PERSPECTIVAS CULTURAIS EM MÚSICA CONTEMPORÂNEA: O CASO DO MOVIMENTO DE COMPOSIÇÃO NA BAHIA

Autores

  • Paulo Costa Lima Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530405012020366

Palavras-chave:

Composição e Cultura, Composicionalidade, Movimento de Composição da Bahia, Composição e Decolonização, Distância ressignificadora

Resumo

O foco de interesse deste artigo é o movimento de composição da Bahia, na medida em que permite refletir sobre o entrelaçamento de composição e perspectivas culturais, não como domínios autônomos e isolados, mas como algo inerente ao próprio compor. Trataremos de identificar e refletir sobre estratégias composicionais para representar uma distância entre polos culturais distintos, mostrando assim como elas organizam a forma e o tecido musical, ou seja, a produção de sentido. Começaremos pelo caso exemplar da obra Uma possível resposta op. 169 (1988), do compositor brasileiro (nascido na Suíça) Ernst Widmer (1927-1990), e seguiremos com a identificação de estratégias similares em outras obras, mostrando como a ideia do estabelecimento de uma distância ressignificadora (tanto narrativa como estrutural), que funciona como matriz de sentidos, responde ao nosso interesse pela conexão entre composição e cultura, dialoga com o conceito de composicionalidade, permitindo ainda uma discussão sobre estratégias de decolonização na música de concerto produzida na Bahia em décadas recentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBUQUERQUE, Wlamira; FRAGA FILHO, Walter. Uma história do negro no Brasil. Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2006.

AMARO, Vinícius. Impulsos. 2017. Score. Percussion ensemble. Manuscript.

AMORIM FILHO, Pedro. Compor no mundo: um modelo de compor música sobre bases fenomenológicas. Salvador, School of Music, Federal University of Bahia, 2014.

BARRETO, Eric de Oliveira. O ensino de composição do curso de graduação da

Universidade Federal da Bahia: uma visão panorâmica de práticas e processos. 2012.

Thesis (Master Degree). Salvador: School of Music – Federal University of Bahia.

BASTIANELLI, Piero. A Universidade e a Música: uma Memória 1954-2004. vol. 1,

Salvador: EMUS-UFBA, 2004.

BERTISSOLO, Guilherme. Composição e capoeira: dinâmicas do compor entre música

e movimento. 2013. Doctoral Dissertation. Salvador: School of Music – Federal

University of Bahia.

BERTISSOLO, Guilherme. Fumebianas Nº 1. 2011. Score. Flute, clarinet, trumpet, violin

and cello. At: https://guilhermebertissolo.com /2013/06/03/fumebianas/

BHABHA, Homi K. The Location of Culture. London: Routledge, 1994.

BOHLMAN, Philip V.Music and Culture: Historiographies of Disjuncture. In: The Cultural

Study of Music: A Critical Introduction. Edited by Martin Clayton, Trevor Herbert and

Richard Middleton. New York: Routledge, 2003, pp. 45-56.

CARDOSO, Lindembergue. Voo do Colibri. 1991. Score. Harpsichord and strings.

Centro Editorial e Didático. Universidade Federal da Bahia.

CASTORIADIS, Cornelius. The Imaginary Institution of Society, Translated by Kathleen

Blamey. Cambridge-MA, MIT Press. [1987] 1998.

CHADA, Sonia. A Música dos Caboclos nos Candomblés Baianos. Salvador: EDUFBA

and Fundação Gregório de Mattos. 2006.

CUNHA, Eneida Leal. Estampas do Imaginário: Literatura, História e Identidade

Cultural. Belo Horizonte: Editora UFMG. 2006.

FINNEGAN, Ruth.Music, Experience, and the Anthropology of Emotion. In: The Cultural

Study of Music: A Critical Introduction. Edited by Martin Clayton, Trevor Herbert and

Richard Middleton, New York: Routledge, 2003. pp. 181-192.

LIMA, Paulo Costa. Ernst Widmer e o ensino de composição musical na Bahia.

Salvador: Copene-Faz Cultura. 1999.

LIMA, Paulo Costa. Composition in Bahia: Ernst Widmer and His Octatonic Strategies.

Latin American Music Review, vol. 22, n.2 Fall/Winter, 2001. pp. 157-182.

LIMA, Paulo Costa. Composition and cultural identity in Bahia. Sonus: A journal of

investigations into global musical possibilities, v. 21, n. 2, Spring, 2001, pp. 61-84.

LIMA, Paulo Costa. Baião de Dois: Composição e Etnomusicologia no forró da pósmodernidade (em 6 passos). In: Encontro Nacional de Etnomusicologia, 2., 2004,

Salvador. Anais... 2005, pp. 57-70.

LIMA, Paulo Costa. Teoria e prática do compor I: Diálogos de Invenção e Ensino.

Salvador, EDUFBA. 2012.

LIMA, Paulo Costa. Teoria e prática do compor II: Diálogos de Invenção e Ensino.

Salvador, EDUFBA. 2014.

LIMA, Paulo Costa. Teoria e prática do compor III: lugar de fala e memória. Salvador,

EDUFBA, 2016.

LIMA, Paulo Costa. Teoria e prática do compor IV: horizontes metodológicos. Salvador,

EDUFBA, 2016.

LIMA, Paulo Costa. Group of Composers of Bahia. In: Routledge Encyclopedia of

Modernism. 2016. At: https://www.rem.routledge.com/articles/group-of-composersof-bahia-gcb (last access on 9.1.2018)

LIMA, Paulo Costa. ‘Composicionalidade’ e trabalho cultural no movimento de

composição da Bahia, In: A experiência musical: perspectivas teóricas, Série

Congressos da TeMA, III, Edited by Ilza Nogueira and Valério Fiel da Costa. Salvador,

UFBA. 2019, pp. 36-59.

NETL, Bruno. Mozart and the Ethnomusicological Study of Western Culture: An Essay

in Four Movements. In: Disciplining Music. Edited byKatherine Bergeron and Philip

Bohlman. Chicago: The University of Chicago Press,1992, pp. 137-155.

NOGUEIRA, Ilza. Contemporary Knowledge and Musical Creation: Ethic and

Paradigms. In: Musica Theorica. Salvador: TeMA, n. 02, 2016. pp.1-21.

NOGUEIRA, Ilza. Grupo de Compositores da Bahia: implicações culturais e

educacionais. Brasiliana, Rio de Janeiro, n. 1, p. 28-35, jan 1999.

NOGUEIRA, Ilza. Criação Musical na Bahia: Diálogos Interculturais. In: ANPPOM: 30

anos de criação. Edited by Sonia Regina Albano de Lima and Martha Tupinambá Ulhôa.

São Paulo: ANPPOM. 2018.

NOGUEIRA, Marcos. A Invenção de Mundos Musicais e a Invenção Musical de Mundos.

In: Pesquisa em Música e Diálogos com Produção Artística, Ensino, Memória e

Sociedade. Edited by Paulo Costa Lima. Salvador: EDUFBA, 2016. pp. 17-32.

PITOMBEIRA, Liduíno. Compositionality as Creative Identity Building. In: Musica

Theorica. Salvador: TeMA, n. 04, 2019. pp.113-133.

POCHAT, Alex. IXI. In: XXII Bienal de Música Brasileira Contemporânea, 26.10.2017, Rio

de Janeiro, 2017, s/p.

POCHAT, Alex. O falatório concertante de Salvador. 2012. Thesis (Master Degree).

Salvador: School of Music – Federal University of Bahia.

REYNOLDS, Roger. Form and Method: Composing Music, Edited by Stephen McAdams.

New York: Routledge. 2002.

RIOS FILHO, Paulo. Hibridação cultural como horizonte metodológico para a criação de música contemporânea. 2010. Thesis (Master Degree). Salvador: School of Music – Federal University of Bahia.

RIOS FILHO, Paulo. Rossianas III. 2014. Score. Clarinet, Flute and Tenor Sax. Manuscript.

RIOS FILHO, Paulo. Um compor emaranhado: composição, teoria e análise ao longo

de linhas. 2015. Doctoral Dissertation. Salvador: School of Music – Federal University

of Bahia.

RISÉRIO, Antônio. Uma História da Cidade da Bahia. Rio de Janeiro, Ed. Versal.2004.

SANTIAGO, Silviano. Uma literatura nos trópicos: ensaios sobre dependência cultural. São Paulo: Perspectiva. 1978.

SANTOS, Boaventura de Souza. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. Porto: Ed. Afrontamentos. 2000.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização. São Paulo: Record, 2001.

SILVA, Alexandre Reche e. Lindembergue Cardoso: identificando e ressignificando

procedimentos composicionais a partir de seis obras da década de 80. 2002. Thesis

(Master Degree). Salvador: School of Music – Federal University of Bahia.

TOYNBEE, Jason. Music, Culture, and Creativity. In: The Cultural Study of Music: A

Critical Introduction. Edited by Martin Clayton, Trevor Herbert and Richard Middleton,

New York: Routledge, 2003. pp. 102-112.

WIDMER, Ernst. De canto em canto: Possível resposta op. 169. 1988. Score. Orchestra

and Afoxé. Manuscript.

WIDMER, Ernst. Tema e variações. Jornal da Universidade Federal da Bahia. Salvador,

n. 12. 1991.

WIDMER, Ernst. Interview. 1987. At: http://www.mhccufba.ufba.br/SISMHCC/arquivos/

sub sidios/01.mp3 (Last access on 9.1.2018).

WIDMER, Ernst. A formação dos compositores contemporâneos. Salvador,

manuscript. 1988.

WIDMER, Ernst. A formação de compositores contemporâneos… …E seu papel na

Educação Musical. Série Marcos Teóricos da Composição Contemporânea na UFBA: IV. Ebook. PPGMUS/UFBA, 2013. At: http://www.mhccufba.ufba.br/SISMHCC/arquivos/public acoes/pa ges-2-04.pdf

Downloads

Publicado

2020-10-18

Como Citar

LIMA, Paulo Costa. PERSPECTIVAS CULTURAIS EM MÚSICA CONTEMPORÂNEA: O CASO DO MOVIMENTO DE COMPOSIÇÃO NA BAHIA. Orfeu, Florianópolis, v. 5, n. 1, 2020. DOI: 10.5965/2525530405012020366. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/17626. Acesso em: 21 nov. 2024.