Prática e didática da música de câmara

Autores

  • Sonia Ray UFG - Universidade Federal de Goias

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530404012019151

Palavras-chave:

Pedagogia da Performance Musical, didática da música de câmera, formação do músico camerista

Resumo

Questões relativas à fundamentação da atuação do músico camerista e do professor de música de câmera são o foco deste texto. A pouca atenção de pesquisadores da área de performance musical aos fundamentos da realização e ensino desta prática tem levado a uma multiplicidade, por vezes desorientada, de ações na formação do camerista. O objetivo principal da discussão aqui apresentada é gerar reflexão sobre o tema, bem como oferecer diretrizes para estudantes e professores de música de câmara. Partindo dos conceitos de Performance Musical (2015a) e Pedagogia da Performance Musical (RAY, 2015b), são apresentados fundamentos e sugestões de organização didática da música de câmara em nível intermediário (graduação). Para tanto, o texto está organizado em três partes principais: 1) Fundamentos para uma Didática da Música de Câmara, 2) Elementos da prática e didática da música de câmara e 3) Considerações para o planejamento da disciplina. A discussão e sugestões aqui apresentadas evidenciam os benefícios de estudos conceituais focados na prática e didática da música de câmara, sobretudo em processos formais de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sonia Ray, UFG - Universidade Federal de Goias

Graduada em Composição e Regência pela Universidade Estadual Paulista em 1993. Concluiu seus cursos de Mestrado e Doutorado na Universidade de Iowa. É sócia fundadora da Associação Brasileira de Contrabaixistas. Na Escola de Música da Universidade Federal de Goiás (UFG) é professora dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação e tem projetos em andamento com temas variados relacionados à divulgação do contrabaixo e da música brasileira

Referências

CAZARIM, T. A percepção do corpo na performance musical: o lugar da imagem corporal na prática camerística. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE COGNIÇÃO E

ARTES MUSICAIS, 3., 2007, Salvador. Anais […]. Salvador: UFBA, 2007. p. 582-587.

CERQUEIRA, D. L.; ZORZAL, R. C.; AVILA, G. A. de. Considerações sobre a aprendizagem da performance musical. Permusi, n. 26, p. 94-109, 2012. Disponível

em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-75992012000200010&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 28 ago. 2019.

GORDON, S. Mastering art of performance: a primer for musicians. New York: Oxford University, 2006.

HALLAM, S. A practical guide to better teaching and learning. Oxford: Heinemann Educational, 2006. Cap. 8, p. 118-141.

KAMINSKI L.; RAY, S. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE COGNIÇÃO E ARTES MUSICAIS, 11., 2015, Pirenópolis. Anais […]. Pirenópolis: UFG, 2015.

KLICKSTEIN, G. The musician’s way: a guide to practice, performance, and wellness. New York: Oxford university, 2009.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1990.

PARNCUTT, R.; McPHERSON, G. E. The science & psychology of music performance. New York: Oxford University, 2002.

RAY, S. et al. Estudo exploratório sobre o impacto da informação sobre psicologia da performance no nível de estresse e ansiedade de músicos práticos brasileiros. Opus, v.

, n. 2, p. 303-323, dez. 2016.

RAY, S. KAMINSKI, L. C. O Atual estado da questão da disciplina psicologia na formação de músicos-intérpretes na academia brasileira. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE

COGNIÇÃO A ARTES MUSICAIS, 8., Brasília, 2011, Anais..., Brasília, 2011.

RAY, S. KAMINSKI, L. C.. Psicologia da performance na formação acadêmica do performer In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓSGRADUAÇÃO EM MÚSICA, 22., João Pessoa, 2012, Anais..., João Pessoa, 2012.

RAY, S. Performance Musical e suas Interfaces. Goiânia: Vieira, Irokun, 2015a.

RAY, S. Pedagogia da Performance Musical. Tese (Pós-Doutorado) – UFG, Goiânia, 2015b.

REIS, A.; DE BIAGGI, E. A homogeneidade sonora no quarteto de cordas: diferentes enfoques possíveis. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E

PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 28., 2018, Manaus. Anais […]. Manaus: UFAM, 2018. p. 1-8.

RINK, John (Ed.). Musical Performance: a guide to understanding. New York: Cambridge, 2002.

VILLEGAS, R. G. Música de cámara y aprendizaje significativo: una estrategia pedagógica para el fortalecimiento de los procesos académicos y musicales. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE COGNIÇÃO E ARTES MUSICAIS, 13., 2017, Curitiba. Anais […]. Curitiba: UFPR, 2017. p. 468-476.

WILLIAMON, A. Musical Excellence: strategies and techniques to enhance performances. New York: Oxford University, 2004.

YAMAUCHI, R; SINICO, A.; GUALDA, F. O interesse pela reflexão teórica no processo de criação da interpretação: um estudo da prática interpretativa coletiva em música de

câmara. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE COGNIÇÃO E ARTES MUSICAIS, 8., 2012, São Paulo. Anais […]. São Paulo: UDESC, 2012. p. 156-161.

Downloads

Publicado

2019-09-11

Como Citar

RAY, Sonia. Prática e didática da música de câmara. Orfeu, Florianópolis, v. 4, n. 1, p. 151–165, 2019. DOI: 10.5965/2525530404012019151. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/1059652525530404012019151. Acesso em: 21 nov. 2024.