Rascunho: a presença do papel, da escuta e do tempo
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530405012020230Palavras-chave:
Canto de pássaro, Simondon, composição musical, processo de criaçãoResumo
Neste texto, que segue em fluxo de vai e vem, quase metáfora do processo composicional que narra, faço um apanhado de procedimentos composicionais recorrentes em meu trabalho de criação e que tem por ponto de partida o canto dos pássaros e modelos simples como princípio de gênese ritmo-melódica e mesmo harmônica. Em sua parte central, apresento a fundamentação teórica em uma leitura poética (relacionada não à filosofia ou
teorias, mas a modelos de criação), com base na alagmática proposta por Gilbert Simondon em seu L’individuation à la lumière des notions de forme et d’information e no conjunto de aulas reunidas no livro Imagination et Invention. Busco deste modo pensar a continuidade musical entre heterogêneos por consistência local, em alternativa à noção tradicional de unidade lógica e ideal entre homogêneos.
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