A teoria e a prática na construção do conhecimento

Autores

  • Rafael Augusto Zanette

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092511112013041

Palavras-chave:

história em quadrinhos , ensino das artes visuais , narrativa

Resumo

Este trabalho tem o intuito de levantar questões a respeito da aplicabilidade das teorias pedagógicas na prática cotidiana da sala de aula. Por se tratar de uma análise a partir de uma experiência proposta em aulas de Artes – especificamente aulas de Teatro – para crianças de 07 a 09 anos, sua pertinência baseia-se na questão de tornar o universo artístico encantador aos alunos, sem que suas proposições se distanciem das experiências de vida das crianças. Como tornar o ensino de Artes interessante, quando o estagiário/professor se vê concorrendo com um bombardeamento midiático tão poderoso e atraente como a internet, os videogames e as redes sociais? Não cabe aqui questionar tais “requisitos” da vida sociocultural da humanidade mas sim, analisar a postura e a pertinência da figura do educador em relação às ferramentas contemporâneas utilizadas para alcançar o (dito) conhecimento. Ao final do trabalho, propomos uma ação metodológica para aulas de teatro que abarca o universo da contação de histórias infantis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOAL, Augusto. Jogos para Atores e Não-Atores. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

BORSA, Juliane Callegaro. O Papel da Escola na Socialização Infantil. Rio Grande do Sul: PUCRS, 2007.

PIAGET, Jean. O Juízo Moral na Criança. São Paulo: Summus, 1994.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2008.

TIBA, Içami. Disciplina, Limite na Medida Certa. 2a ed. São Paulo: Editora Gente, 1996.

Downloads

Publicado

2014-11-17

Como Citar

ZANETTE, Rafael Augusto. A teoria e a prática na construção do conhecimento. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 11, n. 1, p. 41–54, 2014. DOI: 10.5965/2358092511112013041. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/5732. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos