A humanidade do fazer musical com as Tocatas
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530401022016021043Palavras-chave:
Tocata, Reuniões Musicais, Improvisação Musical, Processo Criativo, Colaboração, Relatos de ExperiênciaResumo
O objetivo deste artigo é traçar a relevância social e musical do evento conhecido por “Tocata”, em Florianópolis/ SC. Proposta com a forma de um encontro informal, aberto e não restrito a músicos, a Tocata se abre como uma experiência compartilhada que favorece diferentes potencialidades do fazer musical, assim como a reinvenção da relação dos participantes com a música. Dada esta especificidade das interações e do convívio humano, tal como ali ocorrem, a Tocata nos possibilita uma experiência artístico-musical que se dá no devir de um processo criativo, simultâneo e coletivo, onde a ação musical pretende se apresentar de forma afetiva, espontânea e intuitiva. Os dados da pesquisa partem dos relatos de participantes registrados entre 2015 e 2016 para o Trabalho de Conclusão de Curso: Convívio Experimental e Improvisação Musical na Tocata: da produção de uma atitude ético-estética. Situamos estes relatos em articulação com a nossa própria experiência, enquanto participantes e pesquisadores no campo da música e artes visuais, e em diálogo com estes campos introduzimos descrições da Tocata e reflexões que nos acompanham no decorrer dos últimos anos.
Downloads
Referências
BAILEY, Derek. Improvisation: Its nature and practice in music. Da Capo press, inc: United States of America, 1993.
BONDIA. Jorge Larossa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. Nº 19. 2002.
CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly. Flow: the psychology of optimal experience. New York: Harperperennial Modernclassics, 2008.
GREEN, Lucy. How popular musicians learn: a way ahead for music education. Farnham, Surrey: Ashgate Publishing Company, 2002.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Lisboa: Instituto Piaget, 1991. (Epistemologia e sociedade) ISBN (Broch.).
LADDAGA, Reinaldo. Estética da emergência: a formação de outra cultura das artes. Tradução de: Magda Lopes. São Paulo: Martins Fontes – Selo Martins, 2012.
SMALL, Cristopher. Musicking: the meanings of performing and listening. Middletown: Wesleyan University Press, 1998. 230 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 ORFEU
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.