Patrimônio musical bibliográfico na Seção de Obras Raras da Biblioteca Fran Paxeco do Grêmio Literário e Recreativo Português em Belém do Pará: um estudo acerca de memórias e identidades em uma coleção especial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530405032020444

Palavras-chave:

Marcas de proveniência, patrimônio musical bibliográfico, história religiosa da Amazônia, memórias, identidades e acervos, livrarias das casas religiosas de Lisboa

Resumo

Embora menos mencionados no campo da musicologia histórica no Brasil do que os arquivos, os acervos das bibliotecas também contêm fontes de interesse para o estudo da música. Neste trabalho, busca-se compreender a constituição da Seção de Obras Raras da Biblioteca do Grêmio Literário e Recreativo Português do Pará, observando-se indícios que sugiram ou afastem a hipótese de que os itens da seção e, mais especificamente, aqueles de interesse musical – manual de procissões, livros de teoria e libretos encadernados, datados dos séculos XVII e XVIII – tenham tido usos locais ao tempo de sua produção. Para tanto, foi pesquisa de campo no Pará e em Lisboa, recorrendo-se ainda ao quadro  teórico de Cataldo e Loureiro, Mouren e Candau. Os resultados apontam para a provável aquisição dos itens bibliográficos no século XIX, que, embora não pareçam ter relação com práticas musicais locais, sua seleção reflete a afirmação intencional de uma identidade luso-amazônida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Lacerda Simões Duarte, UFPA

Bacharel em Música pela UNESP e em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, mestre e doutor em Música pela UNESP. Realizou estágios pós-doutorais junto ao PPG-Música/UFMG e PPG-Artes/UFPA, ambos com bolsa PNPD/CAPES. Autor de um livro e cerca de cento e vinte títulos, publicados ou em processo, entre artigos e trabalhos completos em eventos, três deles premiados. Sua pesquisa de campo por acervos musicais alcança mais de cento e vinte cidades brasileiras. Foi segundo secretário da ANPPOM na gestão 2015-2017. Dedica-se principalmente às temáticas da música religiosa, acervos musicais e patrimônio musical. Atualmente é docente da carreira EBTT na Escola de Música da UFPA e líder do PatriMusi - Grupo de Pesquisa Patrimônio Musical no Brasil.

Referências

ABUD, Oneide Silva et al. Catálogo de Obras Raras: Séc. XVI. Belém: UFPA; Bibl. Fran Paxeco, 1985a.

ABUD, Oneide Silva et al. Catálogo de Obras Raras: Séc. XVII. Belém: UFPA; Bibl. Fran Paxeco, 1985b.

ABUD, Oneide Silva; MOTA, Regina Ruth Pinto; SANTIAGO, Sonia Margareth (Org.). Catálogo de Obras Raras: Séc. XVIII. Belém: UFPA; Bibl. Fran Paxeco, 1985.

ALVES, Pedro; ORTEGA, Pepita. Livros Raros são Descobertos em Acervo de Biblioteca do Pará: Biblioteca Fran Paxeco, em Belém, conta com cerca de 40 mil livros antigos, e algumas raridades foram encontradas. Estadão, Caderno Cultura, São Paulo, 12 nov. 2018. Disponível em: https://cultura.estadao.com.br/noticias/literatura,livros-raros-sao-descobertos-em-acervo-de-biblioteca-do-para,70002603916. Acesso em 14 nov. 2018.

ALONSO SOBRINO, P. M.Fr. Tratado de La Inmaculada Concepción de la Virgen Maria N. S.: dirigido al... Sevilla: Gabriel Vejarano, 1615. Seção de Obras Raras da Biblioteca Fran Paxeco, Localização: 1615.

ASSUMPÇÃO, P. M. Fr. José da. Hymnologia Sacra em Seis Partes Igualmente Dividida: Parte primeira, na qual com grande variedade de Textos da Sagrada Eʃcritura, authoridades dos SS. PP. e muitas noticias das hiʃtorias humanas, se explanaõ todos os Hymnos do Tempo do Breviario, e alguns mais de alguns Santos, que por devoçaõ ʃe acreʃcentaraõ a eʃta primeira parte. Obra utilissima para os examinandos e naõ menos para os Prègadores... Lisboa Ocidental: [Off.] Jozè Francisco, 1738. Exemplar disponível em: https://books.google.com.br/books?id=YW0VZkT01O0C. Acesso em 8 jan. 2020.

AUGUSTI, Valéria. Considerações sobre a constituição do acervo do Grêmio Literário Português de Belém do Pará. In: CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL, 17., 2009, Campinas-SP. Anais... Campinas: UNICAMP, 2009. 5 p. Disponível em: http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais17/. Acesso em 10 jun. 2018.

BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Arquivística: objetos, princípios e rumos. São Paulo: Associação de Arquivistas de São Paulo, 2002.

BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Arquivo: estudos e reflexões. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

BIBLIOTECA NACIONAL. Guia do Patrimônio Bibliográfico Nacional de Acervo Raro. Rio de Janeiro: Ministério da Cultura; Fundação Biblioteca Nacional, 2012.

BUSENELLO, Francesco. [Coletânea com vários libretos]. Venetia: Andrea Giuliani, 1656. Seção de Obras Raras da Biblioteca Fran Paxeco, Localização: 1656.

CAMARGO, Pe. Ignacio. Discurso theologico, sobre los theatros, y comedias de este siglo: en que por todo genero de autoridades, en especial de los Santos Padres de la Iglesia, y Doctores Escolasticos, y por principios solidos de la Theologia, se resuelve con claridad la question, de si es, ò no, pecado grave el ver comedias, como se representan oy en los theatros de España. Lisboa: Emprenta de Miguel Manescal, 1690. Exemplar disponível em: http://purl.pt/14221. Acesso em 8 jan. 2020.

CANDAU, Joël. Memória e Identidade. São Paulo: Contexto, 2011.

CASTAGNA, Paulo. Uma análise paleoarquivística da relação de obras do arquivo musical de Florêncio José Ferreira Coutinho. In: ENCONTRO DE MUSICOLOGIA HISTÓRICA, 6., 2004, Juiz de Fora-MG. Anais... Juiz de Fora: Centro Cultural Pró-Música, 2006. p.38-84. Disponível em: https://archive.org/details/UmaAnalisePaleoarquivisticaDaRelacaoDeObrasDoArquivoMusicalDe. Acesso em 17 dez. 2019.

CATALDO, Fabiano; LOUREIRO, Maria Lucia de Niemeyer Matheus. Afinal, os Objetos Falam? Reflexões sobre Objetos, Coleções e Memória. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 20., 2019, Florianópolis. Anais... Florianópolis: ENANCIB, 2019. p.1-20. Disponível em: https://conferencias.ufsc.br/index.php/enancib/2019/paper/view/951. Acesso em 13 mai. 2020.

CATALOGO da Bibliotheca do Gremio Litterario Português do Pará. Lisboa: Typographia e Stereotypia Moderna, 1893. Disponível em: http://fcp.pa.gov.br/2016-11-24-18-22-47/catalogo-da-bibliotheca-do-gremio-litterario-portugues-do-para. Acesso em 17 dez. 2019.

CATALOGO dos Livros q.e se axam na Livraria do Conv.to de N. S.ra da Graça de Lisboa. [Lisboa]: cópia de Francisco da Asumpsam, 1751. Disponível em: http://purl.pt/24993. Acesso em 10 jun. 2018.

[COLEÇÃO DE TRATADOS em Alemão Gótico: 1578-1701]. Coletânea de tratados comerciais escritos em holandês, [17--], [vários locais de impressão]. Seção de Obras Raras da Biblioteca Fran Paxeco, Localização: 1578.

COMEDIE VARIE. v. 81. . Coletânea de livretos impressos, [17--]. Seção de Obras Raras da Biblioteca Fran Paxeco, Localização: 1688.

CONSTANTINENSI, R. P. F. Ioan. Michaële. Psalterium Decachordum: In quo traditur Methodus vtiliʃʃima, tùm ad ʃtabiliendam ʃub Pʃalmodia & Oratione vocali attentionem & deuotionem: tùm ad uʃum variorum Dei nominum, & obʃecrationum, ac petitionũ ʃalutarium: quæ hîc proponuntur & explicantur, vt & eis ʃemper & vbique fomentur, & iaculatoriæ ad Deum orationes, ad proficiendum in amore Dei non parum vtiles. Lvngdvn [Lyon, França]: Ioan. Baptista Bvysson, 1598. Exemplar disponível em: https://books.google.com.br/books?id=noehMJjg4DkC. Acesso em 8 jan. 2020.

D’ACUGNA, Christophle. Relation de la Riviere des Amazones, Traduite , Par ʃeu Mr. de Gomberville ...de l’Academie Françoiʃe, Sur l’Original Eʃpagnol Du Pere Christophle D’Acugna Jeʃuite Sur la Copie imprimée à Paris en 1682. v. 3. Paris: [s.n.], [1682?]. Exemplar disponível em: https://books.google.com.br/books?id=dqq5LXxfMP4C. Acesso em 8 jan. 2020.

DUARTE, Fernando Lacerda Simões. Princípios Arquivísticos, Características dos Documentos de Arquivo e as Particularidades dos Acervos Musicais: (des)caminhos do estudo das práticas musicais a partir de documentos musicográficos observados em arquivos e coleções da região amazônica. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 29., 2019, Pelotas-RS. Anais... Pelotas: ANPPOM, 2019. p.1-9. Disponível em: http://anppom.com.br/congressos/index.php/29anppom/29CongrAnppom/paper/view/5574. Acesso em 13 mai. 2020.

EZQUERRO ESTEBAN, Antonio. Desafios da Musicologia Panhispanica na atualidade: uma reflexão. In: ROCHA, E.; ZILLE, J. A. B. (Orgs.). Musicologia[s]. Belo Horizonte: EdUEMG, 2016. p. 25-40. Disponível em: http://eduemg.uemg.br/images/livros-pdf/catalogo-2016/2016_MUSICOLOGIAS_SERIE_DIALOGOS_COM_O_SOM_VOL_3.pdf. Acesso em 10 mar. 2020.

FERLUS, Charles. Le Service Paroissial: contenant 50 morceaux, Communions, Elévations, Entrées, etc. Paris: Alfred Ikelmer et Cie., [1876]. Coletânea de partituras.

GABY, André Alves. Documentos para História da Prática Musical dos Mercedários do Convento da Natalidade do Grão-Pará. In: BARROS, Líliam; SEVERIANO, Rafael (Org.). Arqueologia Musical Amazônica. Belém-PA: Paka-Tatu, 2018. p. 39-58.

GABY, André Alves. O segundo volume dos mercedários do convento do Pará. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE MÚSICA SACRA, 2., 2019, Rio de Janeiro. Anais... [no prelo] Rio de Janeiro: UFRJ, 2019.

GIURGEVICH, Luana; LEITÃO, Henrique. Clavis Bibliothecarum: catálogos e inventários de livrarias de instituições religiosas em Portugal até 1834. Lisboa: Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, 2016.

GÓMEZ GONZÁLEZ, Pedro José et al. El Archivo de los Sonidos: la gestión de fondos musicales. Salamanca: Asociación de Archiveros de Castilla y León, 2008.

GRADUALE ROMANUM: complectens Missas omnium Dominicarum et Festorum duplicium et semiduplicium totus anni necnon officium nocturnum Nativitatis Domini et praecipua processiones | Cantu reviso juxta manuscripta vetustissima. Parisiis: Jacobum Lecokere et Socios, 1862.

INSTITUTIO sive Fundatio Ordinis Sanctissimae, ac individuae Trinitatis & Redemptionis Captivorum. Vlyssippone [Lisboa]: Emmanuel de Lyra Typ., 1591.

LÉVI-STRAUSS, Claude. O Pensamento Selvagem. 2. ed. São Paulo: Ed. Nacional, 1976.

LUCENSIS, S. P. Hippolyti Marraccii. Josephi Hymnographi, ... Mariale: quo ejusdem S. Josephi de augustissima coeli terraeque regina Deipara Virgine Maria opera omnia quae reperiri potuerunt, ex graecis mm. ss. codicibus collecta, latine reddita notisque illustrata, nunc primo publicantur studio ac labore. Romae: Typis Ignatij de Lazaris, 1661.

MAGALANICUS, Philippus. Cantum Ecclesiasticum Praecibus apud Deum Animas Juvandi, Corporaque Humandi Defunctorum Officium, Missa et Stationes justa Ritum Sacrosanctae Romanae Ecclesiae Ominum Ecclesiarum Matris et Magristrae: Juxta Breviarij,Miʃʃaliʃque Romani noviʃʃimam recognitionem. Ulyssipone Occidentali: Thypographia Antonij Pedrozo Galran, 1720. Exemplar disponível em: https://digitalis-dsp.uc.pt/bg6/UCBG-MI-109/globalItems.html. Acesso em 8 jan. 2020.

MANUALE PROCESSIONUM cum Benedictionibus Solemnibus, Privatisque Omnibus, Quibus Utitur Sancta Romana Ecclesia, & Precibus, Aliisque Quamplurimis, Omnibus Officium Romanum Persolventibus Inserviens, Collectum Opera, et Industria Fratrum Ordinis Eremitarum ac Descalceatorum S. Augustini in Regno Portugalliae. Ulyspone Orientali: Typographia Augustiniana, 1733. Localização: SOR, Biblioteca Fran Paxeco, catálogo, v.3, n. 30 (1733). Exemplar disponível em: https://almamater.uc.pt/pt-pt/fundo_antigo/manuale_processionum_cum_benedictionibus_solemnibus_privatisque_omnibus_quibus_utitur. Acesso em 10 set. 2018.

METASTASIO, Pietro. Alessandro Nell'Indie: Dramma Per Musica da Rappresentarsi Nel Gran Teatro Nuovamente Eretto Alla Real Corte Di Lisbona Nella Primavera Dell' anno MDCCLV Per Festeggiare Il Felicissimo Giorno Natalizio di sua Maestà Fedelissimo D. Maria Anna Vittoria Regina Di Portogallo, Algarve, &c. Per Comando Della Sacra Real Maestà Del Re Fedelissimo Nostro Signore [...] La Musica e del Sig.e David Perez [...]. Lisbona: Regia Stamperia Sylviana, 1760. Exemplar disponível em: http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_musica/libretos/mas1221056.pdf. Acesso em 16 out. 2019.

MONTENEGRO, Antonio Torres et al. História: cultura e sentimento; outras histórias do Brasil. Recife: Ed. Universitária da UFPE; Cuiabá: Ed. da UFMT, 2008.

MOUREN, Raphaële. Manuel du Patrimoine en Bibliothèque. Paris: Electre – Éditions du Cercle de la Libraire, 2007.

NORA, Pierre. Entre a Memória e a História: a Problemática dos Lugares. Projeto História, São Paulo, n.10, p.7-28, dez. 1993. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/12101/0. Acesso em 10 jan. 2019.

OBRAS VARIAS. Coletânea de manuscritos e impressos, [17--], [Portugal]. Seção de Obras Raras da Biblioteca Fran Paxeco, Localização: 1762 – Sentença do Parlamento de Pariz.

OLISIPO: Boletim do grupo “Amigos de Lisboa”, Lisboa, a. 10, n. 38, abr. 1947. Disponível em: http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/Periodicos/Olisipo/1947/N38/N38_master/Olisipo_N38_Abr1947.PDF. Acesso em 10 jan. 2020.

OPERE VARIE. v. 1. Coletânea de libretos impressos de óperas representadas em Portugal, [17--]a, [Portugal]. Seção de Obras Raras da Biblioteca Fran Paxeco, Localização: 1772-1773.

OPERE VARIE. v. 2. Coletânea de libretos impressos de óperas representadas em Portugal, [17--]b, [Portugal]. Seção de Obras Raras da Biblioteca Fran Paxeco, Localização: 1773.

OPERE VARIE. v. 3. Coletânea de libretos impressos de óperas representadas em Portugal, [17--]c, [Portugal]. Seção de Obras Raras da Biblioteca Fran Paxeco, Localização: 1773-1775.

PLATI, Pe. Hieronymo. Libro del bien del estado religioso: compuesto... Medina el Campo : Santiago del Canto, 1595. Seção de Obras Raras da Biblioteca Fran Paxeco, Localização: 1595.

PROCESSIONARIVM monasticvm ivxta consvetvdinem Monachorum Nigrorum Ordinis S. P. N. Benedicti Regnotum Portugaliae. Conimbricae [Coimbra]: Off. Didacum Gomez de Loureyro, 1620. Disponível em: http://saobento.org/livrosraros/?p=164. Acesso em 10 jan. 2020.

RÖHL, Alexandre Cerqueira de Oliveira. O Solfejo Heptacórdico de Luís Álvares Pinto e a Teoria Musical Luso-Brasileira do século XVIII. São Paulo, 2016. 535 f. Tese (Doutorado em Música). Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo, 2016. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/144346. Acesso em: dia mês abreviado ano.

SACROSANCTI ET OECUMENICI CONCILII TRIDENTINI Paulo III. Iulio III & Pio IIII Pont. Maximo celebrati, canones et decreta... Lvngdvni [Lyon, França]: Gvliel Rovllivm, 1580.

SANCTIAGO, P. M. Fr. Hernando de. Consideraciones sobre Todos los Evangelhos de los Domingos, y Fiestas de La Quaresma. Lisboa: Antonio Aluarez, 1595.

SALOMÃO, Kathia. O ensino de música no Maranhão: uma análise nos livros escolares de Perdigão (1869) e Rayol (1902). Cadernos de História da Educação, v.18, n.3, p.712-730, 2019. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/51742. Acesso em 12 mai. 2020.

SYLVA, P. Manoel Nunes. Arte minima, que com semibreve prolaçam tratta em tempo breve, os modos da maxima, & longa sciencia da musica, offerecida a sacratissima Virgem Maria senhora nossa, debaixo da invocação da Quietaçam, cuja imagem esta em a Santa Sé desta cidade, por seu author o P. Manoel Nunes da Sylva, mestre cathedratico do collegio de S. Catharina do illustrissimo senhor arcebispo & do coro da parochial igreja de santa Maria Magdalena, na qual foi baptizado. Lisboa: Officina de Miguel Manescal, 1704. Exemplar disponível em: https://www.loc.gov/resource/muspre1800.101320/?st=gallery. Acesso em 15 mar. 2020.

VASCONCELLOS, Joaquim de. Os Musicos Portuguezes: biographia – bibliographia. 2 v. Porto: Imprensa Portugueza, 1870. Exemplar disponível em: https://archive.org/details/osmusicosportug01vascgoog. Acesso em 15 mar. 2020.

VILLA-LOBOS, Mathias de Souza. Arte de Cantochão: offerecida ao illustrissimo Dom Ioam de Mello... Coimbra: Manoel Rodrigues de Almeyda, 1688. Exemplar disponível em: https://imslp.org/wiki/Arte_de_cantoch%C3%A3o_(Villa-Lobos%2C_Mathias_de_Sousa). Acesso em 15 mar. 2020.

ZEFERINO, Fr. Francisco Rey de Abreu. Anatomico Jocoso: que em diversas operaçoens manifeʃta a ruindade do corpo humano, para emenda do vicioʃo... v. 1. Lisboa: Off. Do Doutor Manoel Alvarez Solano, 1760. Exemplar disponível em: http://purl.pt/6526. Acesso em 15 mar. 2020.

Downloads

Publicado

2020-12-16

Como Citar

DUARTE, Fernando Lacerda Simões. Patrimônio musical bibliográfico na Seção de Obras Raras da Biblioteca Fran Paxeco do Grêmio Literário e Recreativo Português em Belém do Pará: um estudo acerca de memórias e identidades em uma coleção especial. Orfeu, Florianópolis, v. 5, n. 3, 2020. DOI: 10.5965/2525530405032020444. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/17873. Acesso em: 22 dez. 2024.