A importância da música sacra no reinado de Leopoldo I (1658-1705)

Autores

  • Caio Amadatsu Griman UNESP -IA
  • Dorotéa Kerr UNESP

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530405022020e0014

Palavras-chave:

Música sacra, Contrarreforma, Leopoldo I, Viena, Áustria

Resumo

Quando Leopoldo I foi coroado imperador do Sacro Império Romano-Germânico, em 1658, a maior parte da Europa ainda estava em processo de recuperação econômica decorrente da chamada “crise geral do século XVII”. Dentro deste contexto, coube a Leopoldo e aos demais membros da Casa de Habsburgo a tarefa de reorganização e de
solidificação do absolutismo na Áustria. Para tal fim, o imperador encontrou na música sacra uma ferramenta eficaz de convencimento, propaganda e exibição do poder imperial. Neste trabalho procuramos demonstrar o papel produções musicais ligadas às atividades da Contrarreforma no reinado de Leopoldo I. Inicialmente, discorremos acerca da criação religiosa de Leopoldo, assim como sobre seu interesse particular pela música e pela composição. E, em seguida, examinamos a influência da imperatriz viúva Leonor de Gonzaga-Nevers (madrasta de Leopoldo I) para o desenvolvimento da música austríaca, principalmente em relação à sua participação no estabelecimento do sepulcro em Viena.

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Publicado

2020-12-14

Como Citar

AMADATSU GRIMAN, Caio; KERR, Dorotéa. A importância da música sacra no reinado de Leopoldo I (1658-1705). Orfeu, Florianópolis, v. 5, n. 2, 2020. DOI: 10.5965/2525530405022020e0014. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/18808. Acesso em: 22 dez. 2024.