Timelines em “Coisa nº 5” de Moacir Santos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530405022020e0009

Palavras-chave:

Moacir Santos, Coisa nº 5, Timeline, Análise Musical

Resumo

Este artigo apresenta parte da pesquisa de conclusão de curso sobre a presença de timelines em três peças do álbum “Coisas” (1965), de Moacir Santos, defendida na FAP/UNESPAR, em 2019. O estudo tem como foco o aspecto rítmico, destacando a verticalidade das composições, as texturas polirrítmicas e os contrastes entre as ideias musicais articuladas por Moacir Santos. Este trabalho debruça-se sobre a peça “Coisa no 5” e demonstra a influência marcante da música de matriz africana por meio das timelines, tendo como base a gravação original e o livro de partituras “Coisas: Cancioneiro Moacir Santos”. Dessa forma, as análises demonstram que as timelines identificadas são customizadas, criando combinações com a função de orientar a estrutura rítmica da peça.

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Biografia do Autor

Fábio Lima Marinho Gomes

Bacharel em Música Popular (UNESPAR/2019), Bacharel em Humanidades (UFBA/2013) e possui Qualificação Profissional em Música Baiana (FUNCEB/2012). Atualmente, é aluno especial do PPGMUS/UFBA na área de Composição.

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Publicado

2020-12-14

Como Citar

GOMES, Fábio Lima Marinho. Timelines em “Coisa nº 5” de Moacir Santos. Orfeu, Florianópolis, v. 5, n. 2, 2020. DOI: 10.5965/2525530405022020e0009. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/17890. Acesso em: 21 nov. 2024.