Atravessamentos pictóricos e afetivos em A escuridão, o corpo vermelho e o fascínio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530405012020074

Palavras-chave:

Processos criativos, atravessamentos artísticos, ferramentas composicionais, música e pintura

Resumo

O artigo traz relato de um processo composicional musical que teve como fonte de materiais e ideias poéticas uma pintura da artista plástica Tomie Ohtake. Serão discutidos diferentes aspectos do trajeto criativo, de modo a serem ilustradas as ferramentas de escrita escolhidas, a definição de aspectos formais e as potências poéticas envolvidas. Além disso, serão comentadas algumas influências de outras fontes ligadas ao contexto da composição. Desta forma, busca-se mostrar uma possibilidade de trabalho para lidar com a problemática de criar música a partir de uma obra visual.

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Biografia do Autor

Pedro Yugo Sano Mani, Universidade de São Paulo

Mestrando em Sonologia - Processos de Criação Musical sob orientação de Silvio Ferraz. Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Bacharel em Composição pelo mesmo departamento.

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Publicado

2020-10-18

Como Citar

SANO MANI, Pedro Yugo. Atravessamentos pictóricos e afetivos em A escuridão, o corpo vermelho e o fascínio. Orfeu, Florianópolis, v. 5, n. 1, 2020. DOI: 10.5965/2525530405012020074. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/17254. Acesso em: 2 nov. 2024.