Rascunho: a presença do papel, da escuta e do tempo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530405012020230

Palavras-chave:

Canto de pássaro, Simondon, composição musical, processo de criação

Resumo

Neste texto, que segue em fluxo de vai e vem, quase metáfora do processo composicional que narra, faço um apanhado de procedimentos composicionais recorrentes em meu trabalho de criação e que tem por ponto de partida o canto dos pássaros e modelos simples como princípio de gênese ritmo-melódica e mesmo harmônica. Em sua parte central, apresento a fundamentação teórica em uma leitura poética (relacionada não à filosofia ou
teorias, mas a modelos de criação), com base na alagmática proposta por Gilbert Simondon em seu L’individuation à la lumière des notions de forme et d’information e no conjunto de aulas reunidas no livro Imagination et Invention. Busco deste modo pensar a continuidade musical entre heterogêneos por consistência local, em alternativa à noção tradicional de unidade lógica e ideal entre homogêneos.

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Biografia do Autor

silvio ferraz, Universidade de São Paulo / Fapesp / CNPq

Compositor. Professor Titular do Departamento de Música da USP. Bolsista produtividade CNPq.

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Publicado

2020-10-18

Como Citar

FERRAZ, Silvio. Rascunho: a presença do papel, da escuta e do tempo. Orfeu, Florianópolis, v. 5, n. 1, 2020. DOI: 10.5965/2525530405012020230. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/17021. Acesso em: 2 nov. 2024.