Resenha: Piano.Pérolas: quem brinca já chegou!
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530407022022e0301Palavras-chave:
Pedagogia do Piano, Ensino por Imitação, Iniciação ao pianoResumo
O livro “Piano.Pérolas: Quem brinca já chegou!”, de autoria das professoras, pianistas e compositoras Carla Reis e Liliana Botelho, foi lançado em 2019. O material é composto por 18 obras autorais para iniciantes, pautadas no ensino por imitação, de modo que a leitura musical é considerada como um dos aspectos a serem abordados no processo do ensino de um instrumento musical. Nesta direção, o livro traz subsídios pedagógico-musicais que contemplam, por exemplo, a topografia do teclado, a aquisição da técnica, a exploração sonora, a criatividade e a compreensão de elementos de estruturação musical. A proposta traz peças em solo e duos e disponibiliza a gravação das mesmas em um canal do Youtube. O material se constitui em uma possibilidade prática e viável que considera as demandas reais do ensino do piano no século XXI, oferecendo um caminho que contempla a performance e a criação musical.
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Referências
BARROS FILHO, Eduardo Dias de. Relato de Experiência sobre o processo de produção do livro “Pianíssimo – música e poesia”: o ensino por imitação e as praticas criativas no ensino do piano. In: XXV Congresso Nacional da ABEM, 2021, Londrina. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v4/papers/705/public/705-4300-1-PB.pdf. Acesso em 02/03/2022.
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MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz. (Org.). Pedagogias em Educação Musical. Curitiba: Intersaberes, 2012.
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