Aspectos Históricos da Pesquisa em Educação Musical no Brasil pela Perspectiva das Trajetórias de Vida-Científica dos Pesquisadores PQ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530407012022e0106

Palavras-chave:

Educação Musical, História, Trajetória de vida-científica

Resumo

O presente artigo tem por objetivo refletir sobre aspectos históricos da pesquisa em Educação Musical, a partir das trajetórias de vida-científica de pesquisadores com Bolsa de Produtividade em Pesquisa/PQ do CNPq dessa área no Brasil. Como metodologia utilizou-se: a pesquisa de natureza qualitativa; a pesquisa documental; o Currículo Lattes como fonte para coleta de dados; o Biograma como referencial teórico-metodológico; e para os resultados, o paradigma interpretativo da hermenêutica para se chegar à valoração. Os resultados revelam que os caminhos trilhados por esses seis pesquisadores, apesar de singulares, convergem para um mesmo fim: consolidação e avanços constantes da Educação Musical. Isso pode ser confirmado ao observar os vários acontecimentos em suas trajetórias
as quais constituem uma representação de área. São ainda formativas para outros que desejam trilhar o caminho da pesquisa e docência. Conclui-se que ao considerar a unicidade na pluralidade, é possível compreender essa área pelas trajetórias de vida-científica de pesquisadores. Dar visibilidade às trajetórias de vida-científica da área é mostrar, por esse olhar, uma das várias histórias da Educação Musical no Brasil.

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Biografia do Autor

Raimundo Vagner Leite de Oliveira, Universidade de Brasília, UnB

Tem Mestrado em Música (UnB), Especialização em Educação Musical (UCAM/PROMINAS), Especialização  em Regência (FACEC/Alpha) e Licenciatura em Música (UnB). Foi professor substituto na Universidade Federal do Tocantins - UFT. Participa do Grupo de Pesquisa Educação Musical Escolar e Autobiografia - GEMAB da UnB. É avaliador ad hoc da Revista de Ciências Humanas – CFH/UFSC e da Revista Brasileira de Educação do Campo – RBEC/UFT.

Delmary Vasconcelos de Abreu, Universidade de Brasília, UnB

É professora nos cursos de Licenciatura em Música presencial e a distância no Departamento de Música da UnB. Atua nas disciplinas relacionadas à área de educação musical.

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Publicado

2022-04-29

Como Citar

LEITE DE OLIVEIRA, R. V.; VASCONCELOS DE ABREU, D. Aspectos Históricos da Pesquisa em Educação Musical no Brasil pela Perspectiva das Trajetórias de Vida-Científica dos Pesquisadores PQ. Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. e0106, 2022. DOI: 10.5965/2525530407012022e0106. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/20707. Acesso em: 23 maio. 2022.