Desintegração de vozes, reintegração de posses: apontamentos sobre a polca purahei jahe’o como narrativa de aspectos sócio-históricos da cultura paraguaia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530405022020e0012

Resumo

No presente artigo discutimos como a música popular paraguaia, em especial as do tipo polca purahei jahe’o, pode ser acionada como material fundamental para uma pesquisa sócio-histórica a respeito da cultura paraguaia. No presente estudo selecionamos a polca Propiedad Privada como material de análise e dela depreendemos dois aspectos: (i) a situação da mulher na cultura paraguaia e (ii) a questão fundiária. Ambos aspectos se apresentam na letra da música a partir de uma certa ambiguidade de sentido. Não se pode afirmar, com certeza, se a letra se refere a um ou outro tema. A potência da canção, sob nossa perspectiva, reside justamente nessa capilaridade que permite tratar de ambos assuntos. E desses dois aspectos, que parecem díspares, vamos descortinando parte importante da história paraguaia e elementos característicos de sua cultura. Infelizmente, vemos desvelada também a reiteração de uma violência
social que mantém os/as oprimidos/as em condição de subserviência e pobreza.

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Biografia do Autor

Miguel Eduardo Diaz Antar, Universidade de São Paulo

Músico e pesquisador. Formou-se em música no Ateneo Paraguayo. Integra os grupos Ôctôctô, Joaju, DuoCoz, Camerata Profana, Filarmônica de Pasárgada e KairosPania Cia. Cênico Sonora. É membro da Orquestra Errante, coletivo experimental que se dedica à prática da improvisação contemporânea e faz parte do projeto NuSom - Núcleo de Pesquisa em Sonologia, da ECA-USP. Desenvolve pesquisas artísticas na relação entre composição e improvisação musical contemporâneas. Como instrumentista tem participado de diversos festivais em países como Alemanha, Argentina, Bolívia, Brasil, Estados Unidos, Inglaterra, Luxemburgo, Paraguay, Portugal e Uruguay. 

Yonara Dantas Oliveira, Universidade de São Paulo

Pesquisadora com formação interdisciplinar, está atualmente desenvolvendo o pós-doutorado na ECA/USP. É graduada, mestre e doutora em Psicologia, onde desenvolveu pesquisas sobre estética, indivíduo e sociedade a partir da Teoria Crítica da Sociedade. É atriz formada pelo Teatro Escola Célia Helena. Dentre seus trabalhos artísticos, destacam-se a direção de performances na Kairospania Cia Cênico-Sonora (Transposições, 2016; Suíte [en]quadrada, 2017; Des a a vel, 2017; A Síria não é aqui, 2017 e Delfina, 2018), atuação na peça “O Dragão Dourado” e atuação e direção da peça “Barbazul”, ambas da Trupe à Grega (antes denominado Coletivo Quartocê). Atua, dirige e produz espetáculos de teatro e de música na cidade de São Paulo. É professora na Escola Superior de Artes Célia Helena, onde também já atuou como coordenadora de cursos de pós-graduação em artes. Participa dos Laboratório de Livre Improvisação Orquestra Errante e do Núcleo de Pesquisas em Sonologia da USP – NuSom.

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Publicado

2020-12-14

Como Citar

DIAZ ANTAR, M. E. .; OLIVEIRA, Y. D. Desintegração de vozes, reintegração de posses: apontamentos sobre a polca purahei jahe’o como narrativa de aspectos sócio-históricos da cultura paraguaia. Orfeu, Florianópolis, v. 5, n. 2, 2020. DOI: 10.5965/2525530405022020e0012. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/17961. Acesso em: 23 maio. 2022.