A performance musical como perspectiva das propostas teórico-analíticas de Schenker e de teóricos neoschenkerianos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530406032021199

Palavras-chave:

Análise e performance musical, Heinrich Schenker, Neoschenkerianismo, Gráfico em multiníveis, Parâmetros musicais

Resumo

Tendo a experiência em performance como perspectiva do discurso, o artigo parte da contextualização das duas primeiras fases de Schenker com base nas publicações Die Kunst des Vortrags (“A arte da performance”), Der Tonwille (“Análise musical contextual”) e Das Meisterwerke in der Musik (“As obras-primas da Música”). Discute a sua influência teórico-analítica e a concepção de performance em estudos relacionados à subárea Análise e Performance Musical, identificando vinculações entre estrutura e expressividade em análises do próprio Schenker e de teóricos neoschenkerianos. Demonstra como a percepção da interlocução entre eventos métricos e de vozes condutoras serviu como embasamento a questões de modelagem em estudos de Charles Burkhart, Steve Larson, Carl Schachter e David Beach. Este estudo não se furta de considerar os aspectos fortemente prescritivos presentes nessas propostas, mas procura estudá-los sob perspectivas de pesquisa atuais.

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Biografia do Autor

Renata Coutinho de Barros Correia, Universidade de São Paulo

É doutora em Musicologia (Área de concentração: Teoria e Análise Musical) e mestra em Artes (Musicologia) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Sob a supervisão da professora Dra. Adriana Lopes da Cunha Moreira (USP/ECA) e do professor Dr. Jeffrey Swinkin (Universidade de Oklahoma/Norman) desenvolveu a tese intitulada “Análise e performance musical: perspectivas de pesquisa, influências mútuas e abordagem crítica”, que trata sobre o desenvolvimento do domínio de estudos da análise e performance musical, apresentando estudo baseado na interlocução entre performer e teórico schenkeriano. Tem colaborado com publicações em eventos científicos com temas relacionados à análise musical, produção acadêmica em performance musical/práticas interpretativas e estudos em análise e performance musical. Tem se dedicado à apresentação de palestras, atividade docente e atuação como pianista colaboradora. É integrante do  rupo de pesquisa TRAMA (Teoria e Análise Musical), que conta com a colaboração de pesquisadores da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo.

Adriana Lopes da Cunha Moreira, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

É livre-docente, professora doutora associada no Departamento de Música (CMU) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP, 2004-) e no Programa de Pós Graduação em Música da ECA-USP (2010-). É coordenadora da Graduação do CMU (2017-2021) e do Grupo de Pesquisa TRAMA: Teoria e Análise Musical (ECA e CNPq, 2015-). É cocoordenadora do Laboratório de Percepção, História, Estética e Análise Musical (CMU, 2008-) e dos Encontros Internacionais de Teoria e Analise Musical, EITAM (2009-). Foi editora-chefe de publicações da ANPPOM (2011-2015), que englobam a revista OPUS (Qualis-CAPES A1), a série Pesquisa em Música no Brasil e a  coordenação científica dos congressos anuais.

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Publicado

2021-10-14

Como Citar

CORREIA, Renata Coutinho de Barros; MOREIRA, Adriana Lopes da Cunha. A performance musical como perspectiva das propostas teórico-analíticas de Schenker e de teóricos neoschenkerianos. Orfeu, Florianópolis, v. 6, n. 3, 2021. DOI: 10.5965/2525530406032021199. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/20575. Acesso em: 22 dez. 2024.