Planejamento em música: estudo do discurso de um professor da educação básica

Autores

  • Julielle Rates Pereira Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092514142015009

Palavras-chave:

planejamneto , escola , professor de música

Resumo

O presente estudo tem por objetivo entender como o professor de música planeja suas aulas, destacando como são suas escolhas de conteúdo, de atividades, repertório e métodos de avaliação. A pesquisa foi desenvolvida com um professor de música de uma escola estadual da cidade Goianira-Go, por meio de uma entrevista semiestruturada. A análise mostrou que, no caso estudado, há uma falta de estruturação de currículo, bem como a ausência do uso do Projeto Político Pedagógico. O professor afirma realizar dois planejamentos: um para o cumprimento das normas burocráticas da escola e outro para seu uso. Por sua vez, a visão do mesmo sobre a escolha de conteúdos, repertório, atividades, bem como a função que a música deve exercer na escola mostrou-se muito coerente com seu papel de educador. No estudo realizado, percebe-se que o processo de planejamento didático revelou-se destituído de significado pedagógico, já que o modelo utilizado para registro não satisfaz as necessidades do professor. A pesquisa sugere mais estudos sobre o registro, a reflexão e a elaboração do planejamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julielle Rates Pereira, Universidade de Brasília

Licenciada em Educação Física pela Univesidade Estadual de Goiás e licenciada em Música pela Universidade de Brasília. Educadora pública desde 2009, atuando nas referidas áreas de formação desde então, alternando entre as disciplinas de Educação Física, Artes e Música. Experiência em todas as fases do ensino: ensino fundamental inicial, final, médio e educação de jovens e adultos, com destaque especial para ensino fundamental final.

Referências

FREIRE, Vanda Bellard (Org.). Horizontes da pesquisa em música. Rio de Janeiro: 7Letras, 2010.

GANDIN, Danilo. Planejamento como prática educativa. 20a Ed. São Paulo: Edições Loyola, 2013.

GANDIN, Danilo; CRUZ, Carlos Henrique Carrilho. Planejamento na Sala de Aula. 14a Ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

HENTSCHKE, Liane; DEL BEN, Luciana. Aula de Música: Do Planejamento e Avaliação à Prática Educativa. In.: HENTSCHKE, Liane; DEL BEN, Luciana (Orgs.). Ensino de Música: proposta para pensar e agir em sala de aula. São Paulo: Ed. Moderna, p. 176 a 189, 2003.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 4a Ed. Goiânia: Editora Alternativa, 2001.

MATEIRO, Teresa; TÉO, Marcelo. Os relatórios de estágio dos alunos de música como instrumento de análise dos processos de planejamento. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 9, 89-95, set. 2003.

OLIVEIRA, Maria Marli de. Como fazer pesquisa qualitativa. 2a Ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

PENNA, Maura. A função dos métodos e o papel do professor: em questão, “como” ensinar música. In.: MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz (orgs.). Pedagogias em Educação Musical. Curitiba: InterSaberes, p. 13-24, 2012.

PUERARI, Márcia. Ensinar Música na educação básica: um estudo de caso sobre o processo de escolarização da música na perspectiva de uma professora. 2011. Dissertação de Mestrado – Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/34063/000791315.pdf?sequence=1> Acesso em: 20 de maio de 2014.

ROMANELLI, Guilherme G. B. Planejamento de aulas de estágio. In.: MATEIRO, T.; SOUZA, J. (orgs.). Práticas de Ensinar Música. Porto Alegre: Sulina, p. 125-137, 2009.

SAMPIERI, Roberto Hernández, et all. Metodologia de pesquisa. 5a Ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

SILVA, Maria Abadia da. Do Projeto Político do Banco Mundial ao Projeto Político- Pedagógico da Escola Pública Brasileira. In.: Caderno Cedes, v. 23, nº 61. Campinas: UNICAMP, p. 283-301, 2003.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. O Projeto Político Pedagógico: uma construção coletiva. In.: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org). Projeto Político Pedagógico na Escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1995.

RUSSELL, Joan. Estrutura, conteúdo e andamento em uma aula de música na 1a série do ensino fundamental: um estudo de caso sobre gestão de sala de aula. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 12, 73-88, mar. 2005.

Downloads

Publicado

2015-12-16

Como Citar

PEREIRA, Julielle Rates. Planejamento em música: estudo do discurso de um professor da educação básica. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 14, n. 2, p. 9–27, 2015. DOI: 10.5965/2358092514142015009. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/6334. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos