Singing by and with heart: embodying Candomblé’s sensuous knowledge through songs and dances in Berlin

Autores

  • Nina Graeff Universidade Livre de Berlim, pesquisadora bolsista pós-doutoral

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530403022018044

Palavras-chave:

música e dança afro-brasileira, aprendizagem corporal, conhecimento sensível, Candomblé, embodiment

Resumo

Através de etnografia realizada em Berlim e no Recôncavo da Bahia, minha pesquisa de doutorado buscou entender os processos subjetivos e transculturais da aprendizagem corporal (embodiment) de uma tradição oral, a religião do Candomblé, tendo como ponto de partida para a análise o meu próprio corpo. Este artigo apresenta alguns de seus resultados relacionados à transmissão de cantigas e danças na única casa de Candomblé da Alemanha. Apesar da distância do contexto cultural original, o pai de santo e outros mestres enfatizam o valor da aprendizagem prática, isto é, através do emprego intensivo do corpo, em contraponto à instrução verbal. Tal aprendizagem pressupões processos miméticos, envolvendo toda a dimensão subjetiva do aprender e, portanto, do conhecimento sensível adquirido. Busco demonstrar aqui como música e a dança atuam na incorporação da “essência emocional” (MERLEAU-PONTY, 1945) do Candomblé e dos orixás, ao passo que precisão técnica e compreensão intelectual e semântica de letras, gestos, ritmos e melodias, tornam-se secundárias. Afinal a religião em questão fundamenta-se na experiência e no compartilhar dessa essência tanto com a comunidade quanto com os orixás.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nina Graeff, Universidade Livre de Berlim, pesquisadora bolsista pós-doutoral

Antropologia da Educação

Referências

AGAWU, V. Kofi. The Rhythmic Structure of West African Music. In: The Journal of Musicology 5/3, 1987. p. 400-418.

ANJOS, José Carlos Gomes do. A filosofia política da religiosidade afro-brasileira como patrimônio cultural africano. Debates do NER 9/13, 2008. p. 77-96.

BASTIDE, Roger. Le candomblé de Bahia (rite nagô). Paris: La Haye, 1958.

BASTIDE, Roger. As Religiões Africanas no Brasil. São Paulo: Pioneira, 1971 [1960].

BERGER, Peter L., and Thomas LUCKMANN. The Social Construction of Reality: a treatise in the sociology of knowledge. New York: Anchor books, 1967.

BLACKING, John. Music, Culture, and Experience: Selected Papers of John Blacking. Chicago and London: University of Chicago Press, 1995.

BOURDIEU, Pierre. Esquisse d'une Théorie de la Pratique: précédé de trois études d'ethnologie kabyle. Genève: Droz, 1972.

BOURDIEU, Pierre. Le Sens Pratique. Paris: Éditions de Minuit, 1980.

BRETON, David le. La Saveur du Monde: une anthropologie des sens. Paris: Éd. Métailié, 2006.

BRETON, David le. Pour une Anthropologie des Sens. In: VST - Vie sociale et traitements, 4/96: p. 45-53, 2007.

BUTLER, Judith. Performative Acts and Gender Constitution: an essay in phenomenology and feminist theory. In: Theatre Journal 40/4, 1988. p. 519-531.

CHERNOFF, John Miller. African Rhythm and African Sensibility. Chicago: The University of Chicago Press, 1978.

CONQUERGOOD, Dwight. Rethinking Ethnography. Towards a Critical Cultural Politics. Communication Monographs 58, 1991. p. 179-194.

CONQUERGOOD, Dwight. Performance Studies: interventions and radical research. The Drama Review 46/2, 2002. p. 145-156.

CONNERTON, Paul. How Societies Remember. Cambridge, New York: Cambridge University Press, 1989.

COSSARD, Gisèle Omindarewá. Awô. O mistério dos orixás. Rio de Janeiro: Pallas, 2008.

CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly. The Flow Experience and Its Significance for Human Psychology. In: Optimal Experience: psychological studies of flow in consciousness, edited by Mihaly Csikszentmihalyi and Isabella S. Csikszentmihalyi. Cambridge: Cambridge University Press, 1988. p. 15-35.

CSORDAS, Thomas. Embodiment as Paradigm for Anthropology. In: Ethos 18/1, 1990. p. 5-47.

CSORDAS, Thomas. Somatic Modes of Attention. In: Cultural Anthropology 8/2, 1993. p. 135-156.

DESMOND, Jane C. Embodying Difference: issues in dance and cultural studies. In: Cultural Critique 26, 1993. p. 33-63.

FABIAN, Johannes. Power and Performance: Ethnographic Explorations through Proverbial Wisdom and Theatre in Shaba, Zaire. Madison: The Univeristy of Wisconsin Press, 1990.

GEBAUER, Gunter; WULF, Christoph. Mimesis: Kultur - Kunst - Gesellschaft. Reinbek bei Hamburg: Rowohlt, 1992.

GOLDMAN, Marcio. Formas do Saber e Modos do Ser Observações Sobre Multiplicidade e Ontologia no Candomblé. In: Religião e Sociedade 25 (2), 2005. p. 102-120.

GOLDMAN, Marcio. Histórias, devires e fetiches das religiões afro-brasileiras. In: Análise Social, vol. XLIV (190), 2009. p. 105-137.

GRAEFF, Nina. “Experiencing Music and Intangible Cultural Heritage: Some Thoughts on Safeguarding Music’s Intangible Dimension”. In: El oído pensante 2 (2), 2013. p. 1-21. http://ppct.caicyt.gov.ar/index.php/oidopensante

GRAEFF, Nina. Ich werde mein Orixá. Mimetische Prozesse in der Weitergabe des Candomblé in Berlin. In: Paragrana 23/2, 2014a. p. 216-228.

GRAEFF, Nina. Transmitiendo y preservando lo ‚inmaterial’ en una casa de candomblé en Berlín. In: Ensayos: Historia y Teoría del Arte 25/17, 2014b. p. 23-37.

GRAEFF, Nina. Fundamentos Rítmicos Africanos para a Pesquisa da Música Afro-Brasileira: o exemplo do Samba de Roda. In: Música e Cultura 9, 2014c. p. 1-23.

GRAEFF, Nina. Os ritmos da roda. Tradição e transformação no samba de roda. Salvador: EDUFBA, 2015a.

GRAEFF, Nina. Embodying Candomblé Dances, Safeguarding Intangible Heritage. In: Dance, narratives, heritage: 28th symposium of the ICTM Study Group on Ethnochoreology: Zagreb, Croatia: Institute of Ethnology and Folklore Research; ICTM Study Group on Ethnochoreology, 2015b. p. 280-285.

GRAEFF, Nina. Oxum’s mirror: Embodying Candomblé Transculturally. Ph.D. thesis. Free University of Berlin, November 2016.

HAZZARD-GORDON, Katrina. Afro-American Core Culture Social Dance: an examination of four aspects of meaning. In: Dance Research Journal 15/2, 1983. p. 21-26.

KIRSHENBLATT-GIMBLETT, Barbara. Destination Culture. Tourism, Museums, and Heritage. Berkeley: University of California Press, 1998.

KUBIK, Gerhard. Zum Verstehen afrikanischer Musik. Leipzig: Philipp Reclam, 1988.

KUBIK, Gerhard. Kognitive Grundlagen afrikanischer Musik. In: Musik in Afrika: Mit 20 Beiträgen zur Kenntnis traditioneller afrikanischer Musikkulturen, edited by Artur Simon. Berlin: Museum für Völkerkunde, 1983. p. 327-400.

LAVE, Jean; WENGER, Etienne. Situated Learning. legitimate peripheral participation. Cambridge, New York: Cambridge University Press, 1991.

MALINOWSKI, Bronislaw. Argonauts of the Western Pacific. An account of native enterprise and adventure in the archipelagoes of Melanesian New Guinea. New York: Dutton, 1922.

MAUSS, Marcel. Anthropologie et Sociologie. Paris: PUF, 1950.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Phenomenology of Perception. Trans. by Colin Smith. Routledge: London & New York, 2005 [1945].

ONG, Walter J. Orality and Literacy: the technologizing of the World. Routledge: London & New York. 2002 [1989].

PELINSKI, Ramón. “Embodiment and Musical Experience”. In: TRANS 9 (December 2005). http://www.sibetrans.com/trans/articulo/178/embodiment-and-musical-experience [Accessed 19th November 2018].

PINTO, Tiago de Oliveira. Capoeira, Samba, Candomblé: Afro-brasilianische Musik im Recôncavo, Bahia. Berlin: Museum für Völkerkunde, 1991.

POLANYI, Michael. The Tacit Dimension. London: Routledge & Paul, 1966.

RODRIGUES, R. Nina. L’animisme fétichiste des nègres de Bahia. Salvador: Reis, 1900.

ROSA, Hartmut. Resonanz: Eine Soziologie der Weltbeziehung. Berlin: Suhrkamp, 2016.

RYLE, Gilbert. The Concept of Mind. London, New York: Routledge, 2009 [1949].

SANTOS, Boaventura de Sousa. Beyond Abyssal Thinking: from global lines to ecologies of knowledges. Revista Crítica de Ciencias Sociais 30 (1), 2007. p. 45-89.

TAYLOR, Diana. The Archive and the Repertoire: cultural memory and performance in the Americas. Durham, London: Duke University Press, 2003.

TAYLOR, Diana. Performance and Intangible Cultural Heritage. In: The Cambridge Companion to Performance Studies, edited by Tracy C. Davis. Cambridge: Cambridge University Press, 2008. p. 91-104.

WACQUANT, Loïc. Corps et Âme. Carnets ethnographiques d’un apprenti boxeur. Marseille: Agone, 2000.

WELSCH, Wolfgang. “Transculturality - the Puzzling Form of Cultures Today”. In Spaces of Culture: city, nation, world, edited by M. Featherstone and S. Lash. London: Sage, 1999. p. 194-213.

WULF, Christoph. Gesten. In: Vom Menschen. Handbuch Historische Anthropologie, edited by Christoph Wulf. Weinheim; Basel: Beltz, 1997.

WULF, Christoph. Anthropologische Dimensionen des Tanzes. In: Tanz als Anthropologie, edited by Gabriele Brandstetter and Christoph Wulf. Munich: Wilhelm Fink, 2007. p. 121-31.

Downloads

Publicado

2018-12-19

Como Citar

GRAEFF, Nina. Singing by and with heart: embodying Candomblé’s sensuous knowledge through songs and dances in Berlin. Orfeu, Florianópolis, v. 3, n. 2, p. 44–71, 2018. DOI: 10.5965/2525530403022018044. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/1059652525530403022018044. Acesso em: 28 mar. 2024.