O ensino do piano e o transtorno do espectro do autismo: uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530408012023e0107

Palavras-chave:

transtorno do espectro do autismo, pedagogia do piano, educação musical

Resumo

Buscando compreender as relações entre o Piano e Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) de modo a favorecer as ações dos educadores musicais/professores de piano e contribuir com a produção acadêmica da área de pedagogia do piano, esse trabalho tem como objetivo investigar, por meio de uma revisão sistemática, o conhecimento produzido sobre o ensino de piano para pessoas autistas, até o presente momento.  A busca dos trabalhos foi realizada nas seguintes bases de dados: Periódicos da CAPES, Banco de Teses Brasileiras (BDTD), Portal Brasileiro de Acesso Aberto à Informação Científica (OasisBr), ResearchGate e Scopus, e nos principais periódicos nacionais da área de música. Foram eleitos 15 trabalhos, e a literatura revisada aponta a importância de que o professor conheça estratégias de ensino diversificadas e saiba adequá-las às limitações e potencialidades do aluno, buscando sempre proporcionar vivências musicais significativas no aprendizado do instrumento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Teresa de Souza Neves, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Música – Educação Musical pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestra em Música pela mesma instituição. Licenciada em Artes – ênfase: Música/Piano pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Bolsista CAPES.

Maria Betânia Parizzi, Universidade Federal de Minas Gerais

Educadora musical e pianista. Professora da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da UFMG; mestra, especialista em Educação Musical e bacharela em Piano pela Escola de Música da UFMG.

Natália Nunes, Universidade Federal de Minas Gerais

Acadêmica do Bacharelado em Música – Habilitação em Musicoterapia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bolsista de Iniciação Científica CNPq.

Marina Freire, Universidade Federal de Minas Gerais

Musicoterapeuta. Professora da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutora em Música e mestra em Neurociências pela UFMG. Bacharela em Musicoterapia pela Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp).

Referências

APA – AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

APPLEBAUM, Edward; EGEL, Andrew L.; KOEGEL Robert L.; IMHOFF Barbara. Measuring Musical Abilities of Autistic Children. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 9, n. 3, p. 279-285, 1979.

BAKAN, M. B. Speaking for Ourselves. Conversations of life, music, and autism. [S. l.]: Oxford University Press, 2018.

BAUER, Beth. Ten Characteristics for Teaching Students with Special Needs. Piano Pedagogy Forum, v. 14, n. 1, Jan. 2012.

BERNARDINO, Isabel Maria Filipe Irra Marques. A Música no Desenvolvimento da Comunicação e Socialização da Criança /Jovem com Autismo. Dissertação (Mestrado em Educação Especial no Domínio Cognitivo e Motor) – Instituto Politécnico de Beja, Beja, 2013.

BONOLDI, Ilaria; EMANUELE, Enzo; POLITI Pierluigi. A piano composer with lowfunctioning severe autism. Acta Neuropsychiatrica, v. 21, p. 2-3, 2009.

BORGES, Lucivanda Cavalcante; SALOMÃO, Nádia Maria Ribeiro. Aquisição da Linguagem: Considerações da Perspectiva da Interação Social. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 16, n. 2, p. 327-336, 2003.

BOSO, Marianna; EMANUELE, Enzo; MINAZZI, Vera; ABBAMONTE, Marta, POLITI, Pierluigi. Effect of Long-Term Interactive Music Therapy on Behavior Profile and Musical Skills in Young Adults with Severe Autism. The Journal of Alternative and Complementary Medicine, v. 13, n. 7, p. 709-712, 2007.

BOUVET, L. Auditory local bias reduced global interference in autism. Cognition, v. 131, n. 3, p. 367-72, 2014.

CHEN, Tianqui. A Comparison between Suzuki Method and Traditional Piano Method on Children with Autism Spectrum Disorder: Case Study. J Clin Rev Case Rep, v. 5, Issue 1, p. 67-70, 2020.

DAVIS, Rachel Elizabeth. Approaches to Teaching Music Reading to Piano Students with Autism Spectrum Disorder. Dissertation (Doctorate) – University of South Carolina, Columbia, 2019.

DAWSON, Geraldine; FINLEY, Charles; PHILLIPS, Sheila; GALPERT, Larry; DOHN, A.; GARZA-VILLARREAL, E. A.; HEATON, P.; VUUST, P. Do Musicians with Perfect Pitch Have More Autism Traits than Musicians without Perfect Pitch? Empirical Study. PLoS ONE, v. 7, n. 5, p. e37961, 2012.

FERNANDES, Conceição Santos; TOMAZELLI, Jeane; GIRIANELLI, Vania Reis. Diagnóstico de Autismo no Século XXI: evoluções dos domínios nas categorizações nosológicas. Psicol. USP, v. 31, 2020.

FIGUEIREDO, C. F. A aprendizagem musical de estudantes com autismo por meio da improvisação. 2016. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2016.

FREIRE, Marina. Efeitos da Musicoterapia Improvisacional Musicocentrada no tratamento de crianças pré-escolares com autism. 2014. Dissertação (Mestrado em Neurociências) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014.

FREIRE, Marina. Estudos de musicoterapia improvisacional musicocentrada e desenvolvimento musical de crianças com autismo. 2019. Tese (Doutorado em Música) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019.

FUSAR-POLI, L.; ROCCHETTI, M.; GARDA, M.; POLITI P. “Aut”- sider: the invisible talent of Simona Concaro. Epidemiology and Psychiatric Sciences, v. 26, p. 119-121, 2017.

HILL, Kelli E.; GRIFFITH, Kristin R.; MIGUEL, Caio F. Using equivalence-based instruction to teach piano skills to children. Journal Of Applied Behavior Analysis, n. 9999, p. 1-21, 2019.

JANZEN, T. B.; THAUT, M. H. Rethinking the role of music in the neurodevelopment of autismo spectrum disorder. Music & Science, v. I, p. 1-18, 2018.

KANNER, Leo. Follow-up Study of Eleven Autistic Children. Originally Reported in 1943. Journal of Autism and Childhood Schizophrenia, v. 1, n. 2, p. 119-145, 1971.

KAPLAN, Ronna S.; STELLE, Anita Louise. An Analysis of Music Therapy Program Goals and Outcomes for Clients with Diagnoses on the Autism Spectrum. Journal of Music Therapy, v. XLII, n. 1, p. 2-19, 2005.

KUPFERSTEIN, Henny; WALSH, Bong J. Non-Verbal Paradigm for Assessing Individuals for Absolute Pitch. World Futures, v. 72, issue 7-8, 2015. Disponível em: http://www.tandfonline.com/loi/gwof20.

MOTTRON, L.; PERETZ I.; BELLEVILLE, S.; ROULEAU, N. Absolute pitch in autism: A case study. Neurocase: The Neural Basis of Cognition, v. 5, p. 485-501, 1999.

NEUROTÍPICO. In: DICIO, Dicionário Online de Português. Houaiss, 2022. Disponível em: https://www.houaiss.net/corporativo/apps/www2/v6-0/html/index.php. Acesso em: 15 jan. 2022.

NEVES, M. T.; PARIZZI, B. Piano e Autismo: O que as pesquisas dizem? In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 32., 2022, Natal. Anais […]. [S. l.]: ANPPOM, 2022.

O’CONNEL, Thomas S. The Musical Life of an Autistic Boy. Journal of Autism and Childhood Schizophrenia, v. 4, n. 3, p. 223-229, 1974.

OCKELFORD, Adam. In the key of genius: The extraordinary life of Derek Paravicini. London, United Kingdom: Random House, 2009.

OCKELFORD, Adam. Music, Language and Autism: Exceptional strategies for exceptional minds. London and Philadelphia: Jessica Kingsley Publishers, 2013.

OLIVEIRA, G. C. Desenvolvimento musical de crianças autistas em diferentes contextos de aprendizagem: um estudo exploratório. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Música, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.

OLIVEIRA, G. C. Relações entre Educação Musical Especial e o Desenvolvimento de Comunicação Social em Crianças Autistas. 2020. Tese (Doutorado em Música) – Escola de Música, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020.

OLIVEIRA, Gleisson; FREIRE, Marina; PARIZZI, Betânia; SAMPAIO, Renato. Música e Autismo: ideias em contraponto. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2022.

PENDEZA Daniele; DALLABRIDA Iara Cadore. Educação Musical e TEA: um panorama das publicações nacionais. Revista da ABEM, Londrina, v. 24, n. 37, p. 98-113, jul./dez. 2016.

POLISCHUK, Derek Kealii. Autism Spectrum Disorder Research and its Implications for Music Teachers. American Music Teacher, v. 66, n. 1, p. 15-18, Aug./Sept. 2016.

POLISCHUK, Derek Kealii. Transformational piano teaching: Mentoring students from all walks of life. New York: Oxford University Press, 2019.

PRICE, Scott. All in Day’s Routine: Piano Teaching and Autism. Piano Pedagogy Forum,v. 14, n. 1, Jan. 2012.

RODRIGUES, Beatriz Alexandra de Sacadura. O ensino de piano e a promoção da comunicação não verbal em alunos com Perturbações do Espectro do Autismo. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Música) – Instituto Politécnico de Castelo Branco, Castelo Branco, 2020.

RODRIGUES, Jessika Castro; DEFREITAS JÚNIOR, Áureo Deo. “O diploma é a coisa mais importante do mundo!”: relato de um caso de estudante com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) para adquirir um diploma no curso técnico em música, a partir da visão do aluno e de sua cuidadora. Opus, v. 24, n. 2, p. 140-158, maio/ago. 2018.

SHARDA, Megha, MIDHA, Rashi; MALIK, Supriya; MUKERJI, Shaneel; SINGH, Nandini C. Fronto-Temporal Connectivity is Preserved During Sung but Not Spoken Word Listening, Across the Autism Spectrum. Autism Res, International Society for Autism Research, Wiley Periodicals, Inc., p. 1-13, 2014.

SHORE, Stephen M. The Language of Music: Working with Children on the Autism Spectrum. The Journal of Education, v. 183, n. 2, p. 97-108, 2002.

SILARAT, C. Investigating piano teachers’ perceived effect of Autistic traits on Autistic students’ musical skills. Dissertation (Master in Education) – University of Cambridge, Cambridge, 2020.

SILARAT, C. Piano lessons: fostering Theory of Mind in ASD through imitation. International Journal of Disability, Development and Education, p. 1-15, July 2021.

SILVA, Ana Amélia Pessoa. Comunicação musical e interação social de uma criança autista: um estudo de caso. Dissertação (Mestrado) – Universidade de Aveiro, Aveiro, 2015.

SOO, Wei Sam. Exploring the application of the sounds of intent music-developmental framework for children on the autism spectrum with severe or profound and multiple learning difficulties in relation to piano pedagogy. Thesis (Doctorate). University of Roehampton, London, 2019.

STEELE, Anita Louise. The piano teacher and the handicapped student. In: AGAY, Denes (ed.). The Art of Teaching Piano. United States of America: Yorktown Music Press, 2004. p. 277-300.

STEELE, Anita Louise; FISCHER, Christopher. Adaptive piano teaching strategies for the physically and cognitively handicapped piano student. Journal American Music Teacher, p. 22-25, Feb./Mar., 2011.

THAUT, M. H. Rhythmic intervention techniques in music therapy with gross motor dysfunction. Arts Psychother, v. 15, p. 127-137, 1988.

TRAINOR, L. J.; HANNON, E. E. Musical Development. In: DEUTSCH, D. The Psychology of Music. 3. ed. San Diego, CA: Elsevier, 2013. p. 423-497.

TRUJILLO, Amaury; BUZZI Maria Claudia; BUZZI, Marina; SENETTE, Caterina. A Web application for Teaching Piano to Students with Autism. In: ACM ADVANCED VISUAL INTERFACES CONFERENCE (AVI’20), 2020, New York. Proceedings […]. New York: [s. n.], 2020.

VAN LANGENDOCK, Melanie Fairlie Pearson. Ensino de notas musicais ao piano para um menino com autismo. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019.

WEISS, Michael, W.; SHARDA, Megha; LENSE, Miriam; HYDE, Krista L.; TREHUB, Sandra E. Enhanced Memory for Vocal Melodies in Autism Spectrum Disorder and Williams Syndrome. Autism Res, p. 1-7, 2021.

WIGRAM, Tony. Indications in music therapy: Evidence from assessment that can identify the expectations of music therapy as a treatment for Autistic Spectrum Disorder (ASD): meeting the challenge of evidence based practice. British Journal of Music Therapy, v. 16, n. 1, p. 11-28, 2002.

YOUNG, R. L.; NETTELBECK, T. The Abilities of a Musical Savant and His Family. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 25, n. 3, p. 231-248, 1995.

YU, Yuezhou; SHADD, Warren M.; KLEIFGES, Kelly A.; MYERS; Linda A.; PEARL; Phillip L. Musical Instrument Modifications for Individuals With Neurodevelopmental Disabilities. Music and Medicine, p. 1-5, 2013.

ZELAZO, P. D.; MULLER, U.; FRYE, D.; MARCOVITCH, S. The development of executive function in early childhood. Monographs of the Society for Research on Child Development, 2003.

ZIMMER, Paulyane Nascimento; RODRIGUES, Jéssika Castro; DEFREITAS, Áureo Déo. Educação Musical e Transtorno do Espectro Autista: Análise da Produção em Revistas Brasileiras de Artes/Música Qualis A1 e seus Anais de Eventos Regionais e Nacionais (2006-2016). Revista da ABEM, v. 26, n. 40, p. 149-166, jan./jun. 2018

Downloads

Publicado

2023-07-29

Como Citar

NEVES, Maria Teresa de Souza; FONSECA, Maria Betânia Parizzi; NUNES, Natália; FREIRE, Marina. O ensino do piano e o transtorno do espectro do autismo: uma revisão sistemática. Orfeu, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. e0107, 2023. DOI: 10.5965/2525530408012023e0107. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/23689. Acesso em: 2 maio. 2024.