Interação e coletividade: apontamentos etnográficos sobre uma roda de choro

Autores

  • Renan Moretti Bertho Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530404012019005

Palavras-chave:

etnomusicologia, interação, coletividade, etnografia, rodas de choro

Resumo

A música praticada em uma roda de choro está sujeita a elementos informais e variações espontâneas que são consequências diretas e indiretas da interação e da coletividade. No presente texto busco demonstrar como este fazer musical proporciona formas simultâneas de negociação, pormove tomadas instantâneas de decisões e oferece possibilidades singulares de organização. Teoricamente dialogo com autores da área de etnomusicologia que apresentam discussões sobre fazer musical coletivo e suas possíveis relações entre música e sociedade. Posteriormente, apresento dados etnográficos construídos ao longo da minha pesquisa de campo,  enfatizando, sobretudo, propostas de negociação, dinâmicas de revezamento, revezamentos entre músicos, e diretrizes para a escolha dos instrumentos que serão tocados.

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Biografia do Autor

Renan Moretti Bertho, Unicamp

Doutorando em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Possui mestrado em Música pela mesma instituição (2015) e graduação em Educação Musical pela Universidade Federal de São Carlos (2008). Desenvolve a pesquisa “Trilhas do choro: entre o participativo e o apresentacional nas rodas do interior paulista” (bolsa FAPESP) e ocupa o cargo de 2º Tesoureiro da Associação Brasileira de Etnomusicologia - ABET - gestão 2017/2019.

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Publicado

2019-09-11

Como Citar

BERTHO, Renan Moretti. Interação e coletividade: apontamentos etnográficos sobre uma roda de choro. Orfeu, Florianópolis, v. 4, n. 1, p. 5–26, 2019. DOI: 10.5965/2525530404012019005. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/1059652525530404012019005. Acesso em: 21 nov. 2024.