Deficiência e capacitismo: o ensino e a aprendizagem musical a partir de práticas pedagógicas anticapacitistas
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530408022023e0114Palavras-chave:
deficiência, capacitismo, ensino e aprendizagem musical, práticas pedagógicas anticapacitistasResumo
Este texto é parte dos estudos de um doutorado em andamento, cuja temática central é a inclusão de estudantes com deficiências e transtornos em contexto de ensino e aprendizagem musical. O objetivo específico deste texto é considerar os modelos de compreensão da deficiência e levantar discussões sobre o capacitismo, entendendo este como uma forma de violência. Para atender a este propósito, o texto foi elaborado na forma de um ensaio, sob o aporte teórico de autoras do campo como Débora Diniz, Marivete Gesser, Isabel Maior e Juliana Segalla. Na seção final, são trazidos alguns exemplos de práticas pedagógicas realizadas por uma das autoras. Conclui-se que para pensar no desenvolvimento de um contexto de ensino e aprendizagem musical com práticas pedagógicas anticapacitistas, é preciso estarmos dispostos a construir uma pedagogia transformadora que esteja alicerçada na flexibilidade, na criatividade, no respeito pela diversidade, na transformação da consciência e no combate às violências cotidianas. Acreditamos que pensar em uma sala de aula de música com práticas pedagógicas anticapacitistas envolve antes de tudo estarmos dispostos a construir uma pedagogia transformadora que esteja alicerçada no respeito pela diversidade.
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