O desenvolvimento musical de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo em Musicoterapia: revisão de literatura e relato de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530403012018145

Palavras-chave:

Autismo, Transtorno do Espectro do Autismo, Desenvolvimento Musical, Musicoterapia Improvisacional Musicocentrada

Resumo

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um distúrbio que afeta o desenvolvimento desde a primeira infância. Estudos sobre música e cérebro enfatizam a importância da música para o desenvolvimento humano e ressaltam o papel da música para pessoas com TEA. Devido às importantes relações da música com o desenvolvimento e com o TEA, a Musicoterapia é uma possibilidade terapêutica ascendente para pessoas com esse diagnóstico, como forma de propiciar melhoras na comunicação e na socialização. O presente trabalho visa compreender o desenvolvimento cognitivo-musical de crianças com TEA por meio de uma revisão de literatura sobre o desenvolvimento musical de pessoas com TEA em intervenções musicoterapêuticas e de um relato de caso de uma criança com TEA em sessões de Musicoterapia Improvisacional Musicocentrada. Os resultados apontam para a necessidade de mais estudos sobre o tema e para a importância do desenvolvimento musical no tratamento musicoterapêutico da criança com Transtorno do Espectro do Autismo.

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Biografia do Autor

Marina Horta Freire, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Educação Musical, Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Assistente, curso de Música habilitação Musicoterapia, Departamento de Instrumentos e Canto, Escola de Música, Universidade Federal de Minas Gerais.

Jéssica Martelli, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduanda em Licenciatura em Música, Escola de Música, Universidade Federal de Minas Gerais. Iniciação Científica voluntária no projeto de pesquisa "Relações entre os efeitos terapêuticos da Musicoterapia Improvisacional e o desenvolvimneto musical de crianças com autismo".

Gabriel Estanislau, Universidade Federal de Minas Gerais

Musicoterapeuta (Bacharel em Música com Habilitação em Musicoterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais, 2017). Atuação e pesquisa interdisciplinares nas áreas da Saúde, Humanas, Educação e Música, ênfase em pessoas com distúrbios na interação social.

Maria Betânia Parizzi, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Adjunta, Departamento de Teoria Geral da Música, Escola de Música, Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado

2018-10-17

Como Citar

FREIRE, Marina Horta; MARTELLI, Jéssica; ESTANISLAU, Gabriel; PARIZZI, Maria Betânia. O desenvolvimento musical de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo em Musicoterapia: revisão de literatura e relato de caso. Orfeu, Florianópolis, v. 3, n. 1, p. 145–171, 2018. DOI: 10.5965/2525530403012018145. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/1059652525530403012018145. Acesso em: 22 dez. 2024.