Práticas criativas na formação de professores: compondo conversações

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DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530406022021130

Palavras-chave:

Práticas criativas, Formação de professores em educação musical, Pedagogia e música

Resumo

Ao tematizar as práticas criativas na formação de professores, o artigo destaca um aspecto emergente na investigação Educação musical na formação de professores dos cursos de Graduação em Pedagogia gaúchos: escuta e criação na experiência de barulhar (LINO, 2020a). As análises quantitativa e qualitativa da pesquisa de campo constatam o reduzido espaço do ensino de música como disciplina curricular nas instituições de ensino superior gaúchas e a diminuta presença de práticas criativas nos modos do fazer musical docente. O fortalecimento do cenário educativo compreende que o processo de formação de professores em educação musical não se limita apenas ao caráter mandatário de diretrizes curriculares, mas também exige conceber que a música é potência ordinária da vida cotidiana, oferecida e ampliada no exercício coletivo de compor conversações (CAGE, 2015). Ao viver os processos de escuta e criação musical, desde a ludicidade, a experiência de barulhar (LINO, 2008) habita a pedagogia como gesto poético de linguagem para sublinhar a composição da docência. As práticas criativas irrompem na formação de professores para inaugurar sentidos, dar-se a ver o lúdico, o sensível, o singular e a intransponível dimensionalidade humana da música como partição e partilha.

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Publicado

2021-09-10

Como Citar

LINO, Dulcimarta Lemos; CARDOSO, Bianca de Oliveira. Práticas criativas na formação de professores: compondo conversações. Orfeu, Florianópolis, v. 6, n. 2, p. 130–163, 2021. DOI: 10.5965/2525530406022021130. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/19111. Acesso em: 24 nov. 2024.