O ensino de música no ensino médio: reflexões a partir do Projeto PIBID Música UEMG

Autores

  • Helena Lopes da Silva

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092512122014010

Palavras-chave:

educação musical , escuta musical , ensino médio

Resumo

Este artigo discute a implementação da Lei nº 11.769/08, que instituiu a música como conteúdo obrigatório da educação básica, a partir da natureza e das possibilidades do ensino de música no espaço escolar. Através de um relato acerca do PIBID Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) desenvolvido em duas escolas públicas de Belo Horizonte, apresenta-se a ativi- dade de escuta musical como uma prática musical e como possibi- lidade metodológica para o ensino de música no Ensino Médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARROYO, Margarete. Juventudes, músicas e escolas: análise de pesquisas e indicações para a área da educação musical. Revista da ABEM, n. 21, p. 53- 66, 2009.

BASTIAN, H. G. Música na escola: a contribuição do ensino de música no aprendizado e no convívio social da criança. São Paulo: Paulinas, 2009.

BRASIL. Lei n. 11.769, de 18 de agosto de 2008. Brasília: Diário Oficial da União, ano CXLV, n. 159, de 19/08/2008, Seção 1, p. 1, 2008.

CAREGNATO, Caroline. Revisitando justificativas para a educação musical: uma discussão sobre o ensino de música focado no desenvolvimento extramusical. Revista Música Hodie, v.13, n. 2, p. 99-114, 2013.

GAINZA, Violeta H. Problemática actual y perspectivas de la educación musical para el siglo XXI. In: GAINZA, Violeta H. El rescate de la pedagogía musical: Conferencias, escritos, entrevistas (2000/2012). Buenos Aires: Grupo Editorial Lumen, p. 31-71, 2013.

GOVERNO DE MINAS. Reinventando o Ensino Médio em Onze Escolas Estaduais do Estado de Minas Gerais. Diretrizes da Superintendência de Desenvolvimento do Ensino Médio. Belo Horizonte, Minas Gerais, 2012. Disponível em <http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.aspx?id_ projeto=27&ID_OBJETO=141338&tipo=ob&ie=cursonormal> (Acesso: 10/09/2014).

GREEN, Lucy. Pesquisa em sociologia da educação musical. Revista da ABEM, n. 4, p. 25-35, 1997.

IAZZETTA, Fernando. O que é música (hoje). Fórum Catarinense de Musicoterapia, 1., 2001, Florianópolis. Anais... Fórum Catarinense de Musicoterapia. Florianópolis: Unisul, p. 5-14, 2001.

MIRANDA, Vanessa Regina E.; SILVA, Helena Lopes da. A interdisciplinaridade como uma possibilidade de implementação da Lei 11.769/08: Reflexões a partir dos projetos PIBID/Música/UEMG. In: FRANÇA, Cristiane et al. (Orgs.) PIBID: Construindo saberes e práticas docentes. Barbacena, MG: EdUEMG, p. 84-99, 2014.

MIRANDA, Vanessa Regina E.; SILVA, Helena Lopes da. Saberes, conhecimentos, práticas e metodologias do ensino de música para jovens em espaços formais e não formais: Uma análise da produção acadêmica brasileira de Educação Musical. Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, 15., 2013, Belo Horizonte. Anais... Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. Barbacena, MG: EdUEMG, p. 159, 2013.

SILVA, Helena Lopes da. Mediando as escutas musicais dos jovens: Uma proposta para a Educação Musical na escola regular. Revista Reflexão e Ação, v. 22, n.1, p. 122-147, 2014.

Downloads

Publicado

2014-12-07

Como Citar

DA SILVA, Helena Lopes. O ensino de música no ensino médio: reflexões a partir do Projeto PIBID Música UEMG. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 12, n. 1, p. 10–21, 2014. DOI: 10.5965/2358092512122014010. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/5787. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos