O Teatro Carlos Gomes de Blumenau – SC: música e política na identidade cultural blumenauense
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530408022023e0107Palavras-chave:
teatro Carlos Gomes, história da música em Blumenau/SC, Monumento, identidade, representaçãoResumo
Este texto apresenta o surgimento do Teatro Carlos Gomes em Blumenau/SC, considerado um monumento alusivo a identidade e representação da história da comunidade que ali se formou a partir da colonização alemã naquele território. Inicialmente identificado como Teatro Frohsin, pode ser considerado sinônimo da representação simbólica de memórias, disputas de poder e identidades locais. Este artigo apresenta esta instituição como objeto, instrumento e espaço de poder, diante da herança civilizatória a que está associado. A pesquisa tem como base um conjunto de documentos encontrados no Arquivo Histórico José Ferreira da Silva e, a obra Dos camarins ao grande espetáculo: 145 anos de história do Teatro Carlos Gomes, como referência a reflexão acerca das representações identitárias que o espaço evoca a partir de sua monumentalidade, assim como do repertório musical apresentado e sua recepção.
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