Educação musical, relações étnico-raciais e decoloneidade: tensões, perspectivas e interações para a Educação Básica

Autores

  • Leonardo Moraes Batista Departamento Nacional do Sesc Conservatório Brasileiro de Música - CBM-CEU Fladem Brasil/FLADEM

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530403022018111

Palavras-chave:

educação básica, currículo, decoloneidade, relações étnico raciais, educação musical

Resumo

O presente ensaio problematiza a educação das relações étnico-raciais para além de um “conteúdo” dos componentes curriculares, mas principalmente como uma Esse artigo aponta tensões e aborda perspectivas e interações sobre a decoloneidade para o campo da Educação Musical, com foco na Educação Básica, perpassado pelo debate acerca da Educação das Relações Étnico-Raciais para o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. O texto aponta silenciamentos e invisibilidades causadas pelos epistemicídios presentes nos currículos e práticas pedagógico-musicais causado por um negrocídio, e apresenta perspectivas epistemológicas e interações curriculares para uma ação pedagógico-musical outra. É empregado, no decorrer do artigo, o enfoque da pesquisa subjetivista, abrangendo o campo teórico com base em perspectivas político-epistemológicas e legislativas, em diálogo com as vozes de autoras e autores que convido para discutir o tema. Proponho um caminho desobediente às hegemônicas ações estabelecidas pelas estruturas do patriarcalismo, do capitalismo e do colonialismo, impregnados e institucionalizados na sociedade que subalterniza, silencia e invisibiliza a ideia de projeto educativo emancipatório, visto de um âmbito pedagógico-musical.

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Biografia do Autor

Leonardo Moraes Batista, Departamento Nacional do Sesc Conservatório Brasileiro de Música - CBM-CEU Fladem Brasil/FLADEM

É Licenciado em Música e Especialista em Educação Musical pelo Conservatório Brasileiro de Música (UNICBM). Mestre em Educação Musical, Doutorando em Etnomusicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Integrante do Laboratório de Etnomusicologia da mesma universidade (LABETNO UFRJ). É docente na Especialização em Educação Musical do CBM-CEU e é líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Musical (GEPEM/Fladem Brasil/UNICBM), com ênfase em pesquisas que tratam de abordagens relacionadas à formação docente, aos estudos decoloniais e interculturais, com projeto de pesquisa intitulado “Música, Cultura, Educação: pensando a Educação Musical nos/dos/com os múltiplos espaços de ensinoaprendizagem”. É membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN). É membro e compõe o Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), na gestão 2017-2019. É membro e Presidente da Seção Nacional do Fórum Latino-Americano de Educação Musical (FLADEM) - Fladem Brasil, na gestão 2017-2019. Tem interesse nas seguintes áreas de investigação: Educação Musical, etnomusicologia, decolonialidade, interculturalidade, diversidade cultural, educação, cultura, relações étnico-raciais formação de professores, políticas educacionais, com ênfase especial na atuação do movimento negro brasileiro.

 

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Publicado

2018-12-19

Como Citar

BATISTA, Leonardo Moraes. Educação musical, relações étnico-raciais e decoloneidade: tensões, perspectivas e interações para a Educação Básica. Orfeu, Florianópolis, v. 3, n. 2, p. 111–135, 2018. DOI: 10.5965/2525530403022018111. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/1059652525530403022018111. Acesso em: 22 dez. 2024.