As vozes da letra na fonosfera grega: um estudo sobre os cantares da Antiguidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530404012019184

Palavras-chave:

Vocalidade, Gêneros lítero-musicais, Composição aural

Resumo

A historiografia da Antiguidade grega apresenta música e linguagem intimamente associadas. As fórmulas métricas pressupõem artifícios mnemônicos e indicam a preponderância da dimensão aural das performances sobre a escrita. Haveria características intrínsecas da língua grega que amoldariam as possibilidades melódicas? Ao ser colocada a questão do elo música-palavra, a seguinte rede temática será evidenciada: como se forma a ressonância melódico-textual? De que modo se dá, no canto, a convergência de elementos rítmico-melódicos, semânticos e performáticos? Ora propomos um estudo do elo canto-palavra desde os vestígios de canções gregas notadas com a escrita musical antiga. A problematização das relações entre o ritmo musical, a melodia e a métrica poética põe à mostra possíveis características das inflexões vocálicas como arquétipos específicos de performances e composições. Pela perspectiva da filosofia humanista da música (LIPPMAN, 2006), entende-se a vocalidade grega como um rito. A partir desse prisma, é possível interpretar as práticas composicionais e os vestígios de performances nas canções, considerando os valores antrópicos – mitopoéticos e catárticos – que se expressam nos gêneros lítero-musicais.

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Biografia do Autor

Tiago Eric Abreu, UFU - Universidade Federal de Uberlândia

PPGMU–UFU, Programa de pós-graduação em Música da Universidade Federal de Uberlândia – MG.

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Publicado

2019-09-11

Como Citar

ABREU, Tiago Eric. As vozes da letra na fonosfera grega: um estudo sobre os cantares da Antiguidade. Orfeu, Florianópolis, v. 4, n. 1, p. 184–205, 2019. DOI: 10.5965/2525530404012019184. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/1059652525530404012019184. Acesso em: 22 dez. 2024.