Bumba-meu-boi do Maranhão: uma releitura de seus primeiros registros sonoros

Autores

  • Daniel Lemos Cerqueira Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092516162016081

Palavras-chave:

Bumba-meu-boi, etnomusicologia , políticas públicas de cultura

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal elaborar uma análise sonora das quatro gravações de bumba-meu-boi do Maranhão registradas em 1938 através da Missão de Pesquisas Folclóricas do Departamento de Cultura do município de São Paulo, coordenada por Mário de Andrade. Serão adotados como referência os padrões estéticos sonoros característicos da atual convenção de “sotaques”, presente tanto em estudos acadêmicos quanto em documentos oficiais do governo do Maranhão, fazendo uso de referências da Etnomusicologia. De maneira a complementar a presente análise, serão discutidas questões acerca do método de documentação sonora e das políticas culturais voltadas à patrimonialização cultural, status em que se encontra atualmente a manifestação em pauta. Conclusões reforçam a imprescindibilidade de ampliar o conceito estabelecido de “cultura maranhense”, historicamente sedimentado através das políticas culturais do governo estadual, e destacam a necessidade de haver mais estudos culturais sobre o Maranhão em uma perspectiva etnomusicológica.

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Biografia do Autor

Daniel Lemos Cerqueira, Universidade Federal do Maranhão

Professor Adjunto do Departamento de Artes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

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Publicado

2017-09-16

Como Citar

CERQUEIRA, Daniel Lemos. Bumba-meu-boi do Maranhão: uma releitura de seus primeiros registros sonoros. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 16, n. 2, p. 81–98, 2017. DOI: 10.5965/2358092516162016081. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/9124. Acesso em: 20 dez. 2024.