Sonata para flauta e piano de Lowell Liebermann: sugestões para a performance do flautista e análise musical em interlocução com o compositor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530407022022e0108

Palavras-chave:

flauta transversal, performance musical, análise musical, forma sonata, Lowell Liebermann

Resumo

Circunscrito ao campo da pesquisa artística, este artigo volta-se à relação entre a análise e a performance musical da Sonata para flauta e piano Op. 23 de Lowell Liebermann. Estabelece uma interlocução com o compositor por meio de remissões a uma recente entrevista. Através de recursos em análise musical e da experiência dos autores em performance musical, apresenta aspectos composicionais da obra, sugestões de interpretação e estratégias de performance.

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Biografia do Autor

Lucas Martins Pedro , Zurich University of the Arts

É Bacharel em Música, com Habilitação em Instrumentos de Sopros, com Ênfase em Flauta Transversal, pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP, 2017-2020). Já participou de festivais de música no Brasil, Argentina, Estados Unidos, Itália e Suíça, além de ter colaborado com as maiores orquestras jovens e profissionais do Estado de São Paulo. Atualmente atua com docência de flauta transversal e é bolsista do programa Jovens talentos, da Sociedade Cultura Artística (2017-).

Adriana Lopes Moreira, Universidade de São Paulo

É Professora Doutora Associada no Departamento de Música (CMU) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP, 2004-) e no Programa de Pós-Graduação em Música da ECA-USP (2010-). É coordenadora do Grupo de Pesquisa TRAMA: Teoria e Análise Musical, voltado à aplicação de conceitos teóricos emergentes para a prática analítica de obras musicais (ECA e CNPq, 2015-). É colaboradora externa do Caravelas, Núcleo de Estudos da Historia da Música Luso-Brasileira, FCSH-UNL, Portugal (2012). A ênfase de seu trabalho está voltada a estudos sobre Teoria, Análise e Percepção Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: Música dos Séculos XX e XXI; Almeida Prado; Olivier Messiaen; Piano.

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Publicado

2022-12-14

Como Citar

PEDRO , Lucas Martins; MOREIRA, Adriana Lopes. Sonata para flauta e piano de Lowell Liebermann: sugestões para a performance do flautista e análise musical em interlocução com o compositor. Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 2, p. e0108, 2022. DOI: 10.5965/2525530407022022e0108. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/22624. Acesso em: 22 dez. 2024.