Isso é ¿música? O som experimental a partir da apropriação das novas tecnologias
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525534001022016060Palavras-chave:
Pesquisa da sonoridade musical contemporânea, novas tecnologias na música, experimentação sonora, improvisação musicalResumo
Este artigo traz uma reflexão sobre a experimentação sonora e possíveis paradoxos entre música, som e linguagem na produção artística contemporânea, a partir da apropriação das novas tecnologias digitais. No momento em que um instrumento acústico é acoplado a uma interface capaz de processar seu sinal, temos acesso às potencialidades mais intrínsecas do som. Valendo-se de processos investigativos que podem realizar o intercâmbio de dados e sinais originados em instrumentos acústicos, eletrônicos, computadores móveis, controladores, smartphones, redes de comunicação sem fios, sensores, objetos amplificados, etc., a experimentação a partir de aparatos digitais abriu uma fenda irreversível na fatura sonora, ampliando as possibilidades artísticas; o experimento sonoro, sua criação e difusão, estão cada vez mais próximos da pele, do tato, cada vez mais próximos ao corpo humano. Ao expandirmos o foco para além dos aspectos tradicionais do ritmo, melodia e harmonia, que estão atrelados a um certo período da música ocidental, e partirmos para uma escuta intensificada, percebemos a potência que o som representa, com suas nuances expressivas. Assim, a apropriação das novas tecnologias nas práticas artísticas possibilita a criação de um tipo específico de performance e composição ancoradas numa manipulação e escuta mais detalhadas do som, que podem vir a ser desvinculadas de uma referencialidade específica.Downloads
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