Desenvolvimento de habilidades musicais em crianças autistas

Autores

  • Claudia Eboli Santos Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092514142015074

Palavras-chave:

habilidades musicais , interaçãosocial , comunicação , TEA

Resumo

Este trabalho apresenta o projeto de extensão “Desenvolvimento de Habilidades Musicais em Crianças Autistas”, parte da pesquisa de Doutorado em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Música (PPGM) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Participam do projeto 20 crianças com transtornos do espectro do autismo (TEA) na faixa de 6 a 14 anos, três estagiários das áreas de musicoterapia, psicologia e educação musical além da pesquisadora. Os atendimentos são gratuitos e acontecem uma vez por semana. Com o projeto pretende-se identificar as habilidades musicais desses indivíduos, tomando esta identificação como ação fundamental para a elaboração de estratégias que contribuirão com o seu desenvolvimento musical global. Para a identificação das habilidades musicais dos sujeitos da pesquisa, e posterior avaliação do desenvolvimento dessas habilidades, foi criado um instrumento cujos critérios dizem respeito ao comportamento musical dos indivíduos. Além dos objetivos direcionados ao desenvolvimento musical dos sujeitos, o projeto se propõe, também, a alcançar objetivos relativos à melhora da interação social e da comunicação dos mesmos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES-MAZZOTTI, ALDA. J. & GEWANDSZNAJDER, F. O planejamento de pesquisas qualitativas. In O método nas Ciências Naturais e Sociais. Pesquisa Quantitativa e Qualitativa. São Paulo: Pioneira, pp.147-178, 1998.

ARAÚJO, M. S. Pensando Práticas e Saberes na Formação Continuada de Professores/as in Práticas Pedagógicas, Linguagem e Mídias: Desafios à Pós-graduação em Educação em suas múltiplas dimensões. ANPED Sudeste, pp. 193-205, 2011.

BAUER M. W. & GASKELL, G. (Orgs.) Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Trad. Pedrinho Guareschi. 10a ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

BRUSCIA, K. E. Definindo musicoterapia. Trad.Mariza Conde. 2a ed. Rio de Janeiro; Enelivros, 2000.

FRAZIER, T. K. Learning to play and perform on musical instruments and the sociobehavioral benefit to students on the autistic spectrum. An inquiry project submitted to the MAED program for experienced educators center for programs in education. Antioch University Seattle. December, 2010.

GATTINO, G. S. Musicoterapia aplicada à avaliação não verbal de crianças com transtorno do espectro autista: revisão sistemática e estudo de validação. Tese de Doutorado. UFRGS, 2012.

LANOVAZ et al. Effects of music on vocal stereotypy in children with autism. Journal of applied behavior analysis, number 3, pp. 647– 651,2011.

LOURO, V. S. Jogos musicais, Transtorno do Espectro Autista e Teoria da Mente: um relato de experiência Anais do X Simpósio de Cognição e Artes Musicais, 2014.

MATEIRO, T.; ILARI B. (Org.) Pedagogias em Educação Musical. Curitiba: Ibpex, 2011.

MOLNAR-SZAKACS, I.; OVERY,K. (2006). Music and mirror neurons: from motion to‘e’motion. Downloaded from http://scan.oxfordjournals.org/ by guest on February 9, 2014.

MOLNAR-SZAKACS, I.; OVERY,K. Being together in time: musical experience and the mirror neuron system. Music perception, vol. 26, pp. 489-504, 2009.

MUSZKAT, M.; CORREIA, C.; CAMPOS, S. Música e Neurociências. Rev. Neurociências 8(2): 70-75, 2000.

MUSZKAT, M. Transformação pela música. Rev. Ciência.Hoje, nº 323, vol. 54 pp. 6-8, 2014.

NÓVOA, A. Formação de Professores e Profissão Docentein Os professores e a sua formação, pp.13-33. Lisboa : Dom Quixote, 1992.

RAMACHANDRAN V.; OBERMAN L. Broken Mirror: a theory of autism. 2006.

RIZZOLATTI G.; DESTROM. Mirror neurons: from discovery to autism. ExpBrain Res, 200:223–237, 2010.

SCHLAUG, G.; NORTON, A.; OVERY, K.; WINNER, E. Effects of music training on the child’s brain. Annals new york academy of sciences, 2005.

SCHLAUG G.;WANC. Music Making as a Tool for Promoting Brain Plasticity across the Life Span. Neuroscientist. October ; 16(5): 566- 577, 2010.

VIGOTSKI L. A Formação Social da Mente. São Paulo. Martins Fontes, 2003.

YIN, ROBERT K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Trad. Daniel Grassi, 3a ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Downloads

Publicado

2015-12-16

Como Citar

SANTOS, Claudia Eboli. Desenvolvimento de habilidades musicais em crianças autistas. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 14, n. 2, p. 74–90, 2015. DOI: 10.5965/2358092514142015074. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/6329. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê