMANN, S.-A. Music education for pupils with severe or profound and multiple difficulties—current provision and future need. British Journal of Special Education, v. 29, n. 4, p. 178–182, 2002.

OCKELFORD, A.; WELCH, G.; ZIMMERMANN, S.-A.; HIMONIDES, E. Sounds of Intent—mapping, assessing and promoting the musical development of children with profound and multiple learning difficulties. In: Proceedings of “vision 2005” conference, Anais… 4–7 April, 2005. Elsevier: International Congress Series, v. 1282, p. 898–902.

O’DONNELL, P.; MACDONALD, R.; DAVIES J. Video analysis of the effects of structured music workshops for individuals with learning difficulties. In: ERDONMEZ, D.; PRATT, R. (eds). Music Therapy and Music Medicine: Expanding Horizons. Saint Louis: MMB Music, p. 219–228, 1999.

PAPOUŠEK, H. Musicality in infancy research: biological and cultural origins of early musicality. In: DELIÈGE, I.; SLOBODA, J. (eds). Musical Beginnings. Oxford: Oxford University Press, p. 37–55, 1996.

STORDAHL, J. Song recognition and appraisal: A comparison of children who use cochlear implants and normally hearing children. Journal of Music Therapy, v. 39, n. 1, p. 2–19, 2002.

SWEDBERG, O. A comparison of Hearing and Deaf/Hard-of-Hearing Students’ use of Analytic, Figurative and Temporal Language in Descriptions of Music. Unpublished Master of Music Education thesis, College of Music, Florida State University, 2007.

TREHUB, S. The perception of musical patterns by human infants: the provision of similar patterns by their parents. In: BERKLEY, M.; STEBBINS, W. (eds). Comparative Perception; Vol. 1, Mechanisms. New York: Wiley, p. 429–459, 1990.

TREHUB, S. Musical predispositions in infancy: an update. In: PERETZ, I.; ZATORRE, R. (eds). The Cognitive Neuroscience of Music. New York: Oxford University Press, p. 3–20, 2003.

TREVARTHEN, C. Origins of musical identity: evidence from infancy for musical social awareness. In: MACDONALD, R.; HARGREAVES, D.; MIELL, D. (eds). Musical Identities.Oxford: Oxford University Press, p. 21–38, 2002.

WELCH, G. The musical development and education of young children. In: SPODEK, B.; SARACHO, O. (eds). Handbook of Research on the Education of Young Children. Mahwah, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, p. 251–267, 2006.

WELCH, G.; OCKELFORD, A.; ZIMMERMANN, S.-A. Provision of Music in Special Education (PROMISE). London: RNIB/University of London Institute of Education, 2001.

WELCH, G.; OCKELFORD, A.; CARTER, F.-C.; ZIMMERMANN, S.-A.; HIMONIDES, E. ‘Sounds of Intent’: mapping musical behavior and development in children and young people with complex needs. Psychology of Music, v. 37, n. 3, p. 348–370, 2009.

Downloads

Publicado

2023-10-30

Como Citar

OCKELFORD , Adam; WELCH, Graham; HAMOND, Luciana Fernandes; FIGUEIREDO, Camila Fernandes. Mapeando o desenvolvimento musical em alunos com as necessidades mais complexas: o projeto sounds of intent. Orfeu, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. e0401, 2023. DOI: 10.5965/2525530408022023e0401. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/24248. Acesso em: 21 nov. 2024.