Sonata para piano n. 1 de Francisco Mignone: uma comparação de performances

Autores

  • Nayane Nogueira Soares Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cristina Capparelli Gerling Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530403022018261

Palavras-chave:

análise de gravações; análise rítmica, expressividade, timing e dinâmica, Sonata para piano n.1 de Francisco Mignone

Resumo

Este texto apresenta um recorte de uma investigação sobre as decisões interpretativas relacionadas ao timing, dinâmica e articulação de quatro execuções do primeiro movimento da Sonata para piano n.1 de Francisco Mignone. Por meio da comparação de gravações, foram identificadas estratégias expressivas adotadas pelos intérpretes profissionalmente reconhecidos por seu nível de expertise. No processo de comparação torna-se evidente como o direcionamento expressivo do discurso musical em determinados trechos da obra é determinado por manipulações coordenadas de timing e dinâmica.

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Biografia do Autor

Nayane Nogueira Soares, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda e Mestra em Música, subárea de Práticas Interpretativas/Piano, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Bacharel em Música - Instrumento/Piano pela Universidade Federal de Uberlândia (2015).

Cristina Capparelli Gerling, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Música pela Boston University; Mestre em Música pelo New England Conservatory; Estágios pós-doutorais realizados nas Universidades de Iowa e Connecticut; “Indiana Chair” da Indiana University, Bloomington (2014).

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Publicado

2018-12-19

Como Citar

SOARES, Nayane Nogueira; GERLING, Cristina Capparelli. Sonata para piano n. 1 de Francisco Mignone: uma comparação de performances. Orfeu, Florianópolis, v. 3, n. 2, p. 261–294, 2018. DOI: 10.5965/2525530403022018261. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/1059652525530403022018261. Acesso em: 22 dez. 2024.