Capacitismo e música: discussões a partir do relato de experiência de uma estudante com disfonia espasmódica em um curso de Licenciatura em Música em uma universidade pública brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530408012023e0103

Palavras-chave:

inclusão, capacitismo, ensino superior de música, disfonia espasmódica

Resumo

Capacitismo é entendido como uma forma de preconceito direcionado às pessoas com deficiência. A discussão sobre esse tema é relativamente nova nos cursos superiores de música. Logo, este artigo tem o objetivo de discutir o capacitismo e inclusão no contexto de um curso de Licenciatura em Música, a partir do relato de experiência da autora que tem Disfonia Espasmódica. A discussão foi realizada a partir da literatura encontrada sobre o tema e da experiência pessoal da autora. Os resultados apontam para o quanto as discussões sobre inclusão e capacitismo ainda caminham lentamente dentro do ensino superior de música, apesar das Leis, diretrizes internas e projetos da universidade voltados para a inclusão de pessoas com deficiência, transtornos e síndromes raras. Esperamos que este trabalho possa contribuir com a ampliação da bibliografia específica na área de acessibilidade, inclusão e capacitismo, bem como, na formação de professores de música no ensino superior no que diz respeito à diversidade em sala de aula.

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Biografia do Autor

Mayara Barbosa da Silva, Federal University of Pernambuco

Cantora, zabumbeira e integrante da Banda As Januárias. Professora no Jardim Musical. Licencianda em Música pela UFPE.

Viviane dos Santos Louro, Federal University of Pernambuco

Docente efetiva do departamento de música da UFPE. Doutora em Neurociências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Mestre em Música pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP). Pianista, educadora musical, criminal profile e neurocientista. Coordena a Liga Acadêmica de Neurociências Aplicada e é membro da Comissão de saúde mental e humanização da UFPE; Autora de diversos livros sobre música, neurociências, psicomotricidade, saúde mental e inclusão.

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Publicado

2023-06-20

Como Citar

SILVA, Mayara Barbosa da; LOURO, Viviane dos Santos. Capacitismo e música: discussões a partir do relato de experiência de uma estudante com disfonia espasmódica em um curso de Licenciatura em Música em uma universidade pública brasileira. Orfeu, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. e0103, 2023. DOI: 10.5965/2525530408012023e0103. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/23502. Acesso em: 2 maio. 2024.