Artifícios da invenção melódica segundo Johann Mattheson (1739)

Autores

  • Monica Isabel Lucas Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530405032020076

Palavras-chave:

música poética, Johann Mattheson, retórica musical, invenção, lugares-comuns

Resumo

Entre os séculos XVI e XVIII, o mundo reformado luterano produziu textos que têm em comum o fato de emprestarem sistematicamente a terminologia derivada de retóricas e de poéticas clássicas para descrever fenômenos musicais. Certamente, a mais abrangente e detalhada dentre estas obras é aquela escrita por Johann Mattheson, intitulada Der vollkommene Capellmeister (“O mestre de capela perfeito”), publicada em 1739.

O presente artigo aborda o capítulo da obra de Mattheson dedicado à invenção melódica. Ele a descreve como a primeira parte de construção do discurso musical, discorre sobre suas partes e finalmente discute os lugares-comuns, fontes de argumentos para a invenção temática. Ao apresentar as ideias de Mattheson sobre a invenção, nossos objetivos, além de dar a conhecer o conteúdo do texto, são evidenciar a base retórica de seus escritos e defender a utilidade dos lugares-comuns como ferramentas para a composição musical nos séculos XVII e XVIII.

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Publicado

2020-12-16

Como Citar

LUCAS, Monica Isabel. Artifícios da invenção melódica segundo Johann Mattheson (1739). Orfeu, Florianópolis, v. 5, n. 3, 2020. DOI: 10.5965/2525530405032020076. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/17033. Acesso em: 5 nov. 2024.