A mãe de Tarsila: resgatando as obras para piano de Lydia do Amaral
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530408022023e0106Palavras-chave:
Lydia do Amaral, piano, composições, compositores desconhecidos, mulheres compositorasResumo
Este artigo descreve a descoberta de um acervo de manuscritos para piano da compositora Lydia do Amaral (1855?-1948), que permaneceram em quase total desconhecimento até o ano de 2017, quando foram encontrados por familiares dentro de um báu em uma das fazendas da família, perto de Capivari (SP). Para melhor compreender o valor de suas obras, o artigo tem os seguintes objetivos: (1) realizar um breve resumo biográfico da compositora (baseado em entrevistas com seus familiares e em poucas fontes bibliográficas que a mencionam); (2) situar as obras dentro de seu contexto histórico, considerando também a situação e os limites impostos pela sociedade a uma compositora mulher no Brasil na época; (3) apresentar análises e descrições de trechos de três obras representativas do acervo. Como resultado, o artigo demonstra a alta qualidade composicional e refinamento artístico das peças de Lydia do Amaral, incentivando outros pianistas e pesquisadores a explorarem este acervo.
Downloads
Referências
BARROS, Frederico. César Guerra-Peixe e Heitor Villa-Lobos: vanguarda, nacionalismo e nacionalismo de vanguarda. In: Anais do XIV Encontro Regional da ANPUH-RIO. Rio de Janeiro, p. 1-11, 2010.
CAPLIN, William. “Topics and Formal Function: The Case of the Lament”. In: MIRKA, Danuta (ed.), The Oxford Handbook of Topic Theory. Oxford: Oxford University Press, 2014, p. 415-452.
CESETTI, Durval. The narrative of a composer’s biography: some aspects of Szymanowski reception. The Musical Times, v. 150, p. 42-50, Autumn 2009.
CESETTI, Durval. Entrevista de Maria Clara Estanislau do Amaral. Natal, 20 dez. 2022. Entrevista.
CESETTI, Durval. Entrevista de Tarsila (Tarsilinha) do Amaral. Natal, 22 dez. 2022. Entre-vista.
CITRON, Marcia J. “Women and the Lied, 1775-1850”. In BOWERS, Jane; TICK, Judith (ed.), Women making music. Urbana and Chicago: University of Illinois Press, 1986, p. 224-248.
CREPALDE, Neylson J. Villa-Lobos: uma manifestação cultural nacional. Musica Hodie, v. 12, n. 1, p. 232-41, 2012.
FREIRE, Vanda Lima Bellard; PORTELLA, Angela Celis H. Mulheres pianistas e composi-toras, em salões e teatros do Rio de Janeiro (1870-1930). Cuadernos de Música, Artes Visua-les y Artes Escênicas, v. 5, n. 2, p. 61-78, 2010.
KERMAN, Joseph. How we got into analysis, and how to get out. Critical Inquiry, v. 7, n. 2, p. 311-331, 1980.
MOITEIRO, Rita de Cássia. Compositoras brasileiras e o processo de criação musical: uma análise aplicada à musicologia de gênero. Dissertação (Mestrado em Música) - USP, Ribei-rão Preto, 2015.
MOTA, Gisele Pires. Compositoras no Acervo Hermelindo Castello Branco: resgate e divul-gação da biografia e produção cancional de Letícia de Figueiredo e Nênia de Carvalho Fer-nandes. In: Anais do I Simpósio Internacional Música e Crítica. Pelotas (RS), p. 125-32, 2017.
RICE, John A. The morte: a galant voice-leading schema as emblem of lament and composi-tional building-block. Eighteenth-Century Music, v. 12, n. 2, p. 157-181, 2015.
SANTOS, Sônia Duarte. Um diálogo cultural: Tarsila do Amaral. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.
SILVA, Lucas Eduardo da. Nacionalismo, neofolclorismo e neoclassicismo em Villa-Lobos: uma estética dos conceitos. Dissertação (Mestrado em Artes) ,- USP, São Paulo, 2011.
SILVA, Dalmo Souza e. Tarsila do Amaral: ensaio sobre “brasilidade”. Extraprensa, ano IX, n. 16, p. 55-60, 2015.
SOUZA LIMA, João de. Moto perpétuo - autobiografia do maestro Souza Lima. São Paulo: Ibrasa, 1982.
VIANA, Janaína Pereira; ARAGÃO, Daniela Pedreira. Abre alas: subversão e inovação em Chiquinha Gonzaga. Monografia (Especialização em Literatura, Estudos Culturais e Outras Linguagens) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2015.
VOLPE, Maria Alice. Compositores românticos brasileiros: estudos na Europa. Revista Bra-sileira de Música, v. 21, p. 51-76, 1994-95.
WHITE, Hayden. “The historical text as literary artifact”. In: ROBERTS, Geoffrey (editor), The history and narrative reader. London & New York: Routledge, 2001, p. 221-36.
WHITESELL, Lloyd. Men with a past: music and the “anxiety of influence”. 19th-Century Music, v. 18, n. 2, p. 152-67, 1994.
ZHUO, Melody. The reception of Cécile Chaminade’s music and the idea of the woman composer. Senior Honor Thesis (Bachelor of Music) - University of North Carolina at Chapel Hill, Chapel Hill, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Durval Cesetti; Nan Qi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.