MÚSICA AO CAMPO: Uma Proposta de Educação Musical no Campo

Autores

  • Sérgio Pereira da Silva UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092515152016062

Palavras-chave:

educação do campo , educação musical , identidade camponesa , reforma agrária , protagonismo juvenil

Resumo

O presente artigo trás uma analise do projeto Música ao Campo, implantado no Assentamento Taquaral, Município de Corumbá-MS. Com uma visão critica sobre conjuntura da Educação Musical na Escola Municipal Rural de Ensino Fundamental e Integral Monte Azul, os caminhos interdisciplinares que a música dialoga na escola e os aspectos históricos com a proposta de Educação Popular. Lançamos um olhar sobre a identidade camponesa e a afirmação desta, numa perspectiva de rompimento de preconceitos históricos criados por uma oligarquia política e social, a organização da comunidade escolar e ações possíveis para o fortalecimento e manutenção do projeto. As experiências com diferentes formações musicais, Orquestra do Campo, Banda de Percussão Monte Azul, Camerata do Campo, duplas de música sertaneja e banda de rock (Química e os Poetas em Chamas).  Um olhar sobre o processo de transição da escola de dois turnos, para o sistema integral e de que maneira este fato alterou o a didática do ensino musical. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Pereira da Silva, UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestrando em Educação Musical, PPGMUS-CEART/UDESC.

Professor Licenciado em Música pela UFMS- Campus Campo Grande.

Atuante como professor concursado em Artes, coordenando e professorando no projeto de educação musical no Assentamento Taquaral (Música ao Campo) e na Academia Municipal de Música do Município de Corumbá-MS.

Professor oficineiro de projeto de Extensão em Arte-Educação da UFGD, para formação de licenciandos em Educação do Campo na área Música.

 

Referências

BRASIL. Lei nº 4504, de 30 de novembro de 1964. Estatuto da Terra. Brasilia.

BREDA, Laura Thumé. Estudo dos Impactos do Valor Recuperável de Ativos na Contabilidade de Empresas Siderúrgicas: O Caso da Crise nos Mercados Finan- ceiros em 2008. 2008. 80 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração, Ufrgs, Porto Alegre, 2008.

CARVALHO, Raquel Alves de. Identidade e Cultura dos Povos do Campo: entre preconceitos e resistências, qual o papel da educação? Curitiba: Appris, 2016.

CASTRO, Elisa Guaraná de. Os jovens estão indo embora: juventude rural e a construção de um ator político. Rio de Janeiro: Edur, 2009.

COELHO, Fabiano. É preciso fazer mística: o forjar de uma identidade coletiva sem terra. Dimensões, Vitória, v. 26, p. 325-349, 2011.

FREIRE, Paulo. Política e Educação. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

LAZZARIN, Luiz Fernando. A dimensão multicultural da nova filosofia da edu- cação musical. Abem, Porto Alegre, v. 14, p. 125-131, 2006.

MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz. Pedagogias em Educação Musical. Curitiba: Ibpex, 2011.

MOREIRA, Jairto Saraiva. Professores do Assentamento Taquaral: A trajetória de luta pela terra e educação. 2010. 133 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestra- do em Educação, UCDB, Campo Grande, 2010.

MUNARIN, Antônio; SHMIDIT, Wilson; PEIXER, Zilma Isabel. Educação do Campo: Políticas e Práticas em Santa Catarina. São Paulo: Outras Expressões, 2016

QUEIROZ, Luiz Ricardo da Silva. Música na escola: aspectos históricos da legis- lação nacional e perspectivas atuais a partir da Lei 11.769/2008. ABEM, Londri- na, v. 20, n. 29, p. 23-38, 2008.

SOUZA, Jussamara. Aprender e ensinar música no cotidiano. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2016.

Downloads

Publicado

2016-12-30

Como Citar

DA SILVA, Sérgio Pereira. MÚSICA AO CAMPO: Uma Proposta de Educação Musical no Campo. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 15, n. 1, p. 62–76, 2016. DOI: 10.5965/2358092515152016062. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/8831. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê